Quem foi o Rei George VI, pai de Elizabeth II

O Rei George VI (Jorge) foi um dos monarcas mais queridos e adorados do Reino Unido.

O pai da atual Rainha, Elizabeth II, ficou marcado na memória dos cidadãos como um homem corajoso e que, apesar de não gostar dos holofotes, cumpriu todos os seus deveres reais com maestria.

Mas a verdade é que o Rei George VI nem deveria ter sido o monarca. Ao nascer, ele era o quarto na linha de sucessão ao trono, atrás de seu avô, seu pai e seu irmão mais velho. Ele nasceu no mesmo dia da morte de seu bisavô, o Príncipe Albert, por isso foi nomeado em homenagem a ele, sendo chamado de Albert Frederick Arthur George.

Como ele acabou assumindo o trono?

Por nunca imaginar que um dia ele poderia se tornar rei, ele levou uma vida bem normal, longe das mídias e dos holofotes. Por ser gago, ele também evitava falar em público. Estudou na Universidade de Cambridge, no Trinity College e também serviu a força aérea e a marinha britânica.

Se casou com a Rainha-mãe Isabel Bowes-Lyon e tiveram duas filhas, a atual Rainha Elizabeth II e a Princesa Margaret.

Quando seu pai, George V, faleceu, em 1936, a coroa foi destinada ao seu irmão mais velho, Edward (Eduardo). Este, porém, abdicou do trono por conta de um romance com uma americana já divorciada, Wallis Simpson – um verdadeiro escândalo na Família Real.

Coube a George VI, então coroado como terceiro monarca da Casa de Windsor, um desafio duplo: restaurar a fé do povo na monarquia e guiar o país durante a Segunda Guerra Mundial.

Mas não foi tão fácil assim. Mesmo ele sendo o sucessor natural, como ele não tinha filhos homens, houve um rumor de que o próximo monarca deveria ser o filho mais novo de George V, o Príncipe George, Duque de Kent. Ele era o único de todos os irmãos que tinha um filho homem e que poderia garantir uma linha de sucessão masculina.

Mesmo com toda essa relutância, George VI acabou tornando-se rei no dia 11 de dezembro de 1936, adotando o nome de George VI sinalizando que daria continuidade ao reinado de seu pai.

Rei George VI
Rei George VI, em pintura de pintura de Sir Gerald Kelly. Foto: Domínio Público

Quem foi o Rei George VI

O Rei George VI assumiu a Coroa na iminência da Segunda Guerra, quando seu irmão abandonou o trono para se casar com uma americana divorciada. O rei teve que driblar uma gagueira e sua inabilidade social para liderar a Inglaterra em um de seus momentos mais difíceis.

Agora, vamos à história do Rei. Nascido em York Cottage, no palácio Sandringham House (1895), George VI veio ao mundo durante o reinado de sua bisavó, a Rainha Vitória.

Juventude e formação

Batizado inicialmente como Albert Frederick Arthur George (Alberto Frederico Artur Jorge), ele foi uma criança com vários problemas de saúde: era descrito como “facilmente ‘assustável’ e propenso às lágrimas”, além de ter gagueira e problemas estomacais crônicos. Quando seu avô foi coroado Rei Edward VII, em 1901, ele passou a ser o terceiro na linha sucessória.

O Rei George VI teve uma formação militar: em 1909, ingressou como cadete na Royal Naval College de Osborne. Em 1911, apesar de suas notas abaixo da média de sua turma, foi promovido para o Britannia Royal Naval College, em Dartmouth. Durante a Primeira Guerra Mundial, serviu à marinha e à força aérea britânica.

Avançando um pouco no tempo, em outubro de 1919, George foi para o Trinity College, em Cambridge, onde estudou História, Economia e Educação Cívica durante um ano. A partir daí, começou a assumir mais tarefas reais, participando de compromissos públicos em nome de seu pai, o Rei George V.

Mas não pense que representar a Família Real Britânica em eventos públicos era uma tarefa alegre para ele. Extremamente tímido e constrangido por sua gagueira, Albert – como ainda era chamado – sempre esteve à sombra do irmão Edward, que era o próximo na linha de sucessão ao trono. Naquela época ninguém podia imaginar que este, em 1936, abdicaria da Coroa por amar uma mulher que já fora casa antes.

Coroação e II Guerra Mundial

Foi com relutância que George VI se viu na obrigação de assumir o trono, em 1937 – na época já casado com Lady Isabel Bowes-Lyon -, com quem teve duas filhas: Margaret e Elizabeth. Mas seu reinado não seria nada tranquilo: afinal, em 1939, a Grã-Bretanha declarou guerra à Alemanha nazista.

É interessante destacar que, durante todo o confronto, o Rei George VI e sua esposa permaneceram em Londres, no Palácio de Buckingham, apesar dos bombardeios. No decorrer da guerra, o casal viajou por toda a Grã-Bretanha, visitando locais destruídos pelas bombas e fábricas de munição.

George VI desenvolveu uma relação muito próxima com Winston Churchill, o lendário primeiro-ministro da época, que ajudou os Aliados a derrotarem o exército de Hitler. Para o Rei, porém, os anos de conflito tiveram um reflexo péssimo na saúde. O estresse aliado ao tabagismo fizeram com que desenvolvesse câncer de pulmão e outras doenças.

Seria seu irmão um nazista?

Enquanto Edward VIII, o irmão de George VI, ainda era vivo circularam documentos que mostravam que ele se encontrou com Hitler e que ele apresentava simpatia pelo movimento nazista.

Se ele tivesse assumido o trono e esses documentos viessem à tona, com certeza um grande conflito seria instaurado entre o monarca e o primeiro-ministro do Reino Unido daquela época, Churchill.

Morte de George VI

Mesmo tendo uma saúde debilitada devido a um câncer de pulmão, a morte do Rei George VI chocou a todos. Na manhã do dia 6 de fevereiro de 1952, o Rei George VI foi encontrado morto em sua cama em Norfolk, o mesmo lugar onde nasceu. Ele faleceu precocemente, aos 56 anos de idade, vítima de uma trombose coronariana durante o sono.

A partir daí, quem assumiu a Coroa foi Elizabeth II. Na época a, ainda princesa Elizabeth, estava em viagem oficial à África, quando seu pai faleceu no palácio de Sandringham.

Hoje, aos quase 95 anos, a mesma rainha permanece no trono. A trajetória da monarca é contada na série The Crown, disponível no Netflix.

George VI e o Discurso do Rei

A história de George VI virou filme. Se você quer absorver melhor os detalhes de seu reinado durante a II Guerra, o filme o Discurso do Rei (vencedor do Oscar de Melhor Filme, em 2010) é absolutamente imperdível.

O longa retrata os desafios políticos enfrentados pelo monarca ao conduzir o país durante o confronto mundial, além da dificuldade pessoal em lidar com a gagueira. Na trama, Colin Firth interpreta o rei, Helena Bonham Carter assume o papel de Rainha Mãe, Geoffrey Rush é o fonoaudiólogo que acompanha George e Timothy Spall vive Churchill.

A Rainha Elizabeth II, interpretada por Freya Wilson, ao assistir o filme disse ter ficado emocionada com a interpretação de Colin Firth.

O filme está disponível na Netflix!

E aí, gostou de desvendar um pouco mais sobre a história do Rei George VI? Faltou algum detalhe no nosso “resumão”? Comente aqui embaixo!

Sair da versão mobile