Roteiro de 1 dia em Westminster

Roteiro de 1 dia em Westminster

29
Fotos: Mapa de Londres

Vamos fazer um passeio rápido pelo epicentro do governo e da Realeza em Londres. Este é um roteiro de 1 dia em Westminster. Mas, antes de principiar a leitura, saiba: o melhor seria percorrer as atrações com mais calma. Este guia, portanto, destina-se a quem não dispõe de muito tempo na cidade.

Leia também: história da City of Westminster

Ao desprender os olhos do Oyster Card e mirar para fora da estação de Westminster, é impossível não se deslumbrar com os prédios majestosos que se perfilam ao visitante que os encontra pela primeira vez. Poucas sensações se igualam a esses segundos ou momentos iniciais, quando o Big Ben paira no ar, como se levitasse, e a larga Westminster Bridge dá vazão a todos os sentimentos que precederam a viagem à capital britânica.

Neste roteiro, vamos passar por dezenas de pontos históricos. Alguns serão solenemente ignorados a fim de comprimir o passeio em apenas um dia. Sinta-se à vontade para alterar a ordem das atrações, os tempos e toda a movimentação. O ideal é que você possa adaptar essa ideia, fundi-la a outras e criar o seu próprio roteiro. Isto é apenas uma sugestão. Para segui-la à risca, você vai ter que correr.

Vamos lá.

Resumo do dia

Big Ben

St Margaret’s Church

Abadia de Westminster

Churchill War Rooms

Horse Guards Parade

St James’s Park

The Mall

Palácio de Buckingham

St. James’s Palace

Trafalgar Square

National Gallery

St. Martin in the Fields

Whitehall

Banqueting House

Downing St.

London Eye

Pub

Mapa dos pontos turísticos


Ver Westminster num mapa maior

Não esqueça

Estação inicial e final: Westminster (Circle, District e Jubilee Line)

Pré-requisito para o sucesso do passeio: compra antecipada do ingresso para a London Eye para o último horário do dia desejado (para ver Londres iluminada).

Na mochila: Câmera, sanduíches e o mínimo necessário para que você possa passar o dia em movimento sem voltar para o hotel, sem passar fome e sem sobrecarregar suas costas.

8:00 – Estação de Westminster

Uma sensação arrebatadora toma conta do indivíduo que deixa a estação de Westminster pela primeira vez e olha para os lados: o Big Ben no alto do Parlamento, a imponente Westminster Bridge e, ao fundo, a encantadora London Eye. É difícil controlar o impulso nessa hora e lembrar de olhar para o roteiro. Mas, se conseguir, vá em frente:

08:30 – Big Ben

O Big Ben é o relógio mais famoso do mundo e, popularmente, também a torre mais lembrada. O que a maioria chama de Big Ben é a Clock Tower, no Palácio de Westminster, o Parlamento do Reino Unido.

É possível visitar o Parlamento. Neste roteiro, no entanto, vamos apenas admirá-lo por fora.

O Palácio de Westminster, ou Houses of Parliament, encontra-se às margens do Rio Tâmisa, num complexo de inúmeros prédios governamentais. Ali estão duas Câmaras: a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns. Um dos mais imponentes e característicos prédios de Londres, ele abriga mais de mil salas e cinco quilômetros de corredores. Embora sua arquitetura lembre construções mais antigas, o Parlamento como se vê hoje só começou a se configurar a partir do século XVI, no reinado do Rei Eduardo VI. Um incêndio em 1834 destruiu quase todo o prédio antigo.

Veja a história e as fotos do Palácio de Westminster

Saiba como visitar o Parlamento

Siga a Bridge St. e dobre à esquerda na Margaret’s St, onde você encontra a…

9:00 – St Margaret’s Church

A St. Margaret’s Church é uma igreja anglicana situada entre a Abadia e o Palácio de Westminster. O local sediou casamentos de figuras históricas, incluindo Samuel Pepys e Winston Churchill. É considerada a Igreja do Parlamento e se constitui de lugar de oração e fé.

