Descubra o que levar na mala de viagem para Londres

Tem viagem marcada para a Inglaterra e está em dúvida do que levar na mala de viagem para Londres? Calma: o fator climático não é tão assustador quanto você imagina.

Mesmo no inverno, o frio pode ser debelado com um bom casaco, e aquela chuva toda que faz a fama da cidade é mais amena do que você vê nos filmes. Na verdade, chove mais em Roma (e em São Paulo!) do que em Londres.

Além disso, se você já viajou no inverno para fora do Brasil e dos trópicos, provavelmente já tem todas as roupas necessárias para um enfrentamento adequado do clima. E se morar no Sul do Brasil, nem se fala: você já lida com o frio e não conta nem com a calefação.

O que levar na mala de viagem para Londres

Avião Londres
O clima em Londres é melhor do que você imagina. Foto: iStock, Getty Images

As roupas da mala para Londres dependem da estação climática. Se você decidir conhecer a cidade na primavera ou no verão, prepare-se para usar camiseta e passar calor, embora tenha que carregar também um casaco e se preparar para temperaturas baixas.

Em agosto e setembro, dois dos meses mais movimentados, você pode pegar até aqueles famosos 30 graus. Já imaginou passar calor em Londres?

Em abril e maio, dois dos meses que recomendamos para a viagem, as temperaturas ficam tranquilas, normalmente, e recebem bem os visitantes. Leve um casaco, mas não precisa de luva, touca e manta – a menos que você use essas peças em Gramado, por exemplo.

Já no inverno e no outono, a partir de outubro, o cenário fica um pouco mais tenso, e quem não está acostumado a temperaturas inferiores a 10 graus deve começar a se preocupar. Se você não lida bem com o frio, evite Londres de dezembro a fevereiro, três dos meses mais frios. Não pela neve, que não acontece com tanta frequência, mas pelas temperaturas, que podem ficar abaixo de zero.

O que levar na mala de viagem para Londres no inverno

Este é o tópico que a maioria dos leitores pedem: o que levar para Londres no inverno? Com que roupas devo me munir para não passar frio? Bom, depende do que você faz no Brasil quando está 0 grau, por exemplo. O que você veste quando enfrenta essa temperatura? É mais ou menos o mesmo que você terá que fazer na capital britânica, com a diferença de que as lojas e lugares públicos contam com aquecimento, e você vai passar frio apenas na rua.

Um casacão encorpado é necessário, e luvas, touca e manta são recomendadas. Um blusão de lã e uma camisa térmica também fazem bastante sentido nessa hora. Pijamas e ceroulas reforçadas, também.

Muitos questionam a respeito da neve, mas, como dito ali em cima, esse fator climático não deve entrar no seu radar, a menos que você verifique no noticiário que os flocos brancos estejam caindo pela capital britânica. Normalmente, a neve cai em regiões mais periféricas da Inglaterra e do Reino Unido, e o centro de Londres, especialmente, é menos atingido.

Da chuva, não há como fugir. Mas a boa notícia é que ela cai de forma comedida, normalmente, em uma comparação com a chuva que se vê normalmente no Brasil. No Reino Unido, chove em muitos dias, em muitos momentos diferentes, mas em uma intensidade menor e por menos tempo. Em muitos casos, você não vai nem querer perder tempo com guardachuva.

Foto: Kamilla Fernandes
Vale a pena comprar malas de viagem em Londres. Foto: Mapa de Londres

E pra não sanar todas as suas dúvidas sobre o que levar na mala para Londres, confira estes posts a seguir:

Tempo em Londres: nem chove tanto

Neve em Londres: não se anime

Clima em Londres: melhor do que você imagina

Inverno em Londres: dicas para sua viagem

Artigo anteriorAtaques terroristas a Londres: entenda por que a capital britânica é um alvo
Próximo artigoExposição: Amazônia Imaginada, de Kim Poor