Descobrindo Londres à noite

Descobrindo Londres à noite

Normalmente, recomenda-se ao viajante voltar para o hotel cedo para dormir cedo para acordar cedo. Em Londres, porém, nem sempre esse comportamento é vantajoso, pois há pedaços dessa cidade que só se revelam depois do pôr do sol. Pode ser às 18h, 19h, 20h, 21h. Depende da época. É um momento que proporciona uma experiência diferente ao visitante, com sombras, nuances e cores peculiares. Se você deixar de ir para hotel logo depois da janta, perceberá que existem duas Londres: a que você vê iluminada pelo sol, durante o dia, e a que você vê sob a luz de luminárias artificiais, à noite.

Roteiros na noite de Londres

Para onde ir então?

Para quem ainda dá os primeiros passos na cidade, o melhor é se dirigir para áreas que ofereçam dois elementos: arquitetura interessante e pessoas peculiares. Com essa premissa, apresentamos cinco roteiros para você perambular e tirar fotos à noite em Londres:

Fotos: Mapa de Londres

Oxford Street + Carnaby Street + Trafalgar Square

Seres muito interessantes se encontram em Oxford Street e Regent Street a essa hora da noite. Alguns deles, claro, estão bêbados, então tome cuidado ao mirar a câmera em sua direção.

E Carnaby, ali ao lado, é inevitável: músico tocando, garotas em mini mini mini saias falando bobagens em um inglês impecável e prédios que ficam ainda mais belos com os contornos noturnos.

De repente, parece que já é dia. Você acaba de chegar a Piccadilly Circus, da estátua de eros e das Piccadilly Lights, alguns dos anúncios mais caros do mundo. Minutos distante, Trafalgar Square oferece excelentes fotos para os turistas armados com câmeras decentes.

Destaques: Vitrines de Regent Street, músicos tocando ao vivo em Carnaby e a vista dos leões de Trafalgar para o Big Ben.

Estação de saída: Oxford Circus

Estação de chegada: Charing Cross

Duração sem intervalos: 20 minutos

Roteiro no mapa



Exibir mapa ampliado

Leicester Square

Strand + Covent Garden + Leicester Square + Piccadilly Circus

À noite, Covent Garden e a Strand ainda abrigam muitos ingleses de verdade, saindo para jantar em lugares caros e nem sempre acessíveis aos turistas; em Leicester Square e Piccadilly, por outro lado, há uma ebulição de culturas, de segunda a segunda, 24 horas por dia, que são atraídas pelas mesmas luzes, sons e sabores que você procura na noite de Londres. E a Trafalgar Square fica bem abandonada a essa hora, mas torna-se cenário para belas imagens. Cuidado ao subir em um leão se já tiver ingerido muitas pints de cerveja!

Destaques: Luzes de Covent Garden e a profusão de cores de Piccadilly

Estação de saída: Temple

Estação de chegada: Piccadilly Circus

Duração: Caminhada passando por todos os pontos leva meia hora, sem paradas. Com as paradas, é um roteiro para a noite toda.

De preferência, pare no caminho para 1) Beber uma cerveja, 2) Entrar em um café e 3) Tirar fotos!

Roteiro completo


Exibir mapa ampliado

City of London + Tower Hill

Uau, dá arrepio só de lembrar. A City of London, onde tudo começou, fica simplesmente deserta à noite. Ali é o centro financeiro da cidade, e você conhece o horário bancário. Experimente dar uma olhada na St Paul’s Cathedral, iluminada e solitária, e diga se não vale a pena esse roteiro noturno. Depois, vá tirando fotos e caminhando até a Tower Bridge e a London Bridge. Antes, talvez seja uma boa ideia antecipar a compra da câmera nova.

Destaques: Tower Bridge e St Paul’s Cathedral. Você vai entender quando chegar lá.

Estação de saída: St Paul’s
Estação de chegada: Tower Hill

Caminhada sem intervalos: 25 minutos

Veja o roteiro completo no mapa


Exibir mapa ampliado

Westminster à noite

Não há um roteiro bem definido. Saia na estação de Westminster com a câmera a postos, uma bateria carregada e muita memória – você vai precisar.

