Reembolso de impostos de compras em Londres

Reembolso de impostos de compras em Londres

Quer aproveitar a cotação da libra, cada vez mais acessível, e fazer umas comprinhas em Londres? Então não esqueça de pedir o reembolso de impostos antes de voltar ao Brasil. Você pode economizar até 20% do valor de notebooks, câmeras, eletrônicos e roupas. Gostou?

O que é

VAT significa Value Added-Tax, um imposto que incide sobre quase todas as mercadorias e serviços, exceto produtos com valor de exportação superior a 600 libras, carros, barcos, comida, jornais, revistas livros e vestuário infantil. O sistema de reembolso se chama Retail Export Scheme ou Tax-Free Shopping. Nem todas as lojas participam desse esquema, e algumas estipulam preço mínimo de compra (normalmente 75 libras).

Quem tem direito

Turistas e estudantes brasileiros no Reino Unido têm direito ao reembolso, desde que as compras sejam realizadas dentro de três meses antes da saída da União Europeia (como alguns têm dúvida, reitero que, por enquanto, o Reino Unido faz parte da União Europeia) e não voltarão à União Europeia nos 12 meses seguintes. Ou seja, se você está estudando há cinco meses em Londres e comprou um notebook na segunda semana de viagem e uma câmera uma semana antes do retorno ao Brasil, você poderá recuperar apenas os impostos da câmera. Para não perder o direito, é melhor não utilize o produto ou remover sua etiqueta (caso haja).

Como participar

  • Antes de comprar, certifique-se de que a loja participa do Retail Export Scheme. (Como? Perguntando para o vendedor algo como “Can I have the tax refund after buying it?”.)
  • Caso a resposta seja afirmativa, então peça pelo formulário, que se chama VAT 407. Preencha-o corretamente.
  • Na hora de voltar para casa, no aeroporto do último país da União Europeia pelo qual você passar, esse formulário deve ser apresentado, juntamente às notas fiscais e ao seu passaporte, à alfândega, antes do check-in. Atenção: 1) os agentes podem pedir para verificar as mercadorias antes de carimbar os formulários, então deixe tudo à mão; 2) Como sempre há filas para requisitar o reembolso, chegue cedo ao aeroporto.
  • Leve os formulários carimbados para a Travelex, que possui estandes no Heathrow (terminais 1, 3 e 4) e no Gatwick e atende às duas empresas que fazem o serviço de refunding, a Global Blue e a Premier Tax Free.
  • Agora você deve decidir o sistema pela qual receberá o reembolso. As duas maneiras mais recomendadas são o dinheiro vivo (na hora) e o crédito no cartão de crédito (alguns dias depois). Também se pode realizar essa operação pelo correio, o que demora mais tempo.
  • Repetindo: se você sair de Londres para outro país da União Europeia, você só pedirá o reembolso no último país da UE antes do retorno ao Brasil.
Foto: Carl Silver

Quanto recebo de volta

A conta não é tão fácil quanto parece, pois não se deve calcular os 20% do valor final, com o imposto incluído, e sim do valor bruto do produto, antes das taxas. Além disso, há uma cobrança pequena por cada formulário. Por isso, talvez seja mais rápido recorrer a esta calculadora de devolução do VAT.

Veja quanto você receberá de reembolso

Exemplo do cálculo. Digamos que uma família tenha adquirido uma câmera fotográfica de 150 libras e um laptop de 350 libras durante a viagem ao Reino Unido.  Quanto essa família receberá de volta?

Reprodução

Gasto total: 500 libras.

Reembolso: 56,50 libras.

Com essa economia, talvez dê para gastar um pouquinho mais em passeios e outras atrações.

Veja onde comprar

Eletrônicos

Roupas

Dicas de lojas de roupa em:

Oxford Street

New Bond Street

Carnaby Street

E também:

Lojas de departamento

Westfield Stratford City, o maior shopping da Europa

Boxing Day: liquidação em Londres

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

97 comentários

  1. recebi o reembolso da compra de um IPhone, no guiche no centro de Londres e quando embarquei no aeroporto a seção do tax free no aeroporto estava fechada, portanto não depositei o envelope de confirmação de embarque. o que devo fazer.

