O que é Greenwich: meridiano, observatório e distrito de Londres

Se você é apaixonado por desvendar os fatos históricos que moldaram o mundo que conhecemos hoje, não pode deixar de visitar o Distrito Real de Greenwich, em Londres, na Inglaterra. Ponto de parada obrigatório dos viajantes, é ali que está a linha meridional imaginária que divide o globo terrestre entre ocidente e oriente.

Ao sul do rio Tâmisa, na região leste de Londres, o distrito de Greenwich é histórico por abrigar o Observatório Real de Greenwich. Inaugurado em 1676, ele é mundialmente conhecido, já que foi palco de importantes pesquisas sobre distâncias longitudinais para o cálculo de fusos horários.

Está intrigado? Então prepare-se: você está prestes a descobrir tudo sobre Greenwich.

Greenwich: o que é meridiano?

Para entender o que é Greenwich e sua representação no mundo, primeiro é necessário retomar rapidamente aquelas suas aulas de geografia do Ensino Médio.

Greenwich é uma linha do meridiano e um distrito de Londres. Foto: Mapa de Londres
Greenwich dá nome a uma linha do meridiano, a um distrito e a um observatório. Foto: Mapa de Londres

Vale relembrar que meridianos são linhas imaginárias de longitude que cortam a terra verticalmente. Elas são representadas por semicírculos máximos, que contêm os dois polos de um planeta e dividem o globo como se ele fosse uma laranja cheia de gomos.

Também chamada de “meridiano inicial”, a linha de Greenwich é usada como referência para dividir a terra entre os hemisférios ocidental e oriental, já que marca a posição de longitude 0º. A partir dela, cada fuso horário é correspondido por uma faixa de 15 graus de longitude, partindo do parâmetro da hora de Greenwich – ou Greenwich Mean Time (GMT).

O meridiano de Greenwich possui, ainda, um anti-meridiano: trata-se de uma linha imaginária oposta em 180 graus. Ela é conhecida como “Linha Internacional de Mudança de Data” e passa pelo Oceano Pacífico. Ao cruzá-la do oeste ao leste, devemos atrasar um dia no calendário. Na direção oposta, é preciso adiantar um dia.  

Parece meio confuso? Não é à toa. Essas métricas são resultado de anos de estudos astronômicos.

A escala de longitude, a partir das observações dos cientistas sobre o tempo “solar”, com base na rotação da terra, foi estabelecida por George Biddell Airy, em 1851. Mas foi só em 1884, na cidade de Washington (EUA), que a padronização de horários e datas foi aceita e passou a ser implementada mundialmente.

Como visitar o Distrito Real de Greenwich

O Distrito Real de Greenwich fica na região Sudeste de Londres. Não é longe, mas não é exatamente ao lado do hotel. Há várias formas de chegar saindo da região central da cidade: você pode pegar o trem, ir de carro, ônibus, metrô ou até barco.

O jeito mais divertido, claro, é o barco. É um passeio que leva de 25 a 35 minutos, dependendo do ponto de partida.

Esse transporte permite que você navegue no Rio Tâmisa, que atraiu os romanos há 2 mil anos e a partir do qual Londres se desenvolveu e cresceu. Como rio é essencial para a história da Inglaterra e de Greenwich, não tenha dúvida: se o sol der as caras ou se, pelo menos, a chuva der uma trégua, viaje pela água.

O Mapa de Londres já experimentou ir para Greenwich de barco. Consulte esse link para tirar suas dúvidas.

Sempre que puder, vá pela água. Foto: Mapa de Londres

Conheça o Observatório Real de Greenwich

Observatório Real de Greenwich. Foto: Mapa de Londres

Se hoje Greenwich é uma localidade histórica tão importante, muito se deve ao fato de lá estar o Observatório Real de Greenwich. Ele foi fundado por ordem do Rei Carlos II, justamente para auxiliar no desenvolvimento de conhecimentos astronômicos indispensáveis para a navegação.

O local foi palco dos primeiros testes com cronômetros para cálculos de longitude. Pelo observatório passaram grandes astrônomos, como John Flamsteed (1646-1719) e Edmond Halley (1656-1752), pesquisador do famoso cometa batizado em seu nome. Ambos foram os primeiros detentores do título de “Astrônomo Real Britânico”.

Ficou interessado em visitar o local? Pois saiba que é possível conhecê-lo e verificar onde os astrônomos trabalhavam. Tome nota do endereço: Blackheath Ave, London SE10 8XJ. 

