Quanto tempo em cada atração?

Quanto tempo em cada atração?

Big Ben - Palácio de Westminster - Primavera - Mapa de Londres.
Visita ao Parlamento demora quase 2 horas . Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

Muitos leitores que vão viajar para Londres a turismo perguntam quanto tempo devem ficar em cada uma das atrações da cidade.

Minha primeira reação é explicar que a duração das visitas varia de acordo com 1) Interesse no assunto (e concorrência desse interesse com outros interesses na cidade), 2) Quantidade de dias em Londres.

Atualmente, porém, estou me inclinando a responder de forma mais direta:

2 horas.

Não se iluda: com duas horas, você não desvenda, em sua plenitude, quase nenhum museu de Londres, com exceções bem restritas, como a casa do Sherlock Holmes.

Então por que 2 horas?

– O tempo do turista costuma ser bem limitado.

Mesmo com mais horas, conhecer um museu grande por completo em apenas uma visita é apenas ilusão.

– A partir de duas horas, se você estiver realmente prestando atenção ao que estiver vendo, ouvindo e lendo, você vai começar a ficar cansado – especialmente nos museus que exigem um alto grau de contextualização histórica, como o Museu Britânico.

– Com um tempo pré-determinado (Exemplo: neste museu, não vou passar mais de 2h30), você tende a se programar melhor, prestar mais atenção aos mapas, tomar o tempo necessário nas áreas de maior interesse e se desvencilhar da ilusão de que você pode desbravar um lugar como a Torre de Londres em apenas algumas horas.

Para algumas atrações, você pode reservar até menos tempo:

Menos de 2 horas?

London Eye – 30 minutos

Mas não esqueça a fila.

London Bridge Experience – 1h20

Mas não esqueça a fila.

London Dungeon – 1h20

Mas não esqueça a fila

Museu de História Natural – 1h30

Vá direto para a ala dos mamíferos e a dos dinossauros.

Museu de Ciências – 1h30

O primeiro andar é o mais interessante. Não esqueça de fotografar o foguete nazista que levou o homem à Lua (leia o post para entender). Os dois andares de cima, bem interativos, vão fazer mais sucesso com as crianças

Tours em estádios – 1h30

O passeio pelo estádio dura 1 hora e depois tem a visita ao museu, normalmente pequeno.

Monument – 1 hora

Com subida e descida.

Royal Mews – 1h30

A carruagem dourada, a Gold State Coach, é a maior atração.

Sherlock Holmes Museum – 1h

Contando o tempo na lojinha ao lado (aliás, não deixe de visitá-la).

Charles Dickens Museum – 1h

Mesma história do museu do Sherlock.

Mais de 2 horas?

Há, por outro lado, atrações às quais você pode dedicar bem mais tempo. As galerias e museus de arte, como National Gallery, National Portrait Gallery, Tate Modern e Tate Britain, são alguns exemplos. Quem entende do assunto vai querer ficar muito mais tempo em cada uma. Passeios que envolvem uma grande carga de história, como a Torre de Londres (não deixe de fazer o tour com um Beefeater) e o British Museum (pegue o mapa na entrada), também estão nesse grupo.

Na verdade, o Museu Britânico destoa de todo o resto, porque é imenso, tem 8 milhões de objetos e pode ser comparado apenas ao Louvre, de Paris. Mas, a menos que você tenha um interesse específico no museu, não adianta você reservar oito horas seguidas para conhecê-lo. É informação demais. A dica aqui é buscar as áreas de seu maior interesse dentro do museu ou planejar um roteiro para encontrar algumas das peças mais importantes.

Há ainda aquelas atrações que envolvem grandes deslocamentos, como Richmond Park, Kew Gardens e Estúdio do Harry Potter. Para essas, você precisa de uma tarde inteira.

Leia também

Roteiros em Londres

Guia de atrações

Dicas de hotéis

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

5 comentários

  1. Minha filha está atualmente em Londres e estou mandando todas essas dicas para ela.
    Se realmente derem certo, o site é excelente, principalmente da maneira que as dicas são apresentadas!!

  2. Nossa, contar com o tempo na fila é crucial. Comprei aquele combo de ingressos com London Eye + Madame Tussauds + London Dungeon + Sea Life e para a primeira atração você corta a fila. No entanto, para as demais… o mais grave foi o London Dungeon, onde passei 2h15 na fila entre períodos de chuva. Foi ótimo – sqn. Mas compensa, gente, eu adorei! 🙂