Teleférico de Londres – Emirates Air Line

Atravessar o Rio Tâmisa é uma das grandes obsessões dos londrinos. Para isso, eles criaram diversos meios diferentes desde os barcos romanos e a primeira London Bridge. Agora, muitas pontes depois, Londres conta com um teleférico, o Emirates Air Line, que liga as Royal Docks, onde fica o ExCel Centre, e a Greenwich Peninsula, onde se situa o O2 Arena.

Teleférico de Londres - Emirates Air LineAs duas estações do teleférico

Emirates Royal Docks
27 Western Gateway
London E16 4FA
Mapa 
Estação de metrô: Royal Victoria

Emirates Greenwich Peninsula
Edmund Halley Way
London SE10 0FR
Mapa
Estação de metrô: North Greenwich

Teleférico de Londres - Emirates Air Line
Teleférico é opção de passeio rápido pelo Tâmisa. Fotos: Mapa de Londres

Programe-se

Duração por trecho: 5 a 10 minutos

Valor por trecho: Adulto: 4,50 libras ou  3,40 libras apresentando Oyster ou Travelcard; Criança: 2,30 / 1,70.

Horário: abril a setembro: de segunda a sexta, das 7h às 21h, e sábado, das 8h às 21h, e domingo, das 9h às 21h; outubro a março, de segunda a sexta, das 7h às 20h, e sábado, das 8h às 20h, e domingo, das 9h às 20h.

Importante: Não há jornadas durante chuva forte ou tempestade, devido à ação do vento e dos raios

Teleférico de Londres - Emirates Air LinePassageiros
Os turistas são apenas parcela do público. Por isso, a fim de atender também londrinos que usam o transporte para ir e voltar do trabalho, a velocidade do teleférico é aumentada durante os horários de pico. No ponto mais alto do passeio, os passageiros chegam a 90 metros de altura. Ao total, são 34 cabines, que podem transportar até 2,5 mil pessoas em cada direção por hora.

Patrocínio
Inaugurado no dia 27 de junho de 2012, o teleférico teve metade de seu custo total, 60 milhões de libras, pago pela companhia aérea Emirates. Em troca, a empresa ganha divulgação no nome da atração, Emirates Air Line, e até no mapa oficial do metrô.

Teleférico de Londres
Teleférico de Londres

Vale a pena?

O passeio no Teleférico de Londres é muito curto para que você se desloque até as Royal Docks ou Greenwich Peninsula apenas para isso. Mas, para quem vai até Greenwich, essa é uma excelente opção para admirar o Tâmisa do alto. Se tiver sol, melhor ainda.

Como fazer:

Vá até Greenwich de barco. Na hora de ir embora, você pode pegar outro barco até a Emirates Air Line Greenwich Peninsula ou o ônibus 188, que para ali no National Maritime Museum (parada F). De barco ou ônibus, o trajeto leva pouco mais de 15 minutos.

Galeria de fotos do Teleférico de Londres

Leia também

Guia de atrações de Londres

Artigo anteriorVeja como visitar o Highgate Cemetery
Próximo artigoLondres durante as Olimpíadas