Atrações de Brick Lane em Londres

Talvez um guia turístico apressado lhe apresente Brick Lane apenas como a capital do curry em Londres. Ele não está errado, mas não está contando a história toda.

Brick Lane, em Tower Hamlets, normalmente é associada ao curry servido por diversos restaurantes indianos, paquistaneses e bengaleses distribuídos pelas redondezas. A ligação com essas culturas acarretou a instalação de placas de trânsito em dois idiomas, o inglês e o bengali.

Mas a comida indiana não se configura como o único atrativo da região. Lá estão também grafites de Banksy, exposições de arte, casas noturnas, mercados de antiguidades e roupas e alguns dos primeiros bagel shops judaicos de Londres (ideais para a aquisição de um companheiro saboroso em sua jornada).

Metrô: Shoreditch High Street (London Overground), Aldgate East (District, Circle e Hammersmith & City Line)

Veja no mapa:

Entenda o que é a Brick Lane

Brick Lane em Londres
Brick Lane tem grande movimentação no domingo. Foto: Mapa de Londres

A região de Brick Lane

O leste de Londres mudou muito desde as mortes atribuídas ao assassino apelidado de Jack, O Estripador,em  1888, em Whitechapel. Na época, a área era considerada a maior favela da capital, o lugar mais perigoso de Londres e certamente o local menos favorável para a prostituição.

Investimentos no leste

Nas últimas décadas, no entanto, o governo britânico investiu pesado para incrementar a infraestrutura da região, diminuir o número de crimes e dotar a população de melhores condições de vida. Com a escolha de Stratford para ser o centro das Olimpíadas de 2012, East London ganhou ainda mais recursos.

Imigrantes 

A região foi adotada no último século pelos imigrantes de Bangladesh, Índia e Paquistão, que procuravam trabalho em Londres. Com o tempo, os trabalhadores prosperaram e, para alimentá-los, nada mais adequado do que criar restaurantes de comida típida, a fim de reconstituir os sabores da terra natal.

Grafite, arte e noite

Desde o fim da década de 1980, os contornos da região se transformaram. Os mercados de antiguidades e roupas atraíram estudantes de artes, que passaram a frequentar o local e escolhê-lo para sediar exposições. O local também chamou a atenção de grafiteiros, como Banksy, Dface e Ben Eine, que exibem seu trabalho ao ar livre. Essa confluência de artistas, imigrantes e estudantes produziu uma cena noturna bastante diversificada. Atualmente, algumas das danceterias mais proeminentes de Londres estão nas imediações de Brick Lane.

Atrações de Brick Lane

Tour de arte de rua

Um tour focado em arte de rua é uma ótima pedida para quem quer conhecer uma Londres mais alternativa. Experimente: sair dos programas comuns e dar um giro por East London pode ser inspirador. Saiba mais

 

Foto: Shutterstock

O curry

É um termo genérico que identifica carnes ou vegetais com tempero e molho forte da Índia, do Paquistão e de Bangladesh. Elas são encontradas nas Curry Houses, e o lugar com a maior concentração desses restaurantes é Brick Lane.

Brick Lane Market

A antiga cervejaria Old Truman Brewery, no número 91 de Brick Lane, dá guarida a feiras de designers e artistas que vendem principamente roupas, acessórios e joias. Ao redor, diversas lojas com peças vintage e antiguidades.

Quando: Principalmente domingo, das 9h às 17h, embora muitas lojas abram durante a semana e no sábado.

Fotos de Brick Lane

 

Aqui pertinho

A noite de East London

E aí, curtiu as dicas para visitar Brick Lane? Comente.

Sair da versão mobile