St Patrick’s Day em Londres – 2015

Festival com direito a desfile, atrações musicais, comidas tradicionais e muita bebida. Esse é o cenário que pode ser encontrado em Londres anualmente no domingo que antecede o dia 17 de março. A razão pela qual as pessoas saem às ruas vestidas de verde nessa data é a celebração do St Patrick’s Day, santo padroeiro da Irlanda.

Nesse dia, quem está na capital inglesa participa do evento com entusiasmo, pois a data é fortemente celebrada na cidade – senão pelo respeito ao Patrick, então pelo amor à cerveja. Londrinos ou turistas, milhares de pessoas se dirigem à Trafalgar Square para comemorar e homenagear o santo que levou a religião católica à Irlanda. Este ano, o evento ocorre no dia 15 de março no centro de Londres.

St. Patrick’s Day em Londres em 2014 – Mapa de Londres. Foto: Divulgação
St. Patrick’s Day em Londres em 2014 – Mapa de Londres. Foto: Divulgação

Lá, ocorre um grande festival gratuito que apresenta um pouquinho da cultura irlandesa: comida tradicional, cerveja irlandesa, filmes, atividades para crianças, música e dança estão na programação. A celebração começa às 12h e termina às 18h.

É nessa data também que a cidade assiste a um grande desfile, que conta com carros alegóricos exuberantes, apresentações de bandas marciais de todo o Reino Unido, times esportivos e escolas de dança irlandesas.

O desfile passa por alguns dos pontos mais icônicos de Londres. Ao meio dia, a apresentação, em uma rota de 2,4 quilômetros, desce a rua Piccadilly e passa por locais como o hotel The Ritz, as praças Piccadilly Circus e Trafalgar Square e a antiga residência oficial da monarquia britânica, a Whitehall.

Outras atrações também movimentam a capital nessa data. Por toda a cidade, pubs e bares oferecem drinks irlandeses e exibem decoração verde. A cor, associada ao St Patrick’s Day, também está presente no visual daqueles que saem às ruas. O intuito é representar o símbolo da Irlanda e trazer sorte.

Regadas a cerveja e com fitas verdes e trevos inseridos no visual, as pessoas aproveitam o dia com muita animação. Não é para menos, porque a tradição dita que uma grande festa deve celebrar e comemorar St Patrick.

Participe do St Patrick’s Day em Londres

O que: St Patrick’s Day

Quando: 15 de março, das 12h às 18h

Onde: Trafalgar Square, Londres

Quanto: gratuito

Leia também

O que fazer em Londres em março

Artigo anteriorHammersmith Bridge
Próximo artigoUma cerveja para elevar o espírito