  2. Bom dia,

    Gostaria de saber se os produtos da Aplle com o iPhone que custa 699 libras, já está com esses 20% inclusos??? e se comprar ele, posso pedir a devolução desse imposto.

  3. Boa tarde!

    Li acima que o valor máximo da compra é de 600 libras, então, se eu comprar o iphone de 699 libras não tenho direito a pedir a restituição? “exceto produtos com valor de exportação superior a 600 libras”.

    Abs,

  4. Olá! Mesmo que o Reino Unido tenha saído da União Europeia, o reembolso da taxa deve ser feito no ultimo país da UE? Eu vou para Londres e na volta venho por Amsterdã e depois Paris. Devo pedir em Paris o reembolso mesmo após o Brexit, ou peço em Londres mesmo? Desde já obrigada!

  5. o último país para pedir tax free conta a conexão ? Vou sair de londres com conexão em Amsterdã ( duas horas) 🙁
    Obrigada pelas dicas , seu blog vai ser exatamente o “guia de viagem “

  6. Olá, tenho uma duvida .. voltei de Londres já fazem uns 50 dias e até agora não recebi meu tax free, o qual a menina falou que seria depositado no meu cartão. Vc sabe aonde posso procurar ajuda para verificar isso? Obrigada.

  7. Prezados, agradeço se puderem responder algumas questões…. Recebi de uma loja em Londres o documento para solicitar reembolso do imposto, carimbei no aeroporto do meu último destino e levei ao balcão da Global. Lá fui informado que aquele pedido específico não era com eles. Por isso pergunto: onde eu deveria ter entregue? Ainda posso enviar? Há algum tipo de multa por ter iniciado o processo e não ter entregue o documento?
    Muito obrigado!

  8. Vou para paris e por último londres com uma conexao muito apertada em lisboa, assim as compras que fizer em paris posso pedir o reembolso em londres? Será que vale a pena eu pegar o rembolso nos escritorios locais e somente o carimbo no aeroporto de londres? Obrigada!

  9. PERGUNTO SE ALGUEM PUDER NOS AJUDAR……………..FATURAS DE LOCAÇÃO DE CARROS RECEBIDAS APÓS DEIXAR O PAIS ( iNGLATERRA) PODEM USUFRUIR DO REEMBOLSO ( TAX FREE) ?

  10. Olá.
    Estou saindo da Inglaterra pelo aeroporto de Birmingham com conexão em Amsterdã. Entendo que devo fazer a solicitação no ultimo país antes de deixar a União Européia. O problema é que irei despachar minhas malas para o destino final, que é SP, já em Birmingham. Neste caso devo solicitar em Birmingham. Sabes me dizer se posso carimbar o formulário em Birmingham e pedir o valor em Amsterdã? Pois até onde procurei não tem nenhuma agencia no aeroporto de Birmingham.
    Obrigado,
    Jehan.

  11. Caso seja solicitado o reembolso é necessário/recomendável que se faça a declaraçao de todas mercadorias na receita federal ao chegar?
    haverá alguma relação entre as duas declarações?

  12. Há três anos, saímos da Europa por Madri. Lá fizemos a solicitação ,e eles não pediram para ver as mercadorias . Conversei com várias pessoas e ninguém dos que conversei precisou mostrar os produtos. Irei novamente em Agosto e torço para que tudo corra bem novamente. E, o reembolso pelo cartão de crédito naquela época veio em duas parcelas, a da França realmente chegou antes dos demais países, e é muuuuito bom receber o dinheirinho de volta. E, existem escritórios por exemplo na Champs Elysés , que “compram” esses formulários e pagam em dinheiro na hora, porém óbvio, eles cobram uma porcentagem do valor total . Para quem está apertado de $ pode ser uma boa!

  13. O valor de cada nota tem que ser minimo de 75 libras? Posso comprar varias vezes na mesma loja valores menores e juntar as notas?

