7 curiosidades sobre o Old Trafford, estádio do Manchester United

Mítico talvez seja a palavra ideal para definir o Old Trafford, estádio do Manchester United. Além de bonito e majestoso, esse templo esportivo reúne história, funcionalidade e estética impecável. Se você estiver em Londres e disposto a uma esticadinha até Manchester, vale dar um pulinho até lá.

Fundado em 1910, o Old Trafford atualmente tem capacidade para 76.212 espectadores – neste quesito, é o segundo maior da Inglaterra (perde apenas para o Wembley). O local já foi palco da Copa do Mundo FIFA e da Eurocopa em 1966. Também sediou a final da Liga dos Campeões da UEFA, em 2002 e 2003.

E você, sabe tudo sobre o Old Trafford? A seguir, você confere mais alguns fatos interessantes sobre ele.

Old Trafford Stadium
Estádio Old Trafford. Foto: André Zahn, CC BY-SA 2.0

Old Trafford, estádio do Manchester United: 7 curiosidades

  1. As bancadas do Old Trafford são cobertas por cadeiras vermelhas, a cor do United. Em um dos topos do estádio, é possível contemplar o logotipo do clube. Só a estética é de emocionar.
  2. O Manchester não vende quase nenhum bilhete para jogos no Old Trafford. Quase todos são adquiridos ainda no início da temporada de jogos, pelos sócios mais antigos.
  3. O estádio tem acessibilidade e funcionalidade notáveis: há 104 lugares para cadeirantes, com acessos adequados + entrada gratuita e 20 lugares especiais para cegos, que contam com fones de ouvido para que estes possam experimentar a atmosfera do ambiente.
  4. O ex-futebolista inglês Sir Robert “Bobby” Charlton apelidou o Old Trafford de “Teatro dos Sonhos”.
  5. No Old Trafford as atrações vão muito além das partidas de futebol: ele abriga três lojas oficiais que comercializam artigos exclusivos do clube, dois hotéis cinco estrelas, um restaurante panorâmico sobre o campo, um museu com todos os troféus do Manchester e um café que transmite o canal do clube – apenas para citar algumas atrações.
  6. O maior público já registrado no Old Trafford, desde sua fundado, foi de 76,962 espectadores. Isso no jogo da semifinal da Copa da Inglaterra, disputada entre os clubes Wolverhampton Wanderers e Grimsby Town, precisamente em 25 de março de 1939.
  7. Neste estádio monumental, além de uma estação de rádio local e camarotes presidenciais, há até mesmo uma catedral propícia para casamentos e batizados. O melhor lugar para batizar o filho de um torcedor fanático, não é? 😛

Como visitar o estádio do Manchester

Acredite: vale a pena conhecer o templo sagrado do clube pelo qual passaram diversos ídolos do futebol inglês, como Alex Ferguson (treinador lenda que comandou o time por 26 anos),  o próprio Bobby Charlton, George Best e David Beckham.

No tour guiado, além de conhecer as arquibancadas e vestiários do estádio, o visitante pode contemplar um museu com diversas salas de troféus, memoriais para jogadores e uniformes antigos.

Outro atrativo é uma emocionante fachada dedicada às vítimas do acidente aéreo de 1958, em Munique, que tirou a vida de mais de 20 integrantes da delegação do United. Confira, abaixo, as informações gerais para visitar o estádio.

De Londres para Manchester: a viagem de trem leva pouco mais de 2h30 (passagens na National Rail)

Ingressos: A tour por Old Trafford e pelo Museu custa 18 libras. A visita deve ser agendada no site do estádio

Quando: Diariamente, das 9h40 até às 16h30 (a cada 10 minutos) – exceto em dias de jogos.

Como chegar: Tem ônibus e trens que param na estação Old Trafford, ao lado do estádio. Todas as rotas estão disponíveis aqui

Duração: 80 minutos

E aí, curtiu as curiosidades sobre o Old Trafford, estádio do Manchester United? Tem vontade de conhecer? Vai fazer uma visita até lá em breve? Comente! 😉

Artigo anteriorSweeney Todd: o barbeiro demoníaco da Rua Fleet existiu de verdade?
Próximo artigoAtrações de Londres em dezembro de 2016