Roteiro a pé pelo Soho

Leicester Square - Mapa de Londres
Leicester Square em festa. Foto: Mapa de Londres

Este é mais um roteiro de caminhada proposto pelo London Footprints, que tem uma parceria com o Mapa de Londres. Desta vez, vamos conhecer o Soho, saindo da estação de Piccadilly Circus e chegando, por fim, a Tottenham Court Road, não sem antes parar nos pontos turísticos, apreciar a vista e aprender sobre a história do lugar.

Da saída da estação, pegue a Glasshouse Street e siga pela Sherwood Street

O número 3 foi construído como a Snow’s Chop House em 1906. À esquerda, encontra-se o Regent Palace Hotel, de 1912. Uma ponte através da rua o liga a uma extensão de 1934. O Picaddily Theatre foi desenhado por Bertie Crewe e E A Stone em 1927-28.

Dobre à direita na Brewer Street

Originalmente, a rua possuía duas breweries (cervejarias). Na esquina da Lower James Street, está uma casa de 1780. Os números 72-74 foram construídos como escritórios para Burberries em 1922.

Pegue a esquerda na Great Pulteney Street

Os números 35-40 são casas datadas do início do século 18. Também existem propriedades arquitetadas por AE Hughes (números 32-34, de 1904, e 28-31, de 1911). A rua possui ainda diversas depósitos dos períodos vitoriano e eduardiano construídos para o comércio de lã, um deles inclusive com uma fachada de vidro esverdeado.

Dobre à esquerda na Beak Street

O Old Coffee House Pub era uma taverna histórica, construída em 1894. Há também uma placa azul para lembrar o local onde viveu o artista Canaletto no número 41-43.

Dobre à esquerda na Upper James St e chegue à Golden Square

A praça começou a ser construída em 1675, provavelmente de acordo com os planos do arquiteto Christopher Wren. Foi completada em 1706. Originalmente, havia 39 casas aqui, algumas delas remanescentes no lado oeste. No jardim central, encontra-se uma estátua do Rei George II em um traje romano.

Saia pela Upper John Street e cruze a Beak Street até a Kingly Court. Caminhe através dela, saia à esquerda e pegue a Kingly Street, à direita

O Blue Posts Pub data de 1892, e o Clachan, de 1898.

Pegue à direita na Great Marlborough Street

A Liberty foi desenhada por ET e ES Hall em 1922-23. O prédio de madeira utiliza madeira restaurada de dois antigos navios de guerra. A cobertura de telhas foi feita à mão. Do lado oposto ao belo relógio, você vê a Ideal House, arquitetada para a National Radiator Company em 1927, por Raymond Hood e Gordon Jeeves. Ela possui granito escuro em sua fachada. Ao lado, o antigo tribunal e a estação de polícia, de 1913-16, virou um hotel.

Depois da Liberty, dobre à direita

Aqui você encontra o Shakespeare Head Pub, de 1928.

Dobre à esquerda na Foulberts Place

O nome do lugar vem da escola de Henry Foubert (1710-78). Os números 33-39 são de um depósito dos anos 1890. Além disso, há escolas dos anos 1873 (lado norte) e 1871 (lado sul).

Dobre à direita na Marshall Street

Foi construída em 1733, em uma terra usada antes para enterrar vítimas da Grande Praga, de 1665. As habitações da City of Westminster foram construídas em 1906. Os banhos foram construídos no lugar da St James’s Workhouse em 1928-1931.

Pegue a direita para a Ganton Street e à direita ao longo da Newburgh Street

As casas aqui foram construídas na década de 1820, algumas delas restauradas. O Pub White Horse apresenta o estilo Art Deco.

Pegue à primeira à esquerda ao longo da Marlborough Lane e à esquerda na Carnaby Street Casas no lado leste foram construídas no lugar ocupado anteriormente pelo Carnaby Market nos anos 1820.

Dobre à esquerda na Broadwick Street

Os números 48-58, de 1720, foram reformados por Quinlan Terry com o desenvolvimento de 1980 da Dufours Place. A William Blake House foi construída em flats e escritórios nos anos 1960 onde Blake nasceu. Há uma escultura no local que lembra o fato. Adiante você encontra também o John Snow Pub, de 1870.

Dobre à esquerda ao longo da Poland Street

Os números 1-5 foram construídos no início do século 20. Também existem casas dos anos 1700 e o Star and Garter Pub.

À direita na D`Arblay Street

Uma passagem pelo número 21 conduz aos antigos estábulos e depósitos da Portland Mews.

À direita ao longo da Wardour Street e à direita na Peter Street

O Intrepid Fox Pub tem esse nome em homenagem a James Fox.

Direita na Berwick Street

Confira o mercadinho de rua.

À esquerda na Broadwick Street

Há escritórios desenhados por Richard Rogers em 1998-2000.

À esquerda para a Ingestre Place

As habitações populares de St James foram construídas para mulheres solteiras em 1886.

À direita na Silver Street e à esquerda ao longo da Lexington Street e depois à esquerda na Brewer Street

A Lex Garage foi arquitetada por JJ Joass e Robert Sharp em 1928-9.

À direita na Rupert Street

O Apollo Theater (1901) fica à direita e a Gielgud à esquerda. Foi renomeado após a reconstrução do Shakespeare Globe.

À esquerda Shaftesbury Avenue

Ao lado da Gielgud, está o Queen’s Theatre. Ambos foram desenhados em 1907, mas o teatro da Rainha teve de ser remodelado após os bombardeios da Segunda Guerra.

À esquerda na Wardour Street

St anne’s Church foi construída em 1677-86 e a Torre, acrescentada em 1717. A torre foi restaurada em 1803 e sobreviveu a um ataque em 1940 que destruiu o restante da igreja. Foi reconstruída em 1989.

À direita na Meard Street

As casas foram construídas pelo famoso John Meard em 1722-33.

À esquerda ao longo da Dean Street

O Quo Vadis possui uma placa azul em lembrança a Karl Marx, que morou no local em um período de grande pobreza. O Soho Theatre foi convertido em 2000 a partir da West End Synogogue.

Dobre à direita na Carlisle Street para a Soho Square

Foi construída no fim dos anos 1670, com 41 casas ao redor de um jardim central. O prédio com fachada de madeira no centro, de 1922, abriga uma subestação de energia elétrica. Ao norte, uma estátua de Charles II. A Igreja Protestante da França foi desenhada por Aston Webb e St patrick RC Church, por John Kelly, ambas em 1891. Diversos outros prédios históricos podem ser contemplados no local.

Saia pela Frith Street

O Dog and Duck Pub foi construído em 1897.

À esquerda na Old Compton Street

O Prince Edward Theatre foi construído em 1929-30.

À esquerda na Greek Street

Preste atenção ao número 48.

À direita na Manette Street

O nome advém do Dr Manette, do conto de Charles DickensA Tale of Two Cities. Do lado oposto, veja a parte de trás da capela da House of St Barnabas. O prédio, de 1862, possui vitrais belíssimos.

Dobre à esquerda na Charing Cross Road para chegar à estação de Tottenham Court Road

Pronto, a caminhada chegou ao fim. Agora basta agradecer gentilmente ao site London Footprints, que fornece diversos roteiros em Londres.

Artigo anteriorTottenham Court Road reabre após reformas
Próximo artigoLondres através das décadas