Onde fica Londres e qual a diferença para a City of London

Onde fica Londres e qual a diferença para a City of London

1

A dúvida parece tola, mas tem justificativa: onde fica Londres? A questão surge devido a um emaranhado de nomes que dão um nó na cabeça de quem não vai a fundo na geografia britânica.

Acha que tem a resposta na ponta da língua? Então responda rápido: Londres é a capital da Inglaterra, da Grã-Bretanha, das Ilhas Britânicas ou do Reino Unido? Londres é uma cidade ou um estado? Qual a diferença entre Londres, Greater London e City of London?

Para responder a essas questões, vamos começar pela origem dessa confusão: onde fica Londres. Londres é uma cidade e a capital da Inglaterra, país que faz parte do Reino Unido, que se localiza na ilha da Grã-Bretanha, que é uma das chamadas Ilhas Britânicas.

Onde fica Londres no tempo e na história

Londres tem uma história de 2 mil anos, bem mais longa que a do Reino Unido. A região onde ela se situa foi ocupada primeiramente pelos romanos e chamada de Londinium. Para protegê-la, eles construíram a London Wall, cujos resquícios ainda podem ser observados na Londres de hoje.

London Wall perto do Museu de Londres. Fotos: Mapa de Londres
London Wall perto do Museu de Londres. Fotos: Mapa de Londres

Dessa Londres antiga, após invasões vikings, o abandono da cidade e finalmente a ocupação anglo-saxã, surgiu a City of London, bem nesse espaço delimitado pela muralha, de apenas 1,12 milha quadrada, aproximadamente 2,90 quilômetros quadrados. Com o tempo, a City foi apelidada de Square Mile, justamente por causa de seu tamanho.

Mais tarde, essa City of London ganhou um prefeito e autonomia (restrita) em relação ao reino. Até hoje, a City mantém alguns poderes especiais e conta com um prefeito e uma polícia próprios. Ela é o centro financeiro de Londres, onde os grandes bancos e corporações se encontram.

A City of London, portanto, é uma espécie de cidade dentro de Londres. Confuso? Na prática, ela é um distrito, como Greenwich, só que dotada de alguns direitos especiais e uma história muito interessante.

Onde fica Londres na Inglaterra e na Grã-Bretanha

Londres é a capital e a cidade mais populosa da Inglaterra e do Reino Unido. Fica na região Sudeste da ilha, no Rio Tâmisa.

Palácio de Westminster (Big Ben) em Londres
Tâmisa tem papel central no desenvolvimento de Londres. Foto: Mapa de Londres

A origem de Londres, como você aprendeu no tópico anterior, remonta a 2 mil anos atrás, na fundação de Londinium (mais tarde, City of London) pelos romanos. Desde o século 19, pelo menos, a metrópolis ao redor da City é conhecida como Londres, ou Greater London.

Ou seja, a Londres que você conhece é a Greater London, uma região da Inglaterra formada por 32 distritos mais a City of London. Então, pode-se dizer mesmo que há uma cidade dentro de Londres, já que a City of London é parte da Greater London. (Westminster também tem status de city, mas isso é outra história.)

Prefeito de Londres

Quando a mídia brasileira se refere ao prefeito de Londres, ela está se referindo ao prefeito dessa Greater London. O prefeito de Londres (Greater London) era o Boris Johnson, aquele conservador alto de cabelos desarrumados e discursos hilários, e agora é o trabalhista Sadiq Khan.

Já o prefeito da City of London, o Lord Mayor of London, é Jeffrey Evans. O prefeito da City é eleito a cada ano, na Guildhall. No dia seguinte à votação, ocorre o Lord Mayor Show, uma procissão com carruagens, bandas e fogos de artifício pelo centro de Londres.

E aí, sobreviveu a essa explicação sobre Londres e a City of London? Entendeu melhor onde fica Londres? Comente.

Leia também

Guia de atrações de Londres

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

1 comentário