5 curiosidades sobre países que adotam atualmente a monarquia

5 curiosidades sobre países que adotam atualmente a monarquia

0

No século 21, reis, rainhas, príncipes e princesas parecem se restringir aos contos de fadas – ou séries do Netflix. Mas o Reino Unido é um exemplo dentre os países que adotam atualmente a monarquia e perpetuam parte dessa história. Não é à toa que os olhos do mundo suspiram diante do romance de William e Kate Middleton.

É evidente que o sistema monárquico atual do Reino Unido tem uma estrutura diferente daquela em que reinavam as primeiras dinastias. Mas como ele funciona? A quem recaem as maiores decisões políticas do país? Quais são os outros países que ainda adotam a monarquia como forma de governo?

É isso que vamos desvendar a seguir.

História da monarquia na Inglaterra

Se você pensar nos países que adotam atualmente a monarquia, vai lembrar logo do Reino Unido, não? Castelos, monumentos, guardas reais: a história da monarquia faz parte da essência britânica. A Família Real representa glória e poder. Mas, nos dias atuais, sua participação no Reino é essencialmente simbólica – e não política. Bem diferente do regime monárquico absolutista.

Rainha a caminho da Abertura do Parlamento em 2014. Foto: Mapa de Londres
Rainha a caminho da Abertura do Parlamento em 2014. Foto: Mapa de Londres

Na monarquia absoluta, a realeza britânica imperava. Os antigos monarcas eram chefes de Estado e Governo. Por outras palavras, a eles cabiam absolutamente todas as decisões de poder. Eram os únicos responsáveis por criar e impor leis. Isso só mudou quando, em 1215, o Rei João assinou a Carta Magna, que anulou a completa soberania dos nobres.

Foi no período entre 1272 e 1307, quando reinou Eduardo I, que o Parlamento surgiu. A partir daí, a monarquia britânica passou a se transmutar de um regime absoluto para o parlamentarista. Ao longo dos anos, essa instituição política ganhou cada vez mais força, até que o Reino Unido adotou o sistema político de monarquia parlamentarista.

Decisões do Reino são tomadas pelo Parlamento. Foto: Mapa de Londres
Decisões do Reino são tomadas pelo Parlamento. Foto: Mapa de Londres

Neste contexto, o poder político do Reino Unido é exercido pelo Parlamento, liderado por um primeiro-ministro. Ele é o chefe de Governo. O papel do monarca é o de chefe de Estado – não é partidário. Na prática, isso significa que não cabe à Rainha Elizabeth II tomar decisões governamentais.

Atualmente, a função da monarca é, basicamente, a de conceder honrarias e títulos e, a cada ano, apresentar projetos de lei ou propostas de legislação para serem avaliadas no Parlamento. Os membros parlamentares são eleitos pelo povo, através de um sistema eleitoral no qual cada distrito elege um representante.

Países que adotam atualmente a monarquia: 5 curiosidades

Dentro do cenário político contemporâneo, a democracia é o sistema dominante. Mas você sabia que ainda existem mais de 40 países que adotam atualmente a monarquia? Há 28 famílias reais espalhadas pelo mundo. Algumas, inclusive, ainda perpetuam o regime absolutista.

Observe, a seguir, cinco curiosidades sobre países com sistema monárquico vigente no mundo moderno:

1 – Butão

Em Butão, um pequeno país situado na Cordilheira do Himalaia (Ásia), cerca de 700 mil cidadãos são governados pelo Rei Jigme Khesar Namgyal Wangchuck. Apenas em 2006 foi adotado no país o sistema de monarquia constitucional, por meio de uma decisão histórica do monarca, que decidiu convocar eleições democráticas. Até então, o regime era monárquico absolutista.

2 – Suazilândia

Em Suazilândia, um pequeno país que faz fronteira com Moçambique, o povo é governado atualmente por Mswati III. Ele assumiu a coroa em 1986 e até hoje detém o poder político no país. O monarca é conhecido pelo título de “Ngwenyama”, cujo significado é “leão”.

3 – Brunei

Em Brunei, um Estado soberano do sudeste asiático, quem detém o poder desde 1967 é o sultão e primeiro-ministro Hassanal Bolkiah. Ele administra o conselho legislativo e a Corte Suprema. Bilionário, sua residência privada é considerada a maior do mundo.

4 – Suécia

Na Suécia, país nórdico da Europa Setentrional, o sistema monárquico parlamentarista garante aos parlamentares a autoridade governamental. Mas, desde 1973, o Chefe de Estado é o Rei Carlos XVI Gustavo.

5 – Bahrein

Em 2002, Hamad bin Isa al-Khalifa trocou seu título de emir pelo de rei do Bahrein. Neste estado insular do Golfo Pérsico, ele detém o poder desde 1999, mas enfrenta desde 2011 protestos em favor da democracia.  

E aí, o que achou das curiosidades sobre países que adotam atualmente a monarquia? Também acha difícil de imaginar um regime diferente da república? Deixe um comentário!

Leia também

Guia para viajar pela Europa

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

Sem comentários