Quando viajar para Londres

Quando viajar para Londres

40
Hyde Park no verão. Foto: Mapa de Londres
Hyde Park no verão. Foto: Mapa de Londres

Muitos perguntam qual é a melhor época para viajar para Londres. A resposta varia conforme os objetivos e características do viajante. Cada mês e estação do ano proporciona diferentes atrações para o turista na capital britânica. Na equação, os dois principais fatores são o clima e a programação cultural da cidade.

Quando viajar para Londres a turismo

Chuva

Como costumava lembrar o ex-prefeito, Boris Johnson, chove menos em Londres do que em Roma. Historicamente, quem viaja para a capital britânica encontra menos precipitações nos meses de julho e agosto. Em cada um, em média, há ocorrência de chuva em sete dias. Depois, maio, junho, setembro e fevereiro são os meses em que menos chove, oito a nove dias por mês.

Veja médias de temperaturas e horas de sol para decidir em que época viajar para Londres:

Temperaturas em Londres

Médias ao longo do ano (Graus celsius)

Janeiro: 2,5 a 7,9

Fevereiro: 2,2 a 8,2

Março: 3,8 a 10,9

Abril: 5,2 a 13,3

Maio: 8 a 17,2

Junho: 11,1 a 20,2

Julho: 13,6 a 22,8

Agosto: 13,3 a 22,6

Setembro: 10,9 a 19,3

Outubro: 8 a 15,2

Novembro: 4,8 a 10,9

Dezembro: 3,3 a 8,8

Sol em Londres

Horas de luz solar por dia em média

Janeiro: 8

Fevereiro: 9

Março: 11

Abril: 13

Maio: 15

Junho: 16

Julho: 16:30

Agosto: 16

Setembro: 14

Outubro: 11

Novembro: 10

Dezembro: 8

Neve em Londres?

Londres é bem mais cinzenta do que esbranquiçada. O leitor que deseja ver neve pode se decepcionar: a capital britânica certamente não se constitui da melhor opção para flagrar flocos cadentes e produzir bonecos de neve. Na área central, onde pululam os turistas, raramente neva. Quando acontece, dificilmente o evento dura tempo suficiente para tornar suas fotos mais “natalinas”, digamos. Esse comportamento mais tímido da neve se deve ao clima de Central London, normalmente mais quente do que nas áreas periféricas da cidade.

Se, mesmo assim, você deseja enfrentar o inverno londrino, encarar baixas temperaturas e torcer pela neve, experimente desembarcar aqui entre a metade final de janeiro e a metade inicial de fevereiro. Ah, é bom lembrar: se você quer ver neve em Londres, está alguns séculos atrasado.

Conclusões sobre o clima em Londres

Pensando apenas em clima, temperaturas e sol, você deve considerar realizar sua viagem nos meses de maio, junho, julho, agosto ou setembro.

Nessa época, você não precisará se preocupar com casacões pesados, poderá aproveitar uma quantidade razoável de horas de sol para visitar lugares abertos e caminhar pela cidade e não será atormentado constantemente pela chuva. No verão, mesmo que você detecte um princípio de chuva, não precisa se desesperar: ela costuma cessar rapidamente. Se um temporal interromper seu passeio, ingresse em um pub para mergulhe na Londres etílica ou em um museu fechado, como o British Museum e outras dezenas de opções gratuitas na cidade.

Ingressos para as atrações de Londres

Programação cultural em Londres

Londres tem eventos interessantes todos os dias do ano. Shows da sua banda favorita, peças em cartaz no teatro, festivais de rock, premieres de cinema, apresentações circenses, maratonas, corridas, jogos de futebol, Wimbledon, etc, etc, etc. Esse tipo de programação você deve pesquisar antes de definir a data de sua viagem. E se os Kinks fizerem um revival bem no ano em que você decidir viajar para Londres? E se o Paul McCartney fizer um show gratuito no Hyde Park? E se os Rolling Stones se juntarem ao Who para uma apresentação apoteótica? Imagina chegar um dia antes ou um dia depois…

Para curtir apresentações musicais na cidade, uma boa dica é viajar pra Londres no verão. É quando ocorrem os grandes festivais de música e a maioria dos grandes shows.

Mês a mês em Londres

Principais atrações e dicas mês a mês:

Londres em novembro

Londres em dezembro

Londres em janeiro

Londres em fevereiro

Londres em março

Londres em abril

Londres em maio

Londres em junho

Londres em julho

Londres em agosto

Londres em setembro

Densidade de turistas

O problema é que, em julho e agosto, os turistas tomam conta da cidade. Todas as principais atrações têm fila, e comprar ingressos antecipados é necessário em várias delas. Até para tirar foto em pontos turísticos tradicionais, como Piccadilly Circus, é difícil, de tanta gente com câmeras em punho e disposição para registrar o momento.

Hyde Park Winter Wonderland
No inverno, Hyde Park Winter Wonderland

Londres no fim do ano

Pensando em viajar para Londres em novembro e dezembro? Veja o que esperar da cidade nessa época.