Isso porque o centro da política e da Realeza ganha contornos majestosos à noite. De um lado, Big Ben e o Palácio de Westminster. De outro, London Eye, o Tâmisa, a Abadia de Westminter. O engraçado é que, até tarde da noite, você terá que disputar o espaço com outros fotógrafos. Muitos profissionais se deslocam até o local depois das 21h, quando a noite de fato encobre a cidade e realça as luzes artificiais que delineiam um dos mais belos cenários do planeta.

Aponte a câmera para: Big Ben, London Eye, Abadia de Westminster e todo o resto.

Onde se posicionar: Primeiro, explore a Westminster Bridge e, depois, o north bank (do lado do Big Ben, digamos) e o south bank (atravessando a ponte e chegando ao lado da London Eye).

Estação de saída e chegada: Westminster

Tempo de caminhada: 10 minutos da Abadia à London Eye – mas você vai ficar bem mais tempo por aqui.

Veja no mapa


Exibir mapa ampliado

East London

A noite no Leste de Londres é propícia para fotos de festas, pubs e jovens se preparando para a balada ou o que quer que aconteça em horários que não são tube-friendly. Para captar algumas imagens interessantes, dê uma passada nas ruas de Brick Lane, nos pubs de Shoreditch e na frente das baladas de Hoxton.

Veja dicas de pubs no Leste de Londres

Você pode começar seu roteiro comendo em um restaurante de Brick Lane, como o famoso Aladin, ou um bagel, na também disputada Beigel Bake. Siga pela rua como no mapa abaixo, observe os grafites nos muros, aproxime-se da movimentada Old Street, entre em um pub da Hoxton Square e tire muitas fotos.

Estação de saída: Shoreditch

Estação de chegada: Old Street

Tempo sem intervalos: 25 minutos

Veja o roteiro no mapa


Exibir mapa ampliado

Dica o transporte à noite

Ah, só não esqueça que o metrô para de funcionar depois da meia-noite. Para garantir um retorno sem contratempos, saia do hotel com o número do ônibus noturno anotado.

Veja mais roteiros em Londres

Deixe seu comentário

13 comentários

  1. Onde e um bom lugar para ir a noite ver pessoas tocando bons trinetos na rua? Estive em Londres a mais de dez anos atrás e tinha lugares assim antes…. Sera que tem ainda?

  2. Não tem nada igual como Westminster à noite. Wonderful! Aproveito para fazer uma pergunta: onde posso assistir um bom show de uma banda de rock londrina? E não muito caro, se possível.
    Muito obrigada.

  3. Gente me ajudem, eu estou me preparando para uma viagem para a Europa, sem guia e não sei falar inglês. Dá pra se virar com um inglês básico?

  4. Muito legal o roteiro. Eu passei dias voltando ao hotel logo depois do jantar e, um dia, quando resolvi esticar pela oxford street levei um susto. Muita gente circulando, fotografando, comprando. Vale a pena dar uma boa passeada a noite. Tomar cuidado com o horário do metrô também é muito importante, tive que pegar um taxi de Chelsea até Kings Cross e o danadinho custou umas 45 libras!!!

    • Verdade, Eduardo! Tem que cuidar. Mas quem quiser se aventurar, dá para pegar o ônibus noturno. Legal sempre perguntar qual é o ônibus noturno que passa por ali antes de sair do hotel. Assim você sabe que, se precisar, pode voltar a qualquer hora e sem pagar a fortuna do táxi. Abraço

    • Oi Eduardo, aconteceu a mesma coisa comigo, que também sou Eduardo. Ficava no Hotel em Kings Cross logo depois do jantar e, um dia, acabei ficando mais um tempo em Oxford Street e levei um susto com a festa que fica aquele lugar. Por coincidência também peguei um táxi de Chelsea até Kings Cross e saiu por 45 libras!!! só que não foi a noite. Foi durante o dia e eu estava muito cheio de compras pra conseguir me segurar no metrô.

  5. É uma das cidades mais seguras do mundo, Enaldo, inclusive à noite. Já passei inúmeras madrugadas em diversos cantos da cidade e nunca tive problemas. Morei uma época bem no East, voltava sempre tarde para casa e nunca me senti inseguro. Como a maioria dos turistas não vai passar da zona 2, duvido que haja problemas.

    Abs
    Gustavo
    Mapa de Londres