Fotos e informações sobre a St Margaret’s Church

E ao lado dela…

9:30 – Abadia de Westminster

Arquitetada em estilo gótico, é famosa mundialmente por ser o local de coroação da monarquia. Fundada oficialmente em 970 d.C., a Abadia é hoje um ponto turístico e de peregrinação, mas também uma igreja em funcionamento. Dá para tirar umas fotos e orar logo em seguida, no local onde Geoffrey Choucer, William Shakespeare, Sir Isaac Newton e Charles Darwin estão sepultados. Ganhou visibilidade recente com o casamento do Príncipe William com Kate Middleton, em 2011.

Vale a pena fazer o audio tour, que passa pelos principais pontos do local com menções e referências históricas. Infelizmente, você não poderá tirar fotos do interior da igreja.

Veja como visitar a Westminster Abbey

Volte à Bridge St. e dobre à esquerda. Depois siga por uma quadra e dobre à direita na Horse Guards Rd. Escondido, você encontrará…

11:30 – Churchill War Rooms

Entre no gabinete de guerra de Sir Winston Churchill, que comandou as ações bélicas contra os nazistas deste bunker na Segunda Guerra Mundial. Aqui você conhecerá mais a respeito do político que freou, com sua Royal Air Force, as investidas de Hitler, que buscava dominar a Europa – e que já tinha sobrepujado Paris.

No local, pode-se deslindar os bastidores do quartel-general. As salas foram mantidas como estavam naquela época. Há ainda fotos, vídeos, depoimentos em áudio e até uma galeria inteira sobre a história de Churchill. Para quem se interessa pelo conflito, é uma experiência incrível – essencial como o Imperial War Museum.

Saiba mais sobre o Churchill War Rooms

Siga na mesma direção alguns metros até a…

13:30 – Horse Guards Parade

Este local abriga uma cerimônia diária de Troca da Guarda dos Queen’s Life Guards. A cerimônia acontece mais cedo, tem duração de meia hora e é menor do que a que ocorre em frente ao Palácio de Buckingham. Neste roteiro, não está inclusa a Troca da Guarda.

Saiba como assistir à Troca da Guarda

E logo ali em frente:

13:35 – Piquenique no St. James’s Park

Morrendo de fome? Então dobre à esquerda após avistar a Horse Guards Parade e entre no St. James’s Park. É hora de relaxar em um dos mais belos e tranquilos parques de Central London. Sabe aqueles sanduíches dentro da sua mochila? Eles entram em ação agora: que tal um piquenique pertinho dos pelicanos e dos esquilos? Aproveite esse tempo, porque o dia ainda será longo.

Fotos e informações sobre o St. James’s Park 

Atravesse o parque:

14:20 – The Mall

Siga pelo St. James’s Park até entrar na The Mall, a rota cerimonial da Realeza. A via é fechada aos domingos e em cerimônias de estado. Nessas ocasiões, são hasteadas bandeiras da Grã-Bretanha de ambos os lados da rua. Enquanto admira a rua, continue caminhando. Você está se aproximando do…

Mais sobre The Mall

A Mall conduz ao…

14:30 – Palácio de Buckingham

O Palácio de Buckingham tornou-se a residência oficial da monarquia britânica em 1837, com a ascensão da Rainha Vitória. Os 77 mil metros quadrados de área construída foram erguidos ao longo de mais de 75 anos. Turistas só podem entrar no palácio no verão, com a compra de ingressos antecipados. Em frente ao palácio, ocorre a mais famosa Troca da Guarda de Londres.

Na chegada ao Palácio, você se depara com um monumento em homenagem à Rainha Victoria, a primeira soberana do Palácio de Buckingham.

Mais sobre o Palácio de Buckingham

O roteiro não inclui a Troca da Guarda, que acontece mais cedo. Saiba como assistir

Veja como visitar os State Rooms

Retorne pela The Mall e entre à esquerda na Marlborough Road:

15:10 – St. James’s Palace

Você chega agora ao Palácio de St. James, centro administrativo da realeza britânica desde que era a residência oficial da monarquia até os dias atuais. O palácio, um dos mais antigos da Inglaterra, já viveu dias mais movimentados, mas ainda abriga a residência do Príncipe Charles, Clarence House, e escritórios de William e Harry.