Natal

Há muitos motivos para conhecer Londres em dezembro. Nessa época, com a aproximação do fim do ano, as principais ruas da cidade se transformam completamente para receber o Natal. Você verá luzes piscantes em forma de presentes, renas douradas, papais noéis, decorações nas fachadas das lojas de departamentos e até cerimônias com shows para o acendimento das luzes. Além da estética das ruas, o Natal também oferece uma ampla gama de encenações, missas especiais, concertos e outros eventos correlatos. Isso, claro, antes do Boxing Day e as liquidações com descontos de até 80%.

Réveillon

Quem visita Londres nesse período pode se regalar com um dos maiores espetáculos de Réveillon da terra. Em Westminster, no epicentro do poder e da realeza, a queima de fogos é uma verdadeira apoteose, com participação especial do Rio Tâmisa, da London Eye, do Big Ben e de hits da música britânica.

Patinação no gelo

Outra vantagem para quem resolver curtir Londres no inverno são as pistas de patinação no gelo, que oferecem uma experiência bem interessante e divertida para os visitantes. Elas normalmente abrem novembro e fecham em janeiro. O melhor de patinar no gelo em Londres é que você poderá cair tombos em ícones da cidade, como a London Eye, a Torre de Londres, o Museu de História Natural – todos belos cenários para suas fotos.

E você, já viajou para Londres? Vai viajar? Deixe um comentário e conte sua experiência: quando, como, com quem…

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

40 comentários

  1. É possível conhecer Londres os lugares abertos em Londres no final de dezembro e início de janeiro? O frio é tão intenso a ponto de não dar para ir com uma criança de dois anos para a rua?

  2. Ai, Londres é simplesmente incrível, fui no meio do ano durante a época da copa, no meio de junho e fiquei ate o final de julho.
    Recomendo ir a Londres no verão, já que é a época em que os parques ficam simplesmente maravilhosos e com os dias “mais compridos” pode-se aproveitar bem e conhecer muitas atrações em um só dia,sem contar que os pontos turísticos são bem próximos uns dos outros e você chega com muita facilidade em todos eles, até mesmo a pé que é ótimo para explorar a cidade. Chegando a Londres adquiram um chip local e instalem internet, que é o que ajuda muito para encontrar os principais pontos turísticos. E curtam muitoooooo porque a cidade alem de linda é muito receptiva, deferente do que ouvi aqui que os ingleses são frios, fui muito bem recebida e acolhida na cidade.

  3. A minha esposa é louca para conhecer Londres, e estamos querendo ir no ano que vem em abril, ela ama Jane Austen e eu quero muito conhecer e ver um jogo do Chelsea em Stanford Bridge, pergunto é muito caro esses passeios.

  4. Olá, Vocês estão de parabéns por tudo. O site é completo e lindo!!.Vou com meu marido à Londres no início de outubro, dias 2,3,4. Você acha que devo levar roupas de frio? casacões ou mais leve? Estou meio preocupada com a mala, pois viajo de low cost e roupas de frio, sempre ocupam muito espaço. Dê uma ajudinha…rsss. Obrigada. Abração!!

  5. Olá, eu e minha irmã estamos nos programando para ir pra Londres dia 8 de janeiro. Vocês acham que vale a pena? Que da pra fazer bastante coisas na cidade durante o dia e sair de noite?
    A gente também está pretendendo ficar em Hostel, nessa época eles são bem cheios ou não?

  6. Eu,minha amiga e a mãe dela vamos a Londres em 2015, a gente ainda ta vendo se vamos no meio do ano(em julho) ou no final do ano para ficar pro ano novo,também estamos vendo pacotes,mais que tenha bastantes dias para poder aproveitar Londres,não sabemos quanto levar,em relação a roupa(o que devemos levar)

  7. Olá, contratei una viajem para Londres para final de Janeiro inicio de Fevereiro de 2015, vou ficar 15 diad la, tenho medo de passar frio, vou ter que levar basyante casacos nao é? E em questão de dinheiro, a comida e os passeios são muito caro? Nao sei quanto levar…
    Obrigado

  8. Olá. Acabo de fechar contrato pra ir a londres em janeiro/15 mas já ando me adiantando quanto a lugares para compras e passeios pela cidade. Visitar o Westfield Stratford vale a pena? É fácil de achar? Vou ficar 3 dias e meio na cidade e pretendo visitar os principais pontos (na minha opinião: london eye, oxford street, palácio, hyde park, parlamentom, etc), no 2o locais para compras e no 3o o Madame Tussauds. Obrigada!

  9. Olá estou indo para Londres no final de outubro/2014, ficarei 3 dias 4 noites na cidade, será que é muito apertado? um dos dias farei o tur ( stonehenge+oxford+windsor) vale a pena? custa 54 libras e é o dia todo, estou bem em dúvida se faco, e nos outros dois dias farei visita pela cidade (sealife +london eye+madame tussaud+big ben+bastilha+palacio+troca da guarda+night+picadilly) será que dá tempo????

