Descubra as 5 melhores universidades de Londres

Descubra as 5 melhores universidades de Londres

0

Através dos séculos, a Inglaterra se consolidou como um centro cultural e intelectual de referência para o mundo. As universidades de Londres traduzem um pouco dessa história – não é à toa que são sinônimo de um ensino de excelência.

E elas abrem suas portas a alunos estrangeiros, sabia? Portanto, se você sonha em fazer uma graduação ou especialização no exterior, pode apostar que vale a pena conhecer as universidades de Londres. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre as melhores e explorar um pouco de sua história.

Preparado? 🤓📚

Top 5 universidades de Londres

ranking mundial 2016-2017 da QS elencou as cinco melhores universidades na capital da Inglaterra. Os seis indicadores utilizados foram reputação acadêmica, reputação dos empregadores, relação do número de professores por alunos, citações acadêmicas e percentual de estudantes estrangeiros. Confira a lista:

1. University College London (UCL)

University College London
UCL está entre as melhores do mundo. Foto: Steve Cadman, CC BY-SA 2.0

A University College London é uma das gigantes universidades de Londres com relevância em âmbito mundial – ela aparece em quarto lugar no ranking das melhores do mundo da QS. Organizada em 10 departamentos e com campi e hospitais universitários situados no centro de Londres, é considerada um instituto de pesquisa multidisciplinar, com premissas focadas no ambientalismo e na sustentabilidade.

Apesar de ser extremamente moderna, a UCL é lembrada por sua história secular: foi uma das primeiras a aceitar estudantes independente de classe social, cor, gênero sexual ou religião. Sem falar que sua potência acadêmica é composta por vários estudantes de fora do país, que representam cerca de 34% do corpo discente.  

2. Imperial College London

Imperial College London
Imperial College London fica perto do Hyde Park. Foto: Divulgação

Em quinto lugar no top 10 mundial entre as melhores universidades ranqueadas pela QS, a Imperial College é uma prestigiada instituição focada no ensino de ciências, medicina e engenharia. Recentemente, ela também agregou um departamento de humanas que segue ganhando relevância.

Outro atrativo é que o campus principal da Imperial fica em South Kensington, pertinho do centro de Londres e dos espaços mais arborizados da cidade, incluindo o Hyde Park. Entrar na Imperial College, porém, não é tarefa simples: trata-se de uma das universidades mais seletivas da Inglaterra.

3. King’s College London

King's College
King’s College existe desde 1829. Foto: KiloCharlieLima, CC BY-SA 4.0

Com ampla variedade de bolsas de estudo e um corpo docente renomado, a King’s College London ocupa o 19º lugar entre as melhores universidades do mundo no ranking da QS. Com uma reputação já consolidada, ela possui 19.000 estudantes – mais de 6.000 cursando pós-graduação -, e tem vários departamentos, totalizando cinco campi.

Uma curiosidade interessante é que a universidade foi fundada por George VI, em 1829. Atualmente, ela se destaca pelo curso de medicina, considerado um dos melhores de toda a Europa.

4. London School of Economics and Political Science

London School of Economics
London School of Economics tem enfoque nas ciências econômicas. Foto: Divulgação

Especializada em ciências sociais, a London School of Economics and Politics Science (LSE) é uma instituição pioneira mundial na oferta de cursos como relações internacionais, política, sociologia, direito e contabilidade. Cosmopolita, ela recebe estudantes internacionais de mais de 150 países e tem um corpo discente total de, em média, 9.500 alunos em tempo integral.

Outro grande destaque da LSE é sua biblioteca: o acervo impressionante conta com mais de 4 milhões de volumes. Sua reputação entre empregadores de estudantes também é excelente. A universidade fica no coração de Londres, na área de Chancery Lane.

5. Queen Mary University of London (QMUL)

Queen Mary University of London
Queen Mary University of London iniciou as atividades em 1785. Foto: Ewan Munro, CC BY-SA 2.0

Referência na área da medicina e saúde em geral, a Queen Mary University of London tem origens relacionadas à fundação do Hospital Medical College de Londres, em 1785.

O campus principal – mais grandioso – fica na região de Mile End, no famoso East End de Londres. Atualmente, cerca de 17.000 alunos compõem o corpo discente da universidade.

No total, a QMUL tem 21 departamentos. Entre seus alunos, ex-alunos e funcionários, estão cinco ganhadores do prêmio Nobel, o que traduz um pouco da relevância dessa instituição para o mundo.

Curso de inglês em Londres CTA

Universidades de Londres e cidades próximas

A Inglaterra é um centro cultural tão notável, que pelo menos duas de suas cidades são essencialmente universitárias: é claro que estamos falando de Oxford e Cambridge. De políticos a cientistas que transformaram os rumos da humanidade, há séculos esses centros de ensino vêm formando cidadãos honorários (Newton, Stephen Hawking e Darwin respaldam essa afirmação).

Se você quer absorver um pouco da cultura inglesa e usufruir de seu padrão de ensino, há diversas oportunidades – que vão além das universidades de Londres. Seja para estudar inglês, fazer um curso intensivo em outra área de especialização, ou cursar um mestrado e doutorado, há centros de ensino espalhados por cidades como Brighton, Nottingham e – lógico – Oxford e Cambridge – com custos mais baixos do que Londres.

Ficou interessado? Então confira nossas dicas de destinos para intercâmbio na Inglaterra e aproveite para deixar sua opinião sobre as universidades de Londres nos comentários. 😉

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

Sem comentários