O que é a Temple Bar de Londres

O que é a Temple Bar de Londres

A Temple Bar de Londres é a fronteira da City of London (Fleet Street) com a City of Westminster (The Strand). Pode ser identificada facilmente pelo dragão, símbolo da City of London, erigido em um monumento no meio da rua. Antigamente, havia uma barreira no local, com o propósito de regular o comércio.

Veja a foto abaixo, tirada da Strand para a Fleet Street:

 

Fotos: V.Travi, Mapa de Londres

No mapa, dá para se situar bem (metrô: Temple):


Exibir mapa ampliado

A barreira de Temple Bar

Não entende por que havia uma barreira aqui? Bom, para compreender melhor a história da Temple Bar, primeiro deve-se ter em mente que a Londres atual é formada por 33 distritos, além da City of London. Para os desavisados, a City of London fica dentro de Londres. O que nós chamamos de Londres hoje é, na verdade, a Greater London, uma região enorme que cresceu a partir da terra colonizada inicialmente por romanos há 2 mil anos, Londinium.

A City of London, atual distrito financeiro da cidade, tem o apelido de Square Mile devido ao seu tamanho. Dentro de seus limites, estão o Banco da Inglaterra, The Monument e a St. Paul’s Cathedral.

Em 1965, um tratado concedeu o caráter de City para o distrito de Westminster, onde se situa historicamente o centro político: o Palácio de Westminster, o Palácio de Buckingham e a 10 Downing Street.

A City of London possui ainda poder e status quase únicos no mundo. Antigamente, os Reis tinham de pedir permissão para que o Lord Mayor o deixasse entrar, em uma cerimônia especial. Ainda hoje, uma encenação desse tipo ainda ocorre de vez em quando, embora a Rainha não tenha, de fato, que pedir autorização para ingressar na City, que ainda tem um Mayor, diferente do prefeito de Londres.

Então, sempre que você encontrar dragões assim, lembre-se: você está prestes a entrar na City of London, onde tudo começou.

Aqui perto do Temple Bar

Igreja St Mary-Le-Bow

A Casa de Samuel Johnson

Somerset House

Temple Church

Pub: Ye Olde Cheshire Cheese

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

6 comentários