Roteiro para conhecer o Hyde Park

Roteiro para conhecer o Hyde Park

Foto: Mapa de Londres
Foto: Mapa de Londres

O Hyde Park é um dos principais pontos turísticos de Londres. É enorme, lindo e cheio de peculiaridades que o diferenciam de qualquer outro parque no mundo. A seguir, veja um roteiro para descobrir um pouco desse Parque Real de Londres.

Ponto de partida – Hyde Park Corner (Piccadilly Line)

Hyde Park Corner

Pont A indica o Hyde Park Corner. Reprodução, Google Maps
Ponto A indica o Hyde Park Corner. Reprodução, Google Maps

Ao sair da estação, observe esse portão-monumento em pedra portland. Ele foi erigido em 1825, sob ordem do Rei George IV, para se tornar uma entrada real para o Hyde Park.

Reprodução, Google Maps
Reprodução, Google Maps

 

Ao lado, você vê a Apsley House, casa do Duque de Wellington após sua vitória sobre Napoleão em Waterloo. O lugar tinha um endereço significativo: Number One, London. Hoje a casa abriga uma grande coleção de arte e um interior belíssimo, mas não vamos entrar. Passe pelo arco do portão para ingressar no parque.

Rose Garden - Hyde ParkRose Garden

Cruze a South Carriage Drive e pegue o caminho à esquerda. Depois de 15 metros, dobre à direita e entre pelo portão de metal para chegar ao Rose Garden, um jardim de rosas que  ganha ainda mais vida em junho. Além das flores, há duas estátuas e uma fonte, que foi desenhada pela Condessa Feodora Gleichen, a primeira mulher da Sociedade Real dos Escultores Britânicos.

Serpentine

Serpentine River separa o Kensington Gardens do Hyde Park
Serpentine River fica entre Kensington Gardens e Hyde Park. Foto: Mapa de Londres

Cruze o Rose Gardens e siga em frente até chegar ao Memorial do Holocausto, uma homenagem aos judeus assassinados na Segunda Guerra. Depois dobre à direita e à esquerda para encontrar o Serpentine River, que praticamente divide o Hyde Park (Leste da Serpentine Bridge) e o Kensington Gardens (Oeste). No lago, podem-se observar pássaros aquáticos, barcos e até nadadores.

Rotten Row

Reprodução, Google Maps
Reprodução, Google Maps

Costeie o Serpentine pela esquerda para encontrar a Rotten Row, uma antiga Rota Real que ligava Kensington a Wesminster. Servia de estrada para a carruagem do Rei William II, no século 17, que sofria de asma e queria se manter distante da poluição de Westminster. Ladeada por 300 luminárias a óleo, foi a primeira via iluminada artificialmente em toda a Grã-Bretanha.

Lido

Hyde Park - Mapa de Londres
Foto: Mapa de Londres

De junho a setembro, os londrinos realmente nadam no lago aí à direita. O Serpentine Swimming Club, formado em 1864, é o mais antigo do Reino. Foi aqui que, em 1904, o criador de Peter Pan, James Barrie, instituiu uma competição natalina que ainda se realiza anualmente.

Seguindo em frente, você vai encontrar a Fonte do Memorial da Princesa Diana. Depois dela, você deve cruzar a Serpentine Bridge antes de chegar a Kensington Gardens. Após atravessá-la, siga na direção nordeste, ao encontro do Speaker’s Corner.

Reprodução, Google Maps
Reprodução, Google Maps

Speaker’s Corner

Foto: Mapa de Londres
Foto: Mapa de Londres

Neste canto do parque, qualquer pessoa é permitida por lei a falar publicamente sobre qualquer assunto desde que o individuo não use linguagem indecente. Um ato do Parlamento de 1872 tornou o local um símbolo da liberdade de expressão em todo o mundo. O escritor George Bernard Shaw deu discurso aqui, e Karl Marx, Lênin e George Orwell pararam no lugar para ouvir protestos e elucubrações diversas. Nas manhãs de domingo, ainda se veem pessoas subindo em banquinhos e falando sobre Deus, alienígenas e conspirações do governo.

Fim

Este roteiro é adaptado de um passeio proposto pela organização que cuida do Hyde Park e dos outros Parques Reais de Londres. Confira

Saindo do parque, você chegará ao…

Marble Arch

 

Leia também

Saiba mais sobre o Hyde Park

Roteiro a pé em Westminster

Roteiro mágico com crianças

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

5 comentários