11 pubs em Londres para conhecer antes de morrer

11 pubs em Londres para conhecer antes de morrer

10

Quer beber uma ale deliciosa? Comer um fish & tips? Conversar? Ouvir música? Então, quando estiver na Inglaterra, os pubs são o destino ideal para você. E olha que alternativas de estabelecimentos não faltam: o número de pubs no Reino Unido ultrapassa os 50 mil – são mais de 5 mil só na capital da Inglaterra. Por isso, neste post, criamos uma listinha especial, que reúne os pubs em Londres que são essenciais aos espíritos lupulados.

Em uma viagem para Londres, você vai visitar primeiro aqueles cujo estilo mais lhe agradar: tem pubs com pegada histórica, outros temáticos, alguns mais inusitados ou clássicos. O fato é que essas instituições são um símbolo da vida social londrina e proporcionam um ambiente amistoso de confraternização.

Provavelmente, você não vai visitar todos os pubs da nossa listinha na primeira viagem, mas não se preocupe: a maioria deles vai estar lá na segunda, terceira e quarta vez na capital britânica. Então, prepare o seu check list: abaixo estão os 11 pubs em Londres para conhecer antes de morrer.

Pubs em Londres: os 11 imperdíveis

Confira abaixo a lista para seu pub crawl em Londres:

1. The Old Bank of England

Pub The Old Bank of England
Pub do antigo Banco da Inglaterra guarda alguns mistérios. Foto: Mapa de Londres

De acordo com os donos do pub, o Old Bank of England se situa entre a barbearia de Sweeney Todd, o “Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”, e a loja de tortas de Mrs Lovett. Nos túneis desses prédios é que as vítimas dessas duas criaturas eram despedaçadas antes se virarem comida para os fregueses do local, segundo a lenda.

2. Ye Olde Cheshire Cheese

Ye Olde Cheshire Cheese Pub - Mapa de Londres
Reconstruído em 1667, diz a plaquinha do Ye Olde Cheshire Cheese. Foto: Mapa de Londres

O Ye Olde Cheshire Cheese é um dos pubs mais antigos de Londres. Segundo os proprietários, há um pub neste local, na Fleet Street (como não?), desde 1538. Destruído no Grande Incêndio de 1666, ele foi reconstruído um ano depois. Desde então, já foi frequentado por Mark Twain, Charles Dickens, Voltaire. E se você tiver um pingo de sobriedade, vai querer figurar nessa lista.

3. Roadtrip

Foto: Juli Haas, para o Mapa de Londres
Roadtrip estampa nomes e mensagens de rebeldes do rock e da literatura. Foto: Juli Haas

O pub Roadtrip é uma boa pedida para quem curte rock e quer beber uma cervejinha em East London. O lugar tem decoração inusitada, mensagens de rebeldes da literatura e até jam sessions de jazz.

4. The Sherlock Holmes Pub

The Sherlock Holmes Pub
The Sherlock Holmes Pub é uma boa ideia para leitores de Conan Doyle. Foto: iStock, Getty Images

Imperdível para quem é fã do detetive mais famoso do mundo, o The Sherlock Holmes Pub é um pub temático. No bar do térreo você encontra cervejas que homenageiam os personagens do livro e, na parte de cima, há uma espécie de museu com artefatos relacionados a eles.

5. Mr. Fogg’s

Mr. Foggs
Mr. Fogg’s é um bom ponto de partida para quem quer rodar o mundo. Foto: Divulgação

Outro pub temático, O Mr. Fogg’s é inspirado no livro “Volta ao Mundo em 80 Dias”, de Júlio Verne. Todo o ambiente transporta o viajante ao fim do século 19 e reproduz fielmente o primeiro andar da casa de Mr. Fogg.

6. Belushi’s

Belushi’s
Belushi’s é um bom pub para encontrar mochileiros de todas as partes. Foto: Mapa de Londres

Com uma pegada mais jovem, o Belushi’s na verdade é uma rede de pubs que serve mochileiros de todos as nacionalidades. Sua essência mistura um pouco a atmosfera do pub inglês com o bar americano: você vai encontrar drinques razoavelmente baratos, televisões para assistir futebol e, eventualmente, até karaokê.

7. O’Neill’s

O'neill's do Soho
O’Neill’s tem música ao vivo toda noite. Foto: Mapa de Londres

De frente para a Chinatown, o O’Neill’s é um pub de origem irlandesa. Ele tem três andares, diversas opções de bebidas e bandas ao vivo diariamente. Gosta de música? Então não deixe de visitar o local.

8. Westminster Arms

Westminster Arms
Westminster Arms é um dos pubs mais próximos do Parlamento. Foto: Mapa de Londres

Bem tradicional, o Westminster Arms abriga mais políticos e jornalistas do que turistas comuns. Isso devido à localização: ele fica em Westminster, a poucos minutos do Parlamento. O pub pertence à cervejaria mais antiga em funcionamento de toda a Grã-Bretanha, a Shepherd Neame (desde 1698).

9. World’s End

World’s End
O fim do mundo tinha que ser em Camden Town. Foto: Mapa de Londres

Rock pesado e no último volume, caveiras na decoração das paredes e atendentes com piercings e tatuagens. Se você quer conhecer um pub na linha punk, vá até o World’s End. Fica em Camden Town, o bairro mais alternativo de Londres.

10. BrewDog

Brewdog em Camden Town
A Brewdog é uma cervejaria irreverente, com pub bem localizado em Camden Town. Foto: Mapa de Londres

Em Camden Town, o BrewDog também é reflexo do movimento punk.  A camisa do bartender já avisa: “Beer for punks”. Na carta de cervejas, há citações como “O Led Zeppelin não escrevia canções para todos. Eles deixaram essa tarefa para os Bee Gees”. Se identificou?

11. Princess Louise

Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres
Princess Louise é um autêntico pub vitoriano. Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

A era vitoriana ainda está muito presente no imaginário de quem visita a capital britânica. E o Princess Louise é o pub que melhor representa o espírito grandiloquente da Inglaterra do século 19. Imperdível.

Pubs são atração em Londres

Pub, na verdade, é uma abreviação para public house. O nome designa a essência desses ambientes com um apelo comunitário e tem relação direta com a formação de tais instituições na região do Reino Unido, que começaram com a invasão romana.

Pubs não são bares. Tradicionalmente, eles são um ponto de encontro para amigos e famílias em Londres. É assim desde que os locais surgiram nos antigos vilarejos da cidade, quando eram frequentados pelos moradores próximos.

Se você quer entender melhor o que são os pubs e a história por trás deles, confira este post: O que é pub.

E aí, curtiu as dicas de pubs em Londres? Já conheceu alguns da lista? Qual ficou faltando? Comente! 😀

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

10 comentários

  1. Bom dia!
    vou a Londres em Janeiro, com esposa e filho de 13 anos. Gostaria de saber se poderemos entrar em Pubs com filho menor de idade?
    excelente seu site. ótimas dicas.
    obrigado