Viajar para Londres ou Nova York?

Está na dúvida entre viajar para Londres ou Nova York? De fato, escolher entre essas duas capitais mundiais do turismo não é tarefa fácil. Para ajudar na decisão, vamos citar aqui alguns atrativos das duas metrópoles mais apaixonantes do mundo.

Na verdade, em muitos aspectos Londres e Nova York são semelhantes: se você está em busca de um destino histórico e ao mesmo tempo moderno, repleto de pontos turísticos culturais e monumentos imponentes, as duas cidades não deixam a desejar. Opções de passeios não faltam.

Quer ver só? ?

Viajar para Londres ou Nova York: tire a dúvida

Já que você está no Mapa de Londres, vamos começar pela capital da Inglaterra. Bem, nós somos um pouco suspeitos para falar… mas Londres é realmente uma cidade imperdível.

Por que conhecer Londres

London Eye à noite
Londres é um embate constante entre o velho e o novo mundo. Foto: Mapa de Londres

Cheia de contrastes, a capital britânica apresenta tanto traços históricos, como monumentos alusivos a diferentes capítulos de seus 2 mil anos, quanto traços modernos, como os contornos arquitetônicos de novas pontes, prédios e espaços de convivência.

Muito dessa história pode ser conferida de perto, em lugares como a Torre de Londres e o Palácio de Westminster. Com o olhar do passado, toda a região de Westminster é imperdível. E sob o prisma do presente, não tem foto no Instagram que retrate o que você vai sentir ao sair da estação e dar de cara com o Big Ben.

Para quem quer viajar no tempo e na arte, Londres tem alguns dos melhores museus do mundo.  Pode colocar aí no roteiro: Museu Britânico e seus milhões de objetos contando a história da humanidade, National Gallery e alguns dos quadros mais importantes do planeta, Tate Modern e preciosidades da arte moderna, o Victoria & Albert Museum e sua coleção de design, moda e arte. Neles, é possível encontrar acervos permanentes e exposições temporárias.

Entre um museu e outro, pare nos pubs pelo caminho: você vai poder saborear uma boa pint de Guinness em um pub e conhecer de perto o Fish & Chips.

Roteiro em Londres

E é bom prestar atenção aos seus deslocamentos em Londres, já que ruas memoráveis não faltam. Já pensou em atravessar a Abbey Road e reproduzir a foto dos Beatles? Outras belas ruas londrinas são Oxford, Regent, Fleet e Baker Street. E, bem, se Nova York tem a Times Square, Londres tem a Piccadilly Circus, com letreiros luminosos e lojas igualmente incríveis.

Por que conhecer Nova York

Nova York
Nova York é um dos destinos preferidos pelos turistas brasileiros. Foto: iStock, Getty Images

Mas, mesmo sendo fanáticos por Londres, admitimos que Nova York é igualmente apaixonante. A Big Apple tem monumentos emblemáticos, como a Estátua da Liberdade, o Empire State Building e o próprio Metropolitan Museum of Art. Sem falar no charme do Central Park e no agito da Fifth Avenue.

Em Nova York, você também pode conhecer Wall Street, a famosa Brooklyn Bridge, patinar no gelo, fazer compras na Quinta Avenida e assistir a um espetáculo na Broadway. Programas culturais não faltam: vale incluir uma visitinha ao MoMa (Museu de Arte Moderna), conferir algum dos palcos seminais do stand-up comedy e conhecer o Memorial 9/11, em homenagem às vítimas dos atentados de 11 de setembro.

No Mapa do Mundo, confira várias atrações e pontos turísticos de Nova York.

Custos de Londres e Nova York

Em relação aos custos para ficar em uma cidade ou outra, tudo depende do estilo da sua viagem. É claro que a libra pesa mais no bolso do que o dólar, mas em Londres o visitante encontra várias atrações gratuitas.

Em uma comparação no site Expasitan, o custo de vida em Londres é 14% mais barato do que em Nova York.

Mas pensando apenas em custos básicos, como acomodação, Nova York pode ficar mais em conta, já que o dólar pesa menos. E para quem viaja mirando as compras, a Big Apple é imbatível na comparação com Londres.

Londres ou Nova York: que tal conhecer as duas?

Mas, se você ainda está na dúvida, eis uma boa notícia: talvez não seja preciso escolher.

Sim, é possível incluir Londres e Nova York em uma só viagem. A companhia American Airlines, por exemplo, disponibiliza bilhetes até a capital da Inglaterra que permitem uma parada gratuita (stopover) em Nova York, isso sem nenhum custo adicional. Você pode, por exemplo, ficar por uma semana em NY e depois partir para a Terra da Rainha.

Para encontrar os bilhetes, é preciso acessar o site da American Airlines e fazer uma busca avançada, selecionando a aba “várias cidades”. Depois, é necessário as datas em que pretende viajar, trecho por trecho, para localizar os voos disponíveis. Pode ser uma ótima opção para conhecer duas cidades maravilhosas de uma só vez.

E aí, conseguiu decidir entre viajar para Londres ou Nova York? Gostou das dicas? Opine nos comentários. ?

Artigo anteriorSérie The Crown conta a história da Rainha Elizabeth II
Próximo artigoPerfil do Príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth II