Quando viajar para Londres

Hyde Park no verão. Foto: Mapa de Londres
Hyde Park no verão. Foto: Mapa de Londres

Muitos perguntam qual é a melhor época para viajar para Londres. A resposta varia conforme os objetivos e características do viajante. Cada mês e estação do ano proporciona diferentes atrações para o turista na capital britânica. Na equação, os dois principais fatores são o clima e a programação cultural da cidade.

Quando viajar para Londres a turismo

Chuva

Como costumava lembrar o ex-prefeito, Boris Johnson, chove menos em Londres do que em Roma. Historicamente, quem viaja para a capital britânica encontra menos precipitações nos meses de julho e agosto. Em cada um, em média, há ocorrência de chuva em sete dias. Depois, maio, junho, setembro e fevereiro são os meses em que menos chove, oito a nove dias por mês.

Veja médias de temperaturas e horas de sol para decidir em que época viajar para Londres:

Temperaturas em Londres

Médias ao longo do ano (Graus celsius)

Janeiro: 2,5 a 7,9

Fevereiro: 2,2 a 8,2

Março: 3,8 a 10,9

Abril: 5,2 a 13,3

Maio: 8 a 17,2

Junho: 11,1 a 20,2

Julho: 13,6 a 22,8

Agosto: 13,3 a 22,6

Setembro: 10,9 a 19,3

Outubro: 8 a 15,2

Novembro: 4,8 a 10,9

Dezembro: 3,3 a 8,8

Sol em Londres

Horas de luz solar por dia em média

Janeiro: 8

Fevereiro: 9

Março: 11

Abril: 13

Maio: 15

Junho: 16

Julho: 16:30

Agosto: 16

Setembro: 14

Outubro: 11

Novembro: 10

Dezembro: 8

Neve em Londres?

Londres é bem mais cinzenta do que esbranquiçada. O leitor que deseja ver neve pode se decepcionar: a capital britânica certamente não se constitui da melhor opção para flagrar flocos cadentes e produzir bonecos de neve. Na área central, onde pululam os turistas, raramente neva. Quando acontece, dificilmente o evento dura tempo suficiente para tornar suas fotos mais “natalinas”, digamos. Esse comportamento mais tímido da neve se deve ao clima de Central London, normalmente mais quente do que nas áreas periféricas da cidade.

Roteiro em Londres

Se, mesmo assim, você deseja enfrentar o inverno londrino, encarar baixas temperaturas e torcer pela neve, experimente desembarcar aqui entre a metade final de janeiro e a metade inicial de fevereiro. Ah, é bom lembrar: se você quer ver neve em Londres, está alguns séculos atrasado.

Conclusões sobre o clima em Londres

Pensando apenas em clima, temperaturas e sol, você deve considerar realizar sua viagem nos meses de maio, junho, julho, agosto ou setembro.

Nessa época, você não precisará se preocupar com casacões pesados, poderá aproveitar uma quantidade razoável de horas de sol para visitar lugares abertos e caminhar pela cidade e não será atormentado constantemente pela chuva. No verão, mesmo que você detecte um princípio de chuva, não precisa se desesperar: ela costuma cessar rapidamente. Se um temporal interromper seu passeio, ingresse em um pub para mergulhe na Londres etílica ou em um museu fechado, como o British Museum e outras dezenas de opções gratuitas na cidade.

Ingressos para as atrações de Londres

Programação cultural em Londres

Londres tem eventos interessantes todos os dias do ano. Shows da sua banda favorita, peças em cartaz no teatro, festivais de rock, premieres de cinema, apresentações circenses, maratonas, corridas, jogos de futebol, Wimbledon, etc, etc, etc. Esse tipo de programação você deve pesquisar antes de definir a data de sua viagem. E se os Kinks fizerem um revival bem no ano em que você decidir viajar para Londres? E se o Paul McCartney fizer um show gratuito no Hyde Park? E se os Rolling Stones se juntarem ao Who para uma apresentação apoteótica? Imagina chegar um dia antes ou um dia depois…

Para curtir apresentações musicais na cidade, uma boa dica é viajar pra Londres no verão. É quando ocorrem os grandes festivais de música e a maioria dos grandes shows.

Mês a mês em Londres

Principais atrações e dicas mês a mês:

Londres em novembro

Londres em dezembro

Londres em janeiro

Londres em fevereiro

Londres em março

Londres em abril

Londres em maio

Londres em junho

Londres em julho

Londres em agosto

Londres em setembro

Densidade de turistas

O problema é que, em julho e agosto, os turistas tomam conta da cidade. Todas as principais atrações têm fila, e comprar ingressos antecipados é necessário em várias delas. Até para tirar foto em pontos turísticos tradicionais, como Piccadilly Circus, é difícil, de tanta gente com câmeras em punho e disposição para registrar o momento.

Hyde Park Winter Wonderland
No inverno, Hyde Park Winter Wonderland

Londres no fim do ano

Pensando em viajar para Londres em novembro e dezembro? Veja o que esperar da cidade nessa época.

Natal

Há muitos motivos para conhecer Londres em dezembro. Nessa época, com a aproximação do fim do ano, as principais ruas da cidade se transformam completamente para receber o Natal. Você verá luzes piscantes em forma de presentes, renas douradas, papais noéis, decorações nas fachadas das lojas de departamentos e até cerimônias com shows para o acendimento das luzes. Além da estética das ruas, o Natal também oferece uma ampla gama de encenações, missas especiais, concertos e outros eventos correlatos. Isso, claro, antes do Boxing Day e as liquidações com descontos de até 80%.

Réveillon

Quem visita Londres nesse período pode se regalar com um dos maiores espetáculos de Réveillon da terra. Em Westminster, no epicentro do poder e da realeza, a queima de fogos é uma verdadeira apoteose, com participação especial do Rio Tâmisa, da London Eye, do Big Ben e de hits da música britânica.

Patinação no gelo

Outra vantagem para quem resolver curtir Londres no inverno são as pistas de patinação no gelo, que oferecem uma experiência bem interessante e divertida para os visitantes. Elas normalmente abrem novembro e fecham em janeiro. O melhor de patinar no gelo em Londres é que você poderá cair tombos em ícones da cidade, como a London Eye, a Torre de Londres, o Museu de História Natural – todos belos cenários para suas fotos.

E você, já viajou para Londres? Vai viajar? Deixe um comentário e conte sua experiência: quando, como, com quem…

Artigo anteriorPromoção: Crianças de graça no Shard
Próximo artigoVisitando a Primark – outubro de 2013