Inverno em Londres: dicas para sua viagem

O inverno em Londres tem seu charme. As principais ruas da cidade se iluminam para o Natal, e o céu de Westminster brilha no Ano Novo. Com temperaturas mínimas, cafeterias oferecem refúgio ao longo do roteiro, luvas e toucas aquecem quem se aventura em passeios a pé, museus se tornam abrigo, Parques Reais ganham novos contornos e os teatros são palco para a elegância.

Prepare-se para o inverno em Londres

Mas uma das atrações normalmente associadas ao inverno em Londres, a neve, faz parte apenas do imaginário. O comportamento da neve é bastante errático na capital britânica. Na área central, é raro nevar e, quando acontece, dificilmente dura muito tempo, o que torna difícil a sincronia entre a estada do visitante e os flocos branquinhos tão sonhados. E quando a neve aparece, costuma apresentar consistência frustrante para a expectativa turística.

O inverno em Londres acontece entre Dezembro até o começo de Março. As temperaturas variam entre 10 e 0 graus. Em 2010, em Northolt, Londres computou a sua menor temperatura, -14 ºC.

O que vestir no inverno londrino?

Dependendo de onde você mora no Brasil, as temperaturas do inverno em Londres poderão ser bem contrastantes. É provável, nesse caso, que você não tenha casacões pesados, toucas e luvas apropriadas para o clima britânico. Uma boa ideia, então, é levar o básico e deixar para comprar em Londres roupas realmente quentes, que você poderá usar depois em outras viagens.

Atrações de inverno em Londres

Pista de gelo no Museu de História Natural

Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres
As pistas do Museu de História Natural garantem diversão. Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

Com aproximadamente mil metros, a Pista do Museu de História Natural é uma ótima opção para quem deseja se divertir com as crianças ou até mesmo aprender a andar de patins. No espaço você também encontra um bar com café com uma belíssima vista para a pista de gelo.

Passeios noturnos

Andar pelas ruas adornadas pelas luzes de Natal é uma ótima ideia. Dê preferência para as ruas Oxford StreetRegent Street e para o Covent Garden.

Fachada da Selfridges no Natal de 2013. Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

E não esqueça de dar uma passadinha na árvore de Natal de Trafalgar Square:

Árvore é um presente da Noruega. Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

Winter Wonderland

Diversas atrações marcam o Winter Wonderland. Foto: Kamilla Fernandes

Dominado pela decoração natalina, o Hyde Park é a casa do Winter Wonderland. O evento acontece do fim de novembro ao início de janeiro. Com entrada grátis, algumas atrações podem ser cobradas. Lá você encontra uma iluminada roda gigante e uma pista de patinação. Para chegar no parque você pode pegar o trem até as estações Green Park, Marble Arch, Hyde Park Corner e Victoria.

Museus

Museu Britânico é a atração mais visitada de Londres. Foto: Mapa de Londres

Londres é a capital dos museus. E eles são sempre boas opções – especialmente no inverno. Não deixe de conhecer o Museu Britânico e o National Gallery, gratuitos e sensacionais. A lista completa é gigante.

Pubs

Os pubs de Londres são sensacionais em qualquer época, mas ganham ainda maior apelo no frio. Você vai entender quando entrar em um após congelar por horas na rua. E nem adianta inventar: no inverno, aposte em uma stout e abrace uma pint de felicidade.

Boxing day

boxing day acontece no dia 26 de dezembro e é uma ótima ideia para quem procura fazer compras na cidade de Londres. Se você é uma daquelas pessoas que não gostam de filas, esqueça.

Ano Novo  

O ano novo em Londres é visto por mais de 500 mil pessoas. Foto: Mapa de Londres

Realizada anualmente, a queima de fogos é realizada às margens do Rio Tâmisa, com o Palácio de Westminster e a London Eye. Com cerca de 500 mil visitantes, o evento traz um show pirotécnico e a apresentação de DJs.

Troca da Guarda atrai multidões. Foto: Mapa de Londres

Troca da Guarda no inverno

O viajante que visita Londres no inverno precisa lembrar que a Troca da Guarda em frente ao Palácio de Buckingham não acontece todo dia no inverno. Fora da baixa estação, a cerimônia ocorre em dias intercalados (dia sim, dia não). O horário não muda: 11h30 (melhor chegar antes).

Confira o calendário atualizado

Restrições no fim do ano

Muitas atrações e pontos turísticos, especialmente os museus, fecham ou funcionam em horário reduzido nos dias 24, 25, 26 de dezembro e 1 de janeiro. Para garantir que o passeio desejado estará aberto, verifique no site oficial da atração ou compre ingresso com antecedência.

Transporte público tem horários especiais no inverno. Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

Transporte

No dia 24, véspera de Natal, ônibus e metrô operam em horário reduzido. Importante: No dia 25, não há transporte público em Londres. No dia 31 de dezembro, o sistema também opera em escala reduzida, com uma janela gratuita na madrugada. Informe-se antes de viajar no site da Transport for London.

Leia também

Atrações de Londres em dezembro

Guia de atrações em Londres

Sair da versão mobile