Atrações de Brick Lane em Londres

Talvez um guia turístico apressado lhe apresente Brick Lane apenas como a capital do curry em Londres. Ele não está errado, mas não está contando a história toda.

Brick Lane, em Tower Hamlets, normalmente é associada ao curry servido por diversos restaurantes indianos, paquistaneses e bengaleses distribuídos pelas redondezas. A ligação com essas culturas acarretou a instalação de placas de trânsito em dois idiomas, o inglês e o bengali.

Mas a comida indiana não se configura como o único atrativo da região. Lá estão também grafites de Banksy, exposições de arte, casas noturnas, mercados de antiguidades e roupas e alguns dos primeiros bagel shops judaicos de Londres (ideais para a aquisição de um companheiro saboroso em sua jornada).

Metrô: Shoreditch High Street (London Overground), Aldgate East (District, Circle e Hammersmith & City Line)

Veja no mapa:

Entenda o que é a Brick Lane

Brick Lane em Londres
Brick Lane tem grande movimentação no domingo. Foto: Mapa de Londres

A região de Brick Lane

O leste de Londres mudou muito desde as mortes atribuídas ao assassino apelidado de Jack, O Estripador,em  1888, em Whitechapel. Na época, a área era considerada a maior favela da capital, o lugar mais perigoso de Londres e certamente o local menos favorável para a prostituição.

Investimentos no leste

Nas últimas décadas, no entanto, o governo britânico investiu pesado para incrementar a infraestrutura da região, diminuir o número de crimes e dotar a população de melhores condições de vida. Com a escolha de Stratford para ser o centro das Olimpíadas de 2012, East London ganhou ainda mais recursos.

Imigrantes 

A região foi adotada no último século pelos imigrantes de Bangladesh, Índia e Paquistão, que procuravam trabalho em Londres. Com o tempo, os trabalhadores prosperaram e, para alimentá-los, nada mais adequado do que criar restaurantes de comida típida, a fim de reconstituir os sabores da terra natal.

Grafite, arte e noite

Desde o fim da década de 1980, os contornos da região se transformaram. Os mercados de antiguidades e roupas atraíram estudantes de artes, que passaram a frequentar o local e escolhê-lo para sediar exposições. O local também chamou a atenção de grafiteiros, como Banksy, Dface e Ben Eine, que exibem seu trabalho ao ar livre. Essa confluência de artistas, imigrantes e estudantes produziu uma cena noturna bastante diversificada. Atualmente, algumas das danceterias mais proeminentes de Londres estão nas imediações de Brick Lane.

Atrações de Brick Lane

Street Art Tour - Mapa de Londres. Tour de arte de rua

Um tour focado em arte de rua é uma ótima pedida para quem quer conhecer uma Londres mais alternativa. Experimente: sair dos programas comuns e dar um giro por East London pode ser inspirador. Saiba mais

 

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

O curry

É um termo genérico que identifica carnes ou vegetais com tempero e molho forte da Índia, do Paquistão e de Bangladesh. Elas são encontradas nas Curry Houses, e o lugar com a maior concentração desses restaurantes é Brick Lane.

Brick Lane Market

A antiga cervejaria Old Truman Brewery, no número 91 de Brick Lane, dá guarida a feiras de designers e artistas que vendem principamente roupas, acessórios e joias. Ao redor, diversas lojas com peças vintage e antiguidades.

Quando: Principalmente domingo, das 9h às 17h, embora muitas lojas abram durante a semana e no sábado.

Fotos de Brick Lane

 

Aqui pertinho

A noite de East London

E aí, curtiu as dicas para visitar Brick Lane? Comente.

Artigo anteriorFuga de Londres: Little Venice
Próximo artigoO metrô de Londres é mal-assombrado?