Há tours guiados em datas especiais. Saiba mais

Siga pela Pall Mall até a Waterloo Pl, onde você deve dobrar à direita, voltar à The Mall e se dirigir à Admiralty Arch, um arco de acesso à Mall. As procissões reais passam por ela para chegar ao Palácio de Buckingham. Mas você está fazendo o caminho contrário e chegando à…

15:40 – Trafalgar Square

Considerada o Centro da cidade e talvez a principal praça de Londres, a Trafalgar Square é palco de comemorações, protestos e exposições a céu aberto.

O nome vem da batalha de Trafalgar, na qual os britânicos derrotaram as forças de Napoleão. Ao centro da praça, está o monumento dedicado ao Almirante Nelson, que liderou a Marinha Real na costa de Cadis, Espanha. Trata-se da Nelson’s Column (Coluna de Nelson), protegida por quatro leões de bronze a seus pés. Importante: ainda não é ilegal subir nos leões.

Saiba mais sobre a Trafalgar Square

É só olhar ao redor para enxergar a…

16:00 – National Gallery

Ao fundo da Trafalgar Square, encontra-se a National Gallery, umas das principais galerias de arte do mundo. Vale a pena a visita, gratuita, pois o local dá guarida a obras de arte que vão agradar até aos não muito entendidos, com nomes como Leonardo da Vinci, Botticelli, Caravaggio, Renoir, Monet, Van Gogh e Picasso. Lembre-se de comprar o audio tour na entrada, a fim de saber um pouco mais sobre as pinturas e se orientar melhor no museu.

Saiba mais sobre a National Gallery

E ali ao lado…

18:00 – Café em St. Martin in the Fields

Embora não faça parte dos roteiros turísticos tradicionais de Londres, St Martin in the Fields é uma das igrejas (não catedrais) mais visitadas, devido, principalmente, a sua localização, ao lado da Trafalgar Square. Ela também é famosa por causa dos concertos que sedia e por causa de uma preciosidade que você vai conhecer agora: uma cafeteria em sua cripta. Então proveite, descanse um pouco, tome um café, coma algo rápido e siga em frente.

Mais sobre St. Martin in the Fields

Da praça, procure o Big Ben. Quando avistá-lo, à distância, siga por essa rua, que conduz a Whitehall:

Reprodução, Google Street View

18:30 – Whitehall

Você está entrando em Whitehall, área de prédios governamentais no local onde antes se situava o grande Palácio de Whitehall, na época o maior da Europa, residência oficial da monarquia britânica em Londres entre 1530 e 1698, até que um incêndio destruiu tudo – exceto a Banqueting House, a qual veremos em breve.

Conheça a história do Palácio de Whitehall

No caminho, você vai passar pela Great Scotland Yard. Não há nada para ver além da plaquinha da rua que deu o apelido à Metropolitan Police, hoje situada em outro local.

Depois da Great Scotland Yard, chega a…

18:35 – Household Cavalry

É o outro lado da Horse Guards Parade, onde ficam os guardas a cavalo. Aqui os guardas ficam bem pertinho do público, mas são os guardas mais irritados de Londres. Não sei por quê, mas parecem ter menos paciência com os turistas que posam ao lado deles para fotografias

Siga em frente para a…

18:45 – Banqueting House

Alguns passos adiante, encontra-se a Banqueting House, o único prédio que sobreviveu ao incêndio que extinguiu o Palácio de Whitehall. A Banqueting House é importante historicamente, já que serviu de palco para um dos eventos mais trágicos da cidade: o enforcamento do Rei Charles I. Novamente, nada de entrar. Seguimos andando.

Veja a história da Banqueting House

Poucos metros depois…

18:50 – 10 Downing Street

Não é tão fácil encontrar a residência oficial do Primeiro-Ministro, até porque você não vai poder entrar nem chegar muito perto. A famosa porta preta pode ser avistada à distância, fortemente vigiada e guardada por dezenas de policias e agentes de segurança, atentos a qualquer movimento. O local já foi alvo de diversos atentados terroristas.