  14. Bom dia, estou de ferias em portugal, a loja primark disse que eu poderia ir ao aeroporto 5 dias aantes da viajem para fazer o taxi free, gostaria de saber se devo levar as mercadorias, antes de embarcar e se as mercadrias poderao ser despachadas antes ou depois do voo. Obrigada.

  15. Bom dia! Estou estudando na França desde fevereiro/14 e vou a Londres por 4 dias mas meu retorno ao Brasil será em Julho. Minhas dúvidas: o desembolso só serve para eletrônicos? Valendo para outros itens, há um limite mínimo de valor da nota fiscal? Esse mesmo procedimento de reembolso de taxas vale para compras na França também? Obrigada..

  16. Olá, já vi perguntas semelhantes, mas ainda persiste a dúvida.
    Primeiro irei a Londres e deixarei a Europa por Paris. Assim, mesmo a Inglaterra não fazendo parte da comunidade europeia, o detaxe das compras feitas em Londres será feito em Paris?

  17. Olá,
    Eu e minha esposa estaremos indo para Espanha, França e Inglaterra e retornando para a Espanha (Madrid), para assim retornar ao Brasil. Dá pra pedir o reembolso em Madrid após as compras nos 3 páises? Tenho que declarar isso aqui no Brasil?

  18. Boa tarde,

    Estou indo amanha para Europa. Irei passar por vários países. Vou sair de Paris para Marrocos( 03 dias) e entro novamente por Londres. Vou embora por Amsterdã.
    Estou confusa em relação ao tax free. Saio e entro , novamente, na União Européia… Será que posso fazer o tax free de tds os paises no fim? Ou como vou ao Marrocos tenho que fazer na França e depois em Amsterda qd sair de vez p o Brasil?
    Aguardo breve ajuda!
    Obrigada

  19. Olá, gostaria de saber se eu comprar um IPhone e utiliza-lo durante a viagem poderei pedir o VAT qdo voltar ao Brasil?
    Alguém já fez isso?
    Obrigada.

  20. Interessante. fiz o processo de 3 tax refunds em Londres: 1 referentes a produtos comprados na França, os quais jã foram creditados em meu cartão, e 2 referentes a produtos comprados em Londres, estes nem sinal algum ainda! Enviei os franceses para a Eslováquia, e inclusive mandei selar, e o inglês para a Inglaterra mesmo, também selado. Espero não dançar com o Refund inglês!!!!!!

  21. Ola,
    Gostaria de saber se eles devolvem o VAT quando o valor total da compra é a cima de 1000 libras. Existe um maximo? Grata

  22. Não tive tempo de pegar a restituição do imposto devido ao horario do vôo. Existe um prazo para fazer este processo? Digo isso pq voltarei a Londres e penso em tentar. Será que existe a possibilidade? Já se passaram mais de 1 ano. Desde já agradeço por alhuma informação.

  23. Olá !Gostaria de saber se posso efetuar o reembolso no aeroporo dias antes de voltar para o Brasil ?
    E pelo fato deu ser menor de idade e intercambista ,se haverá algum problema ?

  24. Eu fiz um intercambio de 3 meses na Inglaterra de abril a junho e peguei o tax refund! Eu estou querendo ir lá no final do ano passar uns dias, eu posso???? Porque existe uma historia de quem pega o tax refund n pode voltar lá durante 12 meses! Eh verdade???

  25. Olá!
    Depois de Londres, sairei de avião para Nice, França. Mesmo estando ainda na Europa, eu posso solicitar o reembolso?

  26. Olá,
    Fiz uma viagem Paris-Londres durante os dias 4 a 18 de julho. O meu voo para voltar ao Brasil era de madrugada (04:00 no Aeroporto) e o gerente do hotel sugeriu que saíssemos as 03:00 ja que não haveria trânsito. O voo partiu as 06:00, entretanto das 04:00 as 6:00 nao houve tempo para solicitar o reembolso visto que era necessário fazer o check-in, despachar as malas, etc… Segundo o calculo que eu realizei, o valor que me seria reembolsado seria perto de £400 ( bastante para mim ). E agora ? Como prosseguir ? Ja estou no Brasil ? Há algum protocolo que eu possa seguir ? Perdi o meu dinheiro, simples assim ?

    Grato desde já,
    Gabriel.

  27. Olá, passarei por algumas cidades da Europa em julho, posso fazer o procedimento do VAT no último país? Ou preciso fazer em cada país? Pq só usarei aeroportos na chegada(Londres) e na saída(Amsterdã).
    Obrigada!

  28. olá, acabei de voltar de Londres, mas por falta de informação, não fiz o procedimento de restituição do VAT no aeroporto. Estando de posse das notas fiscais existe alguma possibilidade de fazer o procedimento já no Brasil?
    Obrigada.

  29. Olá, estou morando na frança, e viajo para inglaterra, não tenho passagem para o brasil, para o reembolso, sabe como devo proceder nesse caso?
    … grato.

  30. Pessoal, olá!
    Gostaria de saber o horário e dias de funcionamento para solicitação do tax refund do aeroporto, tanto na alfândega quanto na Global Blue ou Premier Tax Free. Vocês sabem estas informações?
    Desde já obrigado.

  31. Não achei no site oficial a menção que o produto comprado precisa estar novo, na caixa e sem uso. Isso procede mesmo? Teria alguma referência pra ajudar nesta consulta? Obrigado! =)

  32. Olá! É chato perguntar algo do tipo, mas os impostos brasileiros chegam a ser ridículos de tão caros. Assim sendo: pretendo comprar um notebook em Londres e pedir tax free na loja preenchendo o formulário e tal… Com esse formulário, eu apresento pro fiscal do aeroporto antes do checkin, correto? Após toda essa apresentação, dá tempo de jogar uns arquivos pessoais dentro do note antes do checkin?

    Pergunto por causa do velho migué de chegar no Brasil e considerá-lo uso pessoal e não ser taxado. Ganho duas vezes (recebo o imposto de lá e não pago o daqui).

    Obrigado.

    • Daniel,

      Seu computador não terá o selo da Anatel e, mesmo que você conseguisse um, o número do registro da máquina seria capaz de te denunciar. Em resumo, se você foi barrado pela Alfândega no Brasil, descobriu isso da pior forma possível. Pagando imposto e multa!!!

      Daniel, concordo que os tributos brasileiros são muito altos e que dá uma dor no coração pagá-los. Mas ao tentar fugir de pagar os tributos você só está procurando resolver seu problema individual e não colabora em nada com a solução do problema geral. Inclusive nem o seu problema conseguirá resolver porque, no mínimo, você irá comprar serviços no Brasil e precisará pagar os famigerados tributos.

      Penso que a melhor solução é pagar nossos tributos corretamente e cobrar sua melhor utilização pelo Estado para que permita sua gradual redução. Isso é cidadania e o país cresce com isso e no futuro todos ganham.

  33. Olá, eu esqueci de pegar o formulário na sony center que fiz a compra, posso ir direto para o aeroporto e peço um formulário lá ou tenho que voltar na loja e pedir o formulário da loja específica?

  34. Olá, eu esqueci de pegar o formulário na Primark que fiz a compra ontem, posso ir direto para o aeroporto e peço um formulário lá ou tenho que voltar na loja e pedir o formulário da loja específica?

    Obrigado e parabéns pelo post.

  35. Viajarei de Londres para Paris pelo trem Eurostar, com embarque na Estação Internacional St. Pancras. Como faço para solicitar a devolução do VAT? As despesas com hotel e restaurantes são elegíveis?

    • Oi, Avelar! Tudo bem? Essas despesas são elegíveis, sim. Na dúvida, pergunte e peça os formulários.

      Sobre sua saída de Londres:

      Você deve pedir o reembolso no aeroporto internacional do país pelo qual você deixará a União Europeia. Ou seja, você não pedirá a devolução em Londres, e sim na última parada na União Europeia antes de retornar ao Brasil.

