Trem em Londres e no Reino Unido

Partindo de Londres, conhecer a Inglaterra e o Reino Unido de trem pode ser um bom negócio. Trata-se de um meio de transporte rápido, seguro, confiável e confortável. O único problema do trem britânico é o custo, quase sempre bem mais elevado do que o do ônibus.

Mas há maneiras de encontrar passagens baratas de trem.

Confira abaixo:

Kings Cross St. Pancras
Estação de King’s Cross, em Londres. Foto: Mapa de Londres

Entenda

A malha ferroviária do Reino Unido é operada por dezenas de empresas privadas. Cada uma delas pode vender passagens para qualquer rota operada por qualquer outro operador. Além dos sites das companhias, há portais independentes que cobram pequenas taxas para encontrar as melhores tarifas para a sua viagem. O problema é que nao há um site independente que possa ser considerado o mais barato, e alguns cobram taxas elevadas para compras no cartão de crédito.

A maneira mais fácil de encontrar passagens é acessar o site da National Rail, mantido pela Associação das Companhias Operadoras de Trens (ATOC, na sigla em inglês). Acessando o site, você pode comprar com antecedência sua passagem indicando data e hora. Nos resultados, o portal oferece uma série de opções de diversas companhias, com visualização rápida das passagens mais baratas. Então o usuário pode clicar em uma delas e adquirir o ticket diretamente da empresa responsável por aquela rota.

Mas nem sempre a National Rail oferece as opções mais baratas. A verdade mesmo é que para encontrar a opção mais barata, você teria que acessar, um por um, os resultados de todos os sites que oferecem esse serviço – e são dezenas. Por isso, nós realizamos alguns testes aqui para mostrar a melhor maneira de pesquisar por passagens de trens na Inglaterra e no Reino Unido.

Dicas

Quando pesquisar

A sua busca por passagens deve começar exatamente 12 semanas antes da viagem. É quando as passagens começam a ser disponibilizadas. Algumas, no entanto, são vendidas com apenas um mês de antecedência.

Flexibilidade

Quanto maior a flexibilidade de datas e horários, maior a chance de encontrar passagens mais baratas. Não se contente com os primeiros resultados que aparecerem. As opções mais baratas costumam ser as que se encontram entre as 9h30 e as 17h30 em dias de semana e durante todo o fim de semana.

Compra online

Mesmo com pouca antecedência, é comum que a passagem comprada online seja mais barata do que a adquirida na hora, na estação.

Primeiro passo: Mega Train

Mega Train - Mapa de Londres
Mega Train oferece passagens a partir de 1 libra

MegaBus - Londres

Sua primeira busca deve ser no site Mega Train. Pelos nossos testes, considerando diversas datas e destinos partindo de Londres, a opção mais barata, em 90% dos casos, é essa, da mesma companhia responsável pelo Mega Bus. Comprando com 1 mês de antecedência, a companhia oferece tickets de bus e trem a partir de 1 libra, normalmente em rotas e horários menos populares. Mesmo considerando trens operados por outras empresas, a Mega Train oferece, em muitos casos, a opção mais barata. Só preste atenção para selecionar a opção “train” antes de realizar a sua busca, pois o site também vende passagens de ônibus.

Segundo passo: National Rail

Caso não encontre passagens ultrabaratas no Mega Train, vá até o site da National Rail.

Na tela inicial, pesquise as opções para o seu período desejado de viagem, indicando de onde você quer sair e aonde você deseja chegar, com opção de marcar o ‘Return’ caso queira retornar para a capital britânica.

National Rail  - Mapa de Londres
Na página inicial da National Rail, escreva de que cidade você sai, para qual cidade deseja ir e então selecione uma data e um horário

Vai aparecer uma lista com diversas opções com distintos horários, preços e durações. Você pode clicar em ‘Earlier trains’ para encontrar trens mais cedo ou ‘Later trains’ para encontrar trens mais tarde. Depois de encontrar uma boa rota, clique em ‘Details’.

National Rail - Mapa de Londres
Ao encontrar alguma tarifa que lhe agrade, clique em ‘DETAILS’ para descobrir quem opera aquela rota

Clicando em ‘Details’, você descobre qual é a companhia que opera aquela rota:

National Rail - Mapa de Londres
Entre os detalhes, está a operadora: East Midlands Trains

Depois de descobrir o nome da empresa, busque passagens naquela data e horário diretamente no site da empresa, já que muitas companhias dão desconto para compras de suas rotas. Logo abaixo você encontra uma lista com as principais companhias ferroviárias do Reino Unido.

Terceiro passo: compra

Depois de encontrar a melhor opção, faça a compra! As passagens podem ser retiradas diretamente na estação. Para isso, não se esqueça de levar o cartão de crédito utilizado na hora da compra, que será requisitado para retirar a passagem.

Sites das principais empresas

Abellio Greater Anglia

Arriva Trains Wales

C2c

Chiltern Railways

Cross Country (Arriva)

East Coast

East Midlands Trains

Eurostar

First Capital Connect

First Great Western

First Hull Trains

First TransPennine Express

Grand Central

Island Line

London Midland

Mega Train

Merseyrail

Northern Rail

ScotRail

South West Trains

Southeastern

Southern

Virgin

Leia também

De Londres para a Europa

Bate-volta pela Inglaterra

Artigo anteriorTransfer em Londres
Próximo artigoPalácio de Buckingham com champanhe