Conheça a 10 Downing Street

Siga até a Bridge St e dobre à esquerda…

19:00 – Contemplando Westminster

Se você não comeu nada na cripta da igreja (talvez não tenha dado tempo), você pode comprar algo nos minimercados e cafés pelo caminho. Depois retome o caminho do Big Ben, aí em frente, e siga pela Westminster Bridge até encontrar a London Eye.

Os últimos horários da London Eye variam entre 20:30 e 21:30 de acordo com a época do ano (com exceção dos dias 24 e 31 de dezembro, quando o fechamento é muito mais cedo). Escolha de preferência o último horário, com ingresso comprado com antecedência, e chegue antes à London Eye, para garantir que você vá embarcar. Se tiver uns minutinhos até o horário, fique ao lado da roda-gigante admirando o acendimento das luzes de Westminster, o anoitecer e os belos contornos que o local ganha nessa hora.

Entre 20:30 e 21:30 – London Eye

A London Eye é a terceira maior roda gigante do mundo e um dos pontos turístico mais disputados de Londres. Ela possui 135 metros de altura e serve como um observatório da cidade.  O passeio dura 30 minutos e ainda dá direito a um cinema 4D, que você pode assistir antes.

Veja fotos e informações da London Eye

22:00 – Pub

É hora de encerrar o dia. Para fechar com chave de ouro essa imersão no pátio da Realeza, que tal uma visita a um bom pub?

Veja dicas de pubs em Londres

E também

Mais roteiros em Londres

Outros pontos turísticos na cidade

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

29 comentários

  1. Olá Mapa…adorei o site! Parabéns!

    Chego em Londres no dia 09/02/2015 no final da tarde, vou ficar no hotel próximo ao metrô Queensway, poderia me dar dicas do que fazer na noite que chego? E no dia seguinte dá para fazer esse roteiro partindo desse ponto? Preciso ir até a estação de Westminster?
    Obrigada

  2. Se eu for ao London Eye numa quinta-feira vocês acham que é necessário comprar a entrada com antecedência?? (Planejo ir no fim do dia)
    Obrigada desde já. Ótimo site. Parabéns! 😀

  3. Vou a Londres dia 07/10/2014 fico dois dias, uma noite, Vou ficar no Hotel Enrico na Warwick Way Londres. Sera que num dia e meio, consigo fazer este roteiro?

  4. Oi, estarei em Londres dia 01 de fevereiro de 2014, em pleno inverno. Consigo fazer este roteiro mesmo no inverno? E vale a pena o passeio na London Eye no inverno?

  5. Oi.. estou indo para Londres no dia 07/10 chego e fico ate dia 10/10…
    Quais os lugares que não devo perder?
    O que comer? O que devo levar na mala? frio, calor, meia estação;….
    Depois vamos a Paris mais 3 noites e Lisboa mais 3 noites..
    Sera uma segunda lua de mel….
    Obrigada

  6. Que site espetacular ! Parabéns e obrigado pelas informações, estou indo à Londres e seguindo a risca cada dica aqui publicada.. Nota 10.

  7. Olá, mapa! Eu de novo! Hehe Meu hotel fica próximo ao British Museum. Chego em Londres às 7 da manhã. Estou pensando em deixar as malas no hotel antes do check in e sair a pé. Será que consigo fazer esse roteiro, ou é longe? Quer dizer, pelo que entendi do mapa, o British Museum, apesar de ser central, parece um pouco mais distante dos outros pontos. O que vcs aconselhariam?

    • Oi, Sumaya. Tudo bom? Você chega às 7h da manhã no aeroporto (Heathrow?) ou à 7h da manhã no hotel? Porque, no Heathrow, você terá que deixar o avião, passar pela imigração, esperar pelas malas e depois pegar ônibus, trem ou metrô até o hotel. De metrô, imagino 50 minutos / 1 hora do aeroporto a Holborn. Nesse caso, contando tudo, você não chegará antes das 9h ao hotel. O Museu Britânico abre às 10h. Você pode comer algo e ir direto para o museu. Se quiser realizar esse roteiro, pode pegar um metrô de Holborn para Piccadilly Circus e ir descendo a pé pela Regent Street e depois por Whitehall. Se quiser, podemos orçar um guia turístico para o passeio em Westminster.

      Agência Mapa de Londres
      agencia@mapadomundo.org