  36. Quem vai fazer intercâmbio também tem direito ao reembolso?
    É feito uma éspecie de processo no aeroporto e lá você é reembolsado?

  37. Bom dia, estou em Londres e vou ficar aqui por 10 meses.
    Eu comprei um celular nesta semana e gostaria de saber se quando eu voltar para o Brasil, em fevereiro de 2013, eu ainda terei direito ao reembolso.
    Obrigada

  38. Bom dia, estou em Londres e vou ficar por 10 meses aqui.
    Eu comprei um celular nesta semana e gostaria de saber se quando eu voltar para o Brasil, em fevereiro de 2013, eu ainda terei direito ao reembolso.
    Obrigada

  39. Obrigada por esclarecer, Gustavo. mas como a moeda é libra, eu devo converter o valor de dólares para libras? quer dizer, 500 dólares são mais ou menos 315 libras…

  40. Vou passar 5 dias em Londres em dezembro e gostaria de fazer umas comprinhas, de tudo um pouco, roupa, calçado, eletrodomésticos e etc.. mas to com dúvida em relação a quanto posso comprar sem ser barrada pela alfândega ou coisa parecida. Valeu!

    • Oi, Tatiane. Tudo bem?

      O limite é aquele mesmo: 500 dólares. Mas você só precisa declarar se adquirir itens que custem mais do que esse valor (notebooks e eletrônicos, por exemplo). Dá pra comprar muitas roupas e calçados, sem problema.

      Gustavo
      Mapa de Londres

      • Esclarecendo o comentário anterior e editando este aqui com ajuda do leitor Diego, que me corrigiu com razão no comentário abaixo. Para que não haja dúvida: deve-se somar todos aqueles itens que não são considerados como bens de uso pessoal para compor o limite.

        • Gustavo,

          Você acabou corrigindo errado sua informação. O limite de 500 dólares é global e não individual como você corrigiu. Ou seja, deve-se somar todos aqueles itens que não são considerados como bens de uso pessoal para compor o limite.

          Ex: Se você comprou um notebook de 300 dólares e um vídeo game de 150, ainda pode comprar mais alguma coisa de 50 dólares sem precisar pagar imposto. Mas se você comprar um notebook de 600 dólares e o mesmo vídeo game que dará um total de 750 dólares, terá pagar o tributo referente a 250 dólares que passou de sua cota. Neste caso, inclusive, terá que declarar os dois itens.

          Cuidado para os bens de uso pessoal. Tire dúvidas no site da Receita Federal.

  41. Vou passar somente 02 dias em Londres e chego e saio de trem. Também posso solicir este reembolso na estação de trem ou só indo ao aeroporto?

    • Eu só fiz o processo no aeroporto de Heathrow. Li que quem viaja para outro país europeu após Londres deve realizar esse pedido de tax refund na alfândega do país de onde partir o voo para o Brasil. Se alguém tiver experiência nesse tipo de situação, por favor informe! 🙂

      Gustavo
      Mapa de Londres

  42. Nao recebi o VAT no aeroporto, pois tive problemas no chekin, e nao deu tempo de solicitar o reenbolso. estou de posse dos formularios e envelope, posso solicitar atraves dos correios? e como devo proceder nes caso?

    Aguardo uma resposta, desde ja, muito obrigada,
    Neide Costa

    • Neide, peço muitas desculpas. Não sei por quê, mas não recebi o aviso de que havia comentários neste post. Você chegou a carimbar os formulários do tax refund na alfândega ou não conseguiu? Porque sem esses carimbos dos agentes da alfândega fica completamente inviável a solicitação do reembolso, infelizmente. Perdão mesmo por essa demora na resposta!

      Gustavo
      Mapa de Londres

      • Olá Gustavo,

        Posso concluir então, que é impossível pedir o reembolso, se já voltei ao Brasil?

        Tenho o formulário da loja e o envelope, porem não tenho os carimbos da alfandega…
        Acabei não fazendo no aeroporto CDG – Paris, pois só lembrei depois de ter passado para a área de embarque…