    Estou bem em dúvida.

    Obrigado

  10. Olá, vou para Londres dia 20 de Junho e estou com duvidas de que tipo de roupas levar.
    Posso levar shorts ou bermudas? Pensei em levar leggin para usar durante o dia e economizar espaço na mala.
    Estou adorando as dicas.
    Bjs

  11. Olá, vou viajar para Londres mas ainda não decidi que época do ano eu vou, eu pretendo fazer compras, visitar os principais pontos turísticos, qual a melhor época?

  12. Ola,boa tarde. Gostaria de saber como faco para mora e trabalha legalmente em Londres? Pois sou apaixonado com o Pais e quero muito poder realizar esse sonho.

  13. Somos da terceira idade.
    Pretendemos visitar Londres no final de agosto/2014. Gostaríamos de saber algumas dicas com relação a dinheiro, uma média de gastos diários com refeições, gorjetas, passeios, etc).
    Como será a primeira vez na Europa estamos um pouco preocupados, nossa experiência é somente viagens pelos países da América do Sul.
    O site está muito bom e me esclareceu muitas dúvidas.
    Abraços

  14. Oi, tenho 14 anos e meu maior sonho é ir pra Londre, sou completamente apaixonada por Londres, seria capaz de sentar na calçada em frete o Big Ben e ficaria la por horas, não que Londres seja só o Big Ben, mais seria a minha atração mais marcante! Estou sendo meio precipitada de estar comentando isso agr pois meus planos de ir pra Londres seria daqui uns 4 anos, data que eu estaria entrando em um faculdade, minha curiosidade é saber se eu poderia começar faculdade aqui e e terminar em Londres, séria possível isso? Quais pontos exatamente eu teria que me aprofundar mais em relação a Londres? o que eu teria que fazer pra conseguir o visto pra poder morar em Londres?
    Desculpa a antecipação, mais eu ja faço planos faz um tempo!
    Desde já eu agradeço, bjs!

  15. Olá, bom dia!

    Minha filha de 14 anos tem uma vontade enorme de conhecer Londres….sonha alto e qdo formada pretende se mudar para lá….coisas de adolescente.
    Então vi uma reportagem feita pelo SBT exibida em 07/01/2014 sobre maus tratos que sofrem os brasileiros que moram lá…gostaria de saber o porque isso está acontecendo, meu medo é de no futuro minha filha tbm passar por esses dificuldades.

    Obrigado.

    • Oi, Debora. Não ficou muito claro a que tipo de maus tratos você se refere. Seria xenofobia mesmo ou dificuldade de passar pela imigração? De qualquer forma, há casos isolados, mas de maneira geral brasileiros são muito bem tratados em Londres, uma cidade de todas as etnias, cores e nacionalidades. Abraços

  16. Olá! Estou a pensar em ir três dias a Londres e um dos três é o dia internacional do trabalhador e em Portugal os sitios publicos ficam todos fechados ficando apenas os serviços minimos activos, eu queria saber se em Londres acontece o mesmo, porque se assim for, muitas das coisas que eu quero ver vão estar fechadas.
    Obrigada!

  17. hello!! very good o blog!!!!

    estou indo para dublin em abril de férias e gostaria de visitar Londres no final de semana, é obrigado ter reserva em hotel, tendo em vista o pouco tempo na cidade? Pretendo ir sex a noite e volto dom. por favor preciso de umas dicas rs.

  18. Olá Equipe,
    Blog excelente, é tanta informação e penso que pretendo ficar só 6 dias em Londres. Planejo minha viagem para Maio/2014. Nos roteiros percebi que todos os deslocamentos precisam de metro e/ou onibus, é isto mesmo ? Tenho vontade de conhecer aqueles monumentos feitos de pedra mas não sei onde ficam, seria em Londres ou na Escócia ? Estou pensando também em fazer o passeio de trem até Edimburgo, será que vale a pena ir e voltar no mesmo dia ? Obrigada. Lucia.

  19. Olá, estou programando minha viagem para Londres em Março, gostaria de algumas dicas de turismo nessa época em particular.
    Abraços

  20. Oi, adoro o site! Parabéns!

    Vou para Londres com minha irmã, no final de Janeiro de 2014 e volto na metade de Fevereiro, tem post indicando o que é bom fazer por lá nessa epoca do ano? Tem dicas?

    Abraços

  21. Olá! Estou adorando o site, ficando cada vez mais interessado em Londres. Minha dúvida é,tenho férias marcadas para Julho 2014 e estou me programando com minha esposa para conhecer Londres. Meu único medo é, sei que Julho a cidade estará mais cheia, mas é ruim ao ponto de perder o charme da cidade? É possível, mesmo com dificuldade, conhecer os pontos turísticos?

    Abraços, obrigado!