Descubra como viajar de Londres para Berlim

A capital da Alemanha é uma das principais cidades turísticas do mundo. Para quem tem viagem marcada para Londres e busca opções para se deslocar até Berlim, um aviso: apesar de existirem alternativas para o trajeto, faz mais sentido incluir uma cidade extra no caminho e ampliar seu roteiro na Europa (ou pegar um voo direto). Neste post, você vai ver como viajar de Londres para Berlim e entender quais são os caminhos mais indicados para quem quer colocar essas duas metrópoles no itinerário da maneira mais lógica e eficiente possível.

Como viajar de Londres para Berlim

Eurostar Londres - Berlim - St Pancras
Viagem de trem até Berlim tem parada em Bruxelas. Foto: iStock, Getty Images

Considerando que você queira ir direto de Londres para Berlim, sem ficar em alguma cidade pelo caminho, veja os três principais meios de transporte:

Ônibus de Londres para Berlim

Não é uma boa ideia usar o ônibus. A viagem inteira vai levar quase um dia inteiro, já que há no mínimo uma parada em Bruxelas, na Bélgica, ou Colônia ou Frankfurt, na Alemanha. Acredite: é tempo demais para passar em um ônibus. As passagens partem de 50 euros por trecho.

Saída: Victoria Coach Station

Chegada: ZOB Berlin

Tempo total de viagem: até 20 horas

Sites para pesquisar passagens: Eurolines e Goeuro

Lembre-se: caso você opte pelo ônibus e encontre uma jornada que lhe agrade, visite o site da companhia de transporte antes de reservar sua passagem. Às vezes, comprando direto com a empresa, você consegue um preço ainda melhor.

Trem de Londres para Berlim

O trem é certamente mais interessante do que o ônibus, mas custa mais caro. As passagens mais baratas partem de 80 euros por trecho. Paradas podem incluir Bruxelas, Colônia e Frankfurt.

Saída: St Pancras

Chegada: Berlin Hauptbahnhof

Tempo total de viagem: a partir de 9 horas

Site para pesquisar passagens: Trainline  

Lembre-se: Não é apenas a Eurostar que faz o trajeto. Por isso, pesquise todas as opções de passagens disponíveis nesse site comparador acima, Trainline, e depois busque direto no site da empresa ferroviária alternativas de viagem para garantir sempre o melhor preço.

Avião de Londres para Berlim

O avião é o jeito mais rápido de chegar a Berlim partindo de Londres. Em apenas duas horas, você sai do aeroporto de Gatwick e Luton e aterrissa no aeroporto de Shoenefeld. O trecho do voo direto custa a partir de 30 libras na Easyjet. Quanto mais em cima da hora você comprar, mais distante desse preço. 

Saída: Gatwick ou Luton

Chegada: Shoenefeld

Tempo de viagem: aproximadamente 2 horas

Site para pesquisa de passagens: Easyjet

Lembre-se: a Easyjet tem limitações de bagagem e cobra extra por mala. Leia atentamente as regras antes de comprar a passagem para não ter que arcar mais tarde com um valor não planejado.

Atrações de Berlim

Uau! Berlim é sensacional. Você vai ver.

Londres - Berlim
A cidade de Berlim é cheia de surpresas. Foto: iStock, Getty Images

Apesar do idioma um pouco complicado para quem está acostumado com o inglês, a cidade é tão organizada, que você não vai sentir saudade de Londres – pelo menos, em intuitividade de acessos e direções e facilidade de locomoção.

O Portão de Brandenburgo, provavelmente, é o principal cartão-postal da cidade. Trata-se de uma porta de entrada reconstruída no fim do século 18 em estilo neoclássico.

Para quem vem de Londres e curte história, Berlim é um prato cheio. Nesse caso, são imperdíveis as visitas ao palácio do Reichstag, ao que restou do Muro de Berlim, ao Memorial do Holocausto, ao Checkpoint Charlie e à ilha dos Museus, que reúne coleções vastas e sensacionais uma do lado da outra. E não deixe, especialmente no verão, de fechar o dia tomando uma cerveja em um Bier Garten no local.

E se você está vindo de Londres, deve gostar de um pub. Então a boa notícia é que Berlim tem alguns dos pub crawls mais divertidos do mundo. Há pubs de todos os tipos, com todas as cervejas, e a preços mais acessíveis do que em Londres. Para os amantes da cerveja, outro aspecto interessante dessa visita é que na capital alemã você pode beber na rua tranquilamente – e verá até velhinhos fazendo isso como se fosse a coisa mais normal do mundo 🙂

De Londres para a Alemanha parando em outras cidades

Como alertamos lá no início do post, a conexão Londres-Berlim faz mais sentido se for feita de avião. Caso você esteja pensando em ônibus ou trem, vale mais a pena incluir uma outra cidade no meio do caminho. Veja algumas sugestões:

Paris

Paris - Londres
É difícil não se apaixonar pela Cidade Luz. Foto: iStock, Getty Images

Paris, Paris! A maior rival da Inglaterra na disputa pelo turismo europeu. De Londres para Paris, você chega em pouco mais de 2 horas com o Eurotrem. Que tal passar um tempinho na capital francesa, se deslumbrar com alguns dos belos contornos da cidade e depois seguir viagem? Sua jornada para a Alemanha será bem mais tranquila.

Bruxelas

Grand Place de Bruxelas
Grand Place de Bruxelas já vale a visita à Bélgica. Foto: iStock, Getty Images

A capital belga é um charme e também está na rota do Eurotrem. De Londres para Bruxelas, você chega em menos de 2 horas. Vale a pena considerar a inclusão dessa cidade no roteiro, já que ela é linda, pequena, cheia de belas atrações e fica no caminho para Berlim. A praça aí de cima, a Grand Place, é deslumbrante – de passar horas tentando captar cada detalhe.

Colônia

Colônia na Alemanha - Londres
Colônia é a quarta maior cidade da Alemanha. Foto: iStock, Getty Images

Ponto de parada de muitos trens que vão de Londres para Berlim, Colônia (Koln) é uma cidade cheia de história e beleza. Aqui está a Catedral de Colônia (monumento mais visitado da Alemanha), o Museu do Chocolate (da Lindt) e inúmeros prédios de traços medievais da arquitetura germânica.

Frankfurt

Frankfurt - Londres
Frankfurt mistura traços antigos e modernos em sua arquitetura. Foto: iStock, Getty Images

Frankfurt, outra cidade no caminho até Berlim, é lembrada principalmente como o centro financeiro da Alemanha, sede dos maiores bancos e até do Banco Central Europeu. Mas a metrópole vai muito além dos prédios gigantescos: aqui há espaço para museus excelentes (de arte moderna, de arqueologia e do Goethe, por exemplo) e até um centro histórico conservado e acolhedor, com a praça Romerberg e o antigo prédio da prefeitura.

E aí, curtiu as dicas para viajar de Londres para Berlim e as sugestões de algumas cidades para incluir no caminho? Deixe um comentário com a sua experiência.

Artigo anteriorDescubra quanto custa uma viagem para Londres
Próximo artigoConheça 8 cidades medievais na Inglaterra