O que é a Grã-Bretanha e o mistério do GBR nas Olimpíadas

O que é a Grã-Bretanha e o mistério do GBR nas Olimpíadas

3

Está em dúvida sobre o que é a Grã-Bretanha e sua relação com Londres, Inglaterra e Reino Unido? Você não está sozinho. São tantos termos “britânicos”, que fica fácil se perder na história. Essas questões se tornam ainda mais complicadas quando se toma o exemplo do esporte: por que Grã-Bretanha é o nome do time britânico nas Olimpíadas se cada país compete separadamente no futebol? É o que vamos entender agora.

Entenda o que é a Grã-Bretanha

Grã-Bretanha (em inglês, Great Britain) é a maior das cerca de 6 mil Ilhas Britânicas (o espanto em relação ao número se justifica: boa parte delas é beeem pequena). A Grã-Bretanha abriga Inglaterra, País de Gales e Escócia. Esses três países fazem parte de uma união chamada Reino Unido (United Kingdom), que inclui ainda a Irlanda do Norte.

Grã-Bretanha no mapa
Grã-Bretanha é a maior ilha britânica. Irlanda é a segunda maior. Arte sobre Google Maps

Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte

O Reino Unido tem como chefe de estado a Rainha Elizabeth II, que também é a soberana de Canadá, Nova Zelândia e Austrália. O Reino Unido tem seu Parlamento (em Londres, no Palácio de Westminster) e suas leis. Mesmo assim, cada um dos países que compõem essa união tem certa autonomia e legislação própria.

Independência da Irlanda

A Irlanda é a segunda maior ilha britânica (e os irlandeses não curtem a ideia de chamá-las de “Ilhas Britânicas”). A Irlanda fazia parte do Reino Unido até que houve uma cisão: em 1922, a República da Irlanda se tornou independente, e a Irlanda do Norte permaneceu do “lado” britânico.

Grã-Bretanha nas Olimpíadas

A independência na Irlanda provocou ainda mais confusão sobre os termos. Hoje, por exemplo, atletas da Irlanda do Norte podem escolher se preferem participar do time da Irlanda ou da Grã-Bretanha nas Olimpíadas. O time da Grã-Bretanha (da sigla GBR), na verdade, é o Reino Unido acrescido de algumas ilhas britânicas, ou seja, não é só Grã-Bretanha nem apenas Reino Unido.

Time da Grã-Bretanha nas Olimpíadas
Time da Grã-Bretanha usa bandeira do Reino Unido nas Olimpíadas. Foto: iStock, Getty Images

No futebol, Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales competem entre si como seleções independentes. Difícil de entender? Claro! Mas, quando Inglaterra e Escócia inventaram o futebol, não havia mais ninguém para jogar contra eles. A primeira partida entre as duas seleções, um 0 a 0, ocorreu em novembro de 1872. Não tinha sentido criar um time de toda a Grã-Bretanha ou de todo o Reino Unido sem adversários, né? Mais tarde, a tradição falou mais forte, e as seleções seguem independentes até hoje.

Bandeira da Grã-Bretanha ou do Reino Unido

Responda rápido: que bandeira é esta?

Bandeira do Reino Unido: Union Jack

Esta acima é a bandeira do Reino Unido, a famosa Union Jack, que virou um ícone de decoração e estampa muitas almofadas em casas no Brasil e no resto do mundo.

Agora você vai entender a origem da composição desta bandeira. Veja a ilustração abaixo:

Bandeira do Reino Unido x Bandeira da Inglaterra

Viu? Fácil! Só falta o País de Gales na bandeira. Explicação (que não deve agradar aos galeses): o País de Gales fazia parte do antigo Reino da Inglaterra, ou seja, está representado na bandeira pela cruz de São Jorge.

Pronto, agora você entendeu o que é a Grã-Bretanha e como essa ilha se relaciona a Londres, Inglaterra e Reino Unido? Se ainda tem dúvidas, deixe um comentário. Como são milhares de anos de história britânica, não é tão fácil organizar e compreender tudo 🙂

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

3 comentários