Príncipe William: história e curiosidades

Em Londres, a exemplo do Reino Unido e também do resto do mundo, a monarquia britânica exerce um fascínio quase surreal. Embora não tenha a mesma incumbência política de outrora, a Família Real continua no centro das atenções, pelo culto às tradições e pelo prestígio obtido por meio de figuras célebres, como – mais recentemente – a Rainha Elizabeth II e a Princesa Diana, a mundialmente querida Lady Di.

Príncipe William, segundo na linha de sucessão

Atualmente, um dos personagens de maior destaque entre os nobres britânicos é o Príncipe William, cuja referência mais precisa seria Duque de Cambridge. É sobre ele – sua história, sua biografia e sua personalidade – que trataremos agora.

Príncipe William, o atual Duque de Cambridge. Foto: C.C 2.0 TheMatthewSlack
Príncipe William, o atual Duque de Cambridge. Foto: C.C 2.0 TheMatthewSlack

Futuro Rei

Nascido em 21 de junho de 1982, em Londres, William Arthur Philip Louis é o filho mais velho do príncipe Charles com a falecida princesa Daiana. Essa condição o coloca na segunda posição na linha de sucessão ao trono, que hoje é ocupado pela Rainha Elizabeth II.

Considerado desde muito cedo um fiel representante dos valores Reais britânicos, o atual Duque de Cambridge ficou notabilizado pelo comportamento exemplar e pela carreira militar, entrando em contraste com as atitudes de seu irmão mais novo, príncipe Harry, que já teve seu nome envolvido com abuso de álcool, consumo de maconha e festas extravagantes.

Trajetória escolar e militar de William

Depois de estudar em uma série de escolas particulares no Reino Unido, o Príncipe William participou de um treinamento militar na África para, em seguida, ingressar na Universidade.

De volta à Escócia, entrou para a Universidade Saint Andrews, onde estudou História e Geografia. Depois de se formar, em 2005, dedicou-se à formação militar na Academia Real de Sandhurst. Em janeiro de 2008, tornou-se um piloto da Força Aérea Real.

Em sua vida pessoal, o Duque de Cambridge é famoso pelo interesse em esportes e pelo bom desempenho em modalidades como rugby, futebol e polo. Com porte de atleta, ele também pratica natação com regularidade.

Selo do Reino Unido em 2002 traz a imagem de William praticando polo. Foto: Shutterstock
Selo do Reino Unido em 2002 traz a imagem de William praticando polo. Foto: Shutterstock

A união com Kate Middleton

Seu relacionamento com Kate Middleton começou em 2004, quando eles se conheceram na Universidade Saint Andrews. Por conta da perseguição dos paparazzi, Kate precisou do apoio de segurança particulares em mais de uma ocasião. Após um rápido rompimento em 2007, o casal reatou o namoro.

Em 2010, foi anunciado o noivado, com data marcada para o casamento, no ano seguinte. De proporções grandiosas, o evento recebeu atenção da imprensa internacional e mobilizou milhares de pessoas – a lista de convidados da cerimônia contou com 1900 nomes.

Príncipe William e Kate Middleton em seu casamento, em 2011. Foto: Shutterstock
Príncipe William e Kate Middleton em seu casamento, em 2011. Foto: Shutterstock

No final de 2012, a família real anunciou a espera do primeiro filho do casal. George Alexander Louis nasceria em julho de 2013. No ano seguinte, em setembro de 2014, Kate Middleton anunciou a gravidez do segundo filho, esperado para nascer em abril de 2015.

Nos próximos anos, o Príncipe William deve receber um treinamento especial para se preparar para um possível reinado.

Mais personagens de Londres

Henry VIII – O Rei que fundou uma igreja para poder se casar

Charles I – O Rei Decapitado e a queda da monarquia

Sherlock Holmes – O detetive mais genial da história

Jack, o Estripador – O serial killer mais famoso do mundo

Artigo anteriorHorários e ingressos da London Eye em 2015
Próximo artigoLondres em Fevereiro – 2015