Novos trens do metrô de Londres

Novo metrô de Londres
Design externo do novo metrô de Londres. Fotos: TFL

O London Underground e o prefeito de Londres, Boris Johnson, anunciaram, nesta quinta, detalhes de como serão os novos trens do metrô da capital britânica. As três principais características dos modelos são o ar-condicionado, a automação e a acessibilidade total.

Essa nova geração de 250 trens começará a operar em 10 anos. O modelo chegará primeiro à Piccadilly Line. Depois, será a vez das linhas Bakerloo, Central e Waterloo & City.

novo-metro-de-londres-5
O design dos trens ficará à mostra na estação de King’s Cross
novo-metro-de-londres-4
Espaço interno será ampliado

Vídeo de apresentação do novo metrô de Londres

Acessibilidade

Será o fim do “Mind the gap” que se ouve a todo momento nas estações? Com esse novo design dos trens, os cadeirantes poderão deslizar para dentro do vagão – sem vão, sem degrau, sem perigo.

novo-metro-de-londres-2
Acessibilidade é um dos grandes diferenciais do novo metrô

Ar-condicionado

Pode parecer estranho para quem ainda não conhece Londres, mas o ar-condicionado será uma novidade nos túneis profundos do subterrâneo londrino. E vai fazer uma grande diferença no verão.

novo-metro-de-londres-6
Ar-condicionado faz muita falta nos trens atuais

Automação

Aos poucos, o plano do Transport For London e do London Underground é automatizar todos os trens do metrô de Londres. De acordo com esses órgãos, essa medida reduzirá atrasos e promoverá redução de custos. No início, esses novos trens terão motorista – mas só até a abolição dessa figura, ainda sem data definida.

novo-metro-de-londres
Motoristas serão aposentados aos poucos

Eficiência

Outra preocupação dos órgãos de transporte público de Londres é a eficiência dos trens. Em conjunto com reestruturação de alguns sistemas, esses novos trens poderão reduzir atrasos e evitar paralisação por falhas de sinalização eletrônica.

Novo metrô de Londres é passo à frente

“O novo metrô marca um passo à frente para oferecer aos londrinos e visitantes o serviço acessível e moderno de transporte que eles esperam e merecem”, afirma o prefeito Boris Johnson.

Leia também

Tudo sobre o metrô de Londres

Artigo anteriorMais uma greve no metrô?
Próximo artigoAlívio: greve do metrô de Londres é suspensa