Lançamento do Livro “Os Ingleses”

Dica para os paulistas anglófilos: na próxima quarta, em São Paulo, ocorre o coquetel de lançamento do livro “Os Ingleses”, dos historiadores Peter Burke e Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke. Os autores, que moram em Cambridge, virão ao Brasil especialmente para o evento.

O lançamento

Onde: Livraria da Vila, na Alameda Lorena, 1731, em São Paulo.

Quando: a partir das 18h30, no dia 30 (quarta-feira)

O livro

A editora Contexto enviou ao Mapa de Londres um exemplar da obra. A leitura vale muito a pena para quem quer entender um pouco melhor o espírito inglês, a cultura desse povo e o Reino Unido.

Vejam a descrição:

Capa Os InglesesLords e hooligans; gentlemen e gente do povo; chá da tarde formal e pubs nem tanto; família real e tabloides escandalosos; táxis e ônibus de dois andares trafegando pela esquerda… Esses ícones nos parecem muito familiares, assim como o futebol, que nos foi apresentado pelos ingleses. Mas será que conhecemos tão bem os habitantes da “terra da rainha”?

A dupla de historiadores Peter Burke e Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke (ele inglês, ela brasileira) nos apresenta novas faces desse povo fascinante. Para além da fama do Big Ben, os ingleses legaram para a humanidade a Magna Carta – documento de 1215 que estabeleceu as bases da democracia moderna – e transformaram o mundo com sua Revolução Industrial – embora Londres tenha 8 milhões de árvores, o que faz dela a maior “floresta urbana” do planeta; isto em um país em que a jardinagem é uma obsessão nacional.

Enfim, um país único, com fortes tradições, mas também aberto ao novo – inclusive à imigração. Os ingleses, com suas virtudes e defeitos, sua história e suas manias estão aqui de corpo inteiro. Uma leitura imperdível.

No site da editora Contexto, mais informações sobre Os Ingleses

Os autores

Peter Burke estudou em Oxford e foi professor da nova Universidade de Sussex (1962-1978) antes de se transferir para a Universidade de Cambridge, onde foi professor de História Cultural. É Fellow da British Academy, da Academia Europeia, e públicou 26 livros, a maioria sobre a história da Europa dos séculos XVI e XVII, que foram traduzidos em 31 línguas. Entre suas obras, incluem-se Cultura popular na Europa moderna (1989), The European Renaissance, Centers and Peripheries (1998), História e teoria social (2000), Uma história social do conhecimento (2 vols., 2003-2012) e, em coautoria com Maria Lúcia, Gilberto Freyre: Social Theory in the Tropics (2008).

 

Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke foi professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e há vários anos é Research Associate do Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge. É autora, entre outras obras, de “Gilberto Freyre: um vitoriano dos trópicos”, livro laureado em 2006 com os prêmios Senador José Ermírio de Moraes, da Academia Brasileira de Letras, e Jabuti. Seu livro mais recente é “O triunfo do fracasso: Rüdiger Bilden, o amigo esquecido de Gilberto Freyre” (2012).

 

Leia também:

Curiosidades sobre Londres

Sair da versão mobile