Saiba também: Fuso horário de Londres

O Observatório fica aberto de segunda a domingo, das 10h às 17h. O edifício é cercado por um charmoso muro de tijolos e uma grade. Logo de cara, já é possível observar o Shepherd Gate Clock, relógio criado por Charles Shepherd em 1852. Ele fornece a hora oficial de Greenwich.

No local você ainda vai vislumbrar a marcação do meridiano, que fica na área interna do pátio onde está o edifício. A linha oficial foi marcada no chão com uma placa de bronze, mas atualmente já foi substituída por uma de aço inoxidável.

Sempre tem fila para tirar foto na linha do meridiano de Greenwich. Foto: Mapa de Londres

O ingresso também inclui uma visita ao edifício Flamsteed House, museu que reúne uma exposição de históricos instrumentos astronômicos. Outra atração interessante está no topo dessa estrutura: a Time Ball, uma bola vermelha que marca o GMT.

Antigamente, ela servia de referência aos navios para informar exatamente o horário das 13h. Até hoje, ainda é possível observar o artefato em pleno funcionamento. Diariamente, às 12:55, a bola sobe até a metade do mastro onde está alocada. Precisamente, às 12:58, ela segue até o topo. Às 13h em ponto, cai.

Para entrar no Observatório, os ingressos custam £14.40 para adultos e £7.20 para crianças. Menores de cinco anos não pagam entrada. Mas saiba que esse local histórico não é o único atrativo do distrito de Greenwich. Há várias outras localidades que você pode curtir: uma delas é o próprio Royal Park, pelo qual você precisa passar até chegar ao meridiano.  

Mais atrações de Greenwich

Parque de Greenwich

Colado no Observatório Real de Greenwich, o Parque de Greenwich é um dos mais belos de Londres e tem uma história muito ligada à Realeza. Foi o Rei Charles II, em 1660, quem ordenou a criação de um jardim em estilo francês. Grande parte desse design permanece até hoje, e algumas das árvores centenárias resistem desde aquela época.

Parque de Greenwich é ideal para o seu piquenique no roteiro em Greenwich. Foto: Mapa de Londres

Museu Marítimo Nacional

Como Greenwich é uma localidade marítima, ela abriga também o Museu Marítimo Nacional. Ele oferece entrada gratuita e permite que você observe vários tesouros do império britânico e conheça mais sobre a história das batalhas navais travadas no país. Outra atração é o Cutty Sark, uma antiga e veloz embarcação transportadora de chá.

História marítima do império é contada no museu. Fotos: Mapa de Londres

Old Royal Naval College

Quando estiver por aqui, aproveite também para conhecer o Old Royal Naval College, que se situa no ponto em que ficava antigamente o Palácio de Greenwich, local favorito do Rei Henrique VIII, onde nasceram Elizabeth I e Mary I, a famosa “Bloody Mary”. Após a Guerra Civil Inglesa, o palácio foi danificado e demolido em 1694. Só foi reconstruído em 1696, para tornar-se o Hospital de Greenwich.

As cúpulas gêmeas de Christopher Wren. Foto: Mapa de Londres

Posteriormente, no ano de 1869, o prédio abrigou o Royal Naval College, uma espécie de centro de treinamento da Marinha Real. Mais adiante, em 1998, o local passou a sediar eventos da Universidade de Greenwich e da Trinity College of Music. Interessante, não é? A entrada é gratuita, e os destaques ficam para as cúpulas gêmeas arquitetadas por Christopher Wren e as pinturas incríveis do teto da Painted Hall.

Difícil não se deslumbrar na Painted Hall. Foto: Mapa de Londres

Mercado de Greenwich

Pertinho dali, um mercado de rua, o Greenwich Market, oferece antiguidades, comidas típicas e artesanato. É uma feirinha pequena e vibrante, especialmente aos sábados e domingos.

O mercado é uma boa pedida para fechar seu dia em Greenwich. Foto: Mapa de Londres

Seu passeio em Greenwich

Greenwich tem um ar diferente, uma brisa do Tâmisa que enleva o visitante que se aventura em suas ruas tranquilas, arborizadas e históricas. Tem opções suficientes para preencher um dia inteiro de caminhadas e deixar você completamente transformado após a visita. Por isso, não se surpreenda se você se sentir diferente ao voltar para o hotel, como se estivesse em outro fuso horário ou com saudade de uma viagem em alto mar que você nunca realizou…

Cutty Sark lembra ao visitante a história marítima do distrito. Foto: Mapa de Londres

E aí, ficou com vontade de conhecer Greenwich? Conseguiu entender um pouco mais sobre a história do meridiano, do observatório e do distrito londrino? Fique à vontade para deixar um comentário com a sua opinião sobre este post.

Sair da versão mobile