Veja 12 curiosidades sobre a moeda da Inglaterra

A moeda da Inglaterra é a Libra Esterlina. Trata-se da moeda mais antiga em uso no mundo.

Ela é utilizada em todo o Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) e em territórios britânicos ultramarinos (Ilhas Cayman, Ilhas Malvinas, Bermudas, Anguilla, Gilbratar, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Pitcairn, Geórgia do Sul, Santa Helena e Monte Serrat).

As cédulas da Libra Esterlina (em inglês, “British Pound”, “Pound Sterling” ou apenas “Pound”) podem ser encontradas em 5£, 10£, 20£ e 50£.

Já as moedas são 1p, 2p, 5p, 10p, 20p, 50p, 1£ e 2£. (O “p” representa “penny” (no singular) e “pence” (no plural), que seriam os centavos. 100p equivalem a 1£.

Pounds sterling. Foto: Mapa de Londres
A moeda da Inglaterra é a mais antiga em uso em todo o mundo. Foto: Mapa de Londres

12 curiosidades sobre a moeda da Inglaterra

  1. O “pound” da Inglaterra Anglo-Saxã era uma unidade monetária que correspondia a 1 libra romana (0,33kg) de prata.
  2. Até 1725, as notas de Libra Esterlina eram escritas a mão.
  3. Até 1861, a pena de morte era uma condenação cabível para quem falsificasse dinheiro na Inglaterra.
  4. O físico e matemático Isaac Newton foi Mestre da Casa da Moeda, que se localizava dentro da Torre de Londres
  5. Elizabeth Fry é o rosto que aparece nas notas de 5£. Ela foi uma das maiores defensoras dos direitos das mulheres.
  6. Charles Darwin é a figura que ilustra as notas de 10£. O naturalista britânico escreveu o livro “A Origem das Espécies” e possui grande relevância na comunidade científica.
  7. O escocês Adam Smith é o rosto que consta nas notas de 20£ da Libra Esterlina. Ele é considerado o pai da economia moderna.
  8. As notas de 50£ possuem uma dupla de empresários em destaque. Matthew Boulton e James Watt foram personalidades importantes para a Revolução Industrial no Reino Unido.
  9. A República da Irlanda não faz parte do Reino Unido e por isso tem o Euro como a sua moeda oficial.
  10. O Banco da Inglaterra produz duas notas de valor assustador, chamadas de “Giant” e “Titan”. A primeira é de 1 milhão de libras, e a segunda, de 100 milhões de libras. Elas são utilizadas apenas dentro do sistema bancário.
  11. A origem da Libra Esterlina é de 1,2 mil anos atrás.
  12. Em 1124, Henry I mandou castrar 94 trabalhadores da Casa da Moeda, acusados de produzir moedas de má qualidade.

História da moeda da Inglaterra

Como estamos falando da moeda mais antiga do mundo, é lógico que há muita história por trás da libra esterlina – em circulação desde o ano 928.

Sim: isso ainda na época dos povos Anglo-Saxões. Quem instituiu a British Pound como oficial no país foi o primeiro Rei da Inglaterra, Athelstan. Assim, a primeira versão da libra passou a ser produzida pela Coroa.

Originalmente, as libras eram apenas moedas de prata (com o mesmo valor do material) e recebiam o nome de Sterlings. Em média, cada 453 gramas da matéria-prima eram divididas em cerca de 240 Sterlings, utilizadas para transações entre de feudos Anglo-Saxões e outros povos da Europa.

A libra esterlina seguiu com o mesmo valor da prata até o fim do século 17. Eis um fato interessante: o sistema só começou a ser reformulado quando Sir Isaac Newton assumiu o posto de presidente da Casa da Moeda Inglesa (Royal Mint). Mas foi só em 1694 que, efetivamente, surgiram as primeiras notas.

O contexto era o seguinte: o Rei William III havia recolhido todo o ouro disponível no país (guardado na Torre de Londres) para financiar a guerra contra a França. Para recapitalizar os donos, passou a distribuir notas promissórias. Para controle do sistema, surgiu o Banco da Inglaterra, o primeiro banco central do mundo.

A primeira falsificação de uma nota foi detectada em 1695. Naquele ano, um cidadão chamado Daniel Perrismore foi preso por portar 100 libras esterlinas em 60 notas falsas.

Depois do acontecimento, foi introduzida a marca d’água nas notas e uma lei que garantia a pena de morte aos falsários.

Avançando alguns anos, em 1797, surgiu a primeira cédula de 10 libras. E, pasmem: até 1855, todas as cédulas eram assinadas à mão. O sistema garantia que cada nota do dinheiro tivesse seu equivalente em ouro guardado na Torre de Londres. Foi assim até 1914, quando iniciou a I Guerra Mundial.

Já o sistema decimal foi introduzido na economia em 1971, quando cada libra esterlina passou a ser dividida em 100 pence (relembrando: pence é o plural de penny, que equivale a um centavo). Atualmente, são oito moedas e quatro notas em circulação.

Cotação da libra esterlina

Para os brasileiros que desejam conhecer a Inglaterra, a libra esterlina é quase uma inimiga. Geralmente cotada cima do dólar e do euro, ela faz do país um dos mais caros do mundo.

Em um ranking divulgado pela Hoppa, uma empresa britânica de reserva online de transfers em 2019, o Reino Unido apareceu no décimo terceiro lugar entre os destinos turísticos onde o turista mais gasta.

A pesquisa analisou cem destinos com os seguintes critérios: refeições, acomodação, bebidas, tarifas de táxi e custos médicos.

O levantamento constatou que, no Reino Unido, os visitantes gastam, em média, 250,92£ por noite!

Vale lembrar, porém, que Londres é repleta de atrações gratuitas e você pode encontrar hospedagem por valores mais baixos em hostels.

O ano de 2019, porém, foi o marco de várias mudanças no Reino Unido. Com o Brexit, a variação na cotação da libra se acentuou nos últimos meses.

Para se ter uma ideia da dimensão do impacto, em 16 de fevereiro de 2019, a libra estava cotada em R$ 4,77. Em outubro deste ano, a moeda britânica estava valendo cerca de R$ 5,20.

Até que a situação econômica no Reino Unido se estabilize, o valor ainda pode decair mais nos próximos meses.

Pensando em fazer um intercâmbio em Londres?

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a história da moeda da Inglaterra? Qual curiosidade você achou mais interessante? Comente. 🙂

Leia também:

Preços das atrações turísticas em Londres

Artigo anteriorThe Shard
Próximo artigoBater ou correr em Londres