O foguete nazista que levou o homem à Lua

O foguete nazista que levou o homem à Lua

4

É difícil saber para onde olhar no Museu de Ciências de Londres (Science Museum – estação de South Kensington). O lugar está repleto de objetos (e histórias) interessantes, que contam um pouquinho das principais conquistas tecnológicas e científicas da humanidade.

Museu de Ciências de Londres
Science Museum em Londres. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

Este abaixo, para mim, é um dos objetos que mais merece a sua atenção. Observe:

v2 - Rocket - Museu de Ciências
V2 Rocket. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

Este foguete aí em cima (original, e não réplica) foi uma das derradeiras esperanças de Adolf Hitler de vencer a Segunda Guerra Mundial e aniquilar a capital britânica. O V2 Rocket, o foguete da vingança, almejava destruir Londres. Maior do que um Routemaster, mais rápido do que o som, o foguete representava uma ameaça enorme. Na hora de ouvir o estrago, já não havia mais ninguém para escutar.

v2 - Rocket - Museu de Ciências
Foguete V2 era uma ameaça para Londres. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

Mas os aliados venceram a contenda, a Royal Air Force reprimiu os avanços dos bombardeios alemães e o foguete V2 estava fadado a figurar nos livros de história como uma máquina mortífera construída pelos nazistas.

Só que a história, essa sapeca, dá voltas. Em algum momento final da guerra, enquanto as forças aliadas avançavam por Berlim e os combatentes nazistas destruíam tudo que viam pela frente, um homem saiu correndo de uma floresta, avistou militares americanos e lhes revelou que, a alguns quilômetros dali, refugiavam-se os maiores físicos e engenheiros alemães, responsáveis pelos foguetes que tanto medo levaram ao Ocidente.

Um dos cientistas ali escondidos era Wernher von Braun, o mentor do foguete V2. Assim, devido ao seu conhecimento, o pesquisador e sua equipe foram cooptados pelos americanos e passaram a trabalhar para os Estados Unidos no desenvolvimento de uma tecnologia que levaria o homem aonde ele jamais havia chegado.

Com base nos foguetes nazistas, Wernher von Braun e sua equipe de cientistas lideraram o desenvolvimento do foguete Saturn V, que lançou a Apollo 11 para a Lua em julho de 1969. Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade.

Visite o Museu de Ciências

Onde: ao lado do Museu de História Natural, do Victoria & Albert Museum e pertinho do Kensington Gardens e do Royal Albert Hall.

Estação: South Kensington (Piccadilly, District e Circle Lines)

Entrada: Gratuita

Horários: das 10h às 18h, diariamente (fechado de 24 a 26/12)

Saiba mais sobre o Museu de Ciências

Leia também

Guia de atrações

Agenda de eventos

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. […] Na época, a implementação da lógica de algoritmos para a programação de computadores pouco tinha a ver com agilizar a vida das pessoas. O propósito de Turing foi muito mais estratégico e grandioso. E mais tarde, foi decisivo para ajudar os Aliados a derrotarem o exército nazista na Segunda Guerra. […]