Natal e Ano Novo em Londres

Natal e Ano Novo em Londres

Passar o Natal e o Ano Novo em Londres é uma excelente ideia. A cidade ganha cores diferentes nessa época e fica lotada de atrações incríveis para os visitantes.

Em dezembro, os termômetros testam a resistência do brasileiro que viaja para Londres. Mas não se preocupe: com tantas comemorações e atrações de fim de ano, não há tempo ruim.

Nesse período, as luzes de Natal pululam com ainda mais vigor pelas ruas, Oxford e Regent Street ganham mais cores, as lojas se travestem com temas natalinos e diversos eventos especiais tiram todo mundo de casa (e do hotel), mesmo com temperaturas entre 3 e 9 graus celsius e 2 horas de sol em média.

Foto: Kamilla Fernandes
Natal em Covent Garden – 2013. Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

Depois do Natal, tem a loucura das compras no Boxing Day e a celebração do Ano Novo. A queima de fogos de artifício às margens do Rio Tâmisa, em Westminster, constitui-se de um dos mais belos espetáculos de Réveillon do planeta.

E você ainda pode dar a sorte (para o viajante, sorte; para o londrino, pesadelo) de encontrar uma Londres branquinha, preparada para fotos, vídeos e bonecos de neve. Não venha com essa expectativa, no entanto, já que a neve é mais rara do que se imagina na cidade.

Clima para o Natal e o Ano Novo em Londres

Post atualizado à medida que novas informações são divulgadas por restaurantes, pubs e atrações.

Temperaturas: entre 3 e 9 graus celsius.

Sol: pouco. Em média, duas horas de sol por dia.

Chuva: em média, chove em 10 dias do mês.

Na mala

Casacão, luvas, touca, manta e qualquer peça de roupa que você vista para o frio. Aqui você encontra peças com bons preços, mas não deixe para comprar tudo em Londres (é importante chegar vivo até a loja :). Uma capa de chuva ou um guardachuva pequeno também ajuda.

Feriados bancários

Muitas atrações e pontos turísticos, especialmente os museus, fecham ou funcionam em horário reduzido nos dias 24, 25, 26 de dezembro e 1 de janeiro. Para garantir que o passeio desejado estará aberto, verifique no site oficial da atração ou compre ingresso com antecedência.

Programe-se

Você deve comprar com antecedência os ingressos para as atrações mais visitadas, como o Estúdio de Harry Potter e o Madame Tussauds. O primeiro, por exemplo, lota em qualquer época do ano. Você pode comprá-los pela loja do Visit Britain – ou ainda pelo site oficial da atração.

Transporte

O transporte nessa época é reduzido nos dias 24, 25 e 31 de dezembro. Acompanhe o site do Transport for London para ver as atualizações.

Não perca

Uma dica imperdível nessa época é a patinação no gelo. Mas as pistas abrem em um período restrito, do fim de novembro ao início de janeiro. Então aproveite: você vai curtir cair uns tombos em frente à London Eye, à Torre de Londres e a outros ícones da cidade. Entre todos os palcos para seus rodopios pelo gelo, um dos mais bonitos é o Museu de História Natural.

Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

Royal Albert Hall Christmas Festival

Os concertos natalinos no Royal Albert Hall são encantadores. Se você não se deslumbrar com as 500 vozes em harmonia ou com a orquestra em fantasias que evocam o passado glorioso da cidade, olhe para o lado, para o teto, para o outro lado, em frente, enfim, para qualquer lugar, já que você se encontra no Royal Albert Hall, um espetáculo à parte. Veja a programação

St Paul's Cathedral. Foto: Mapa de Londres
St Paul’s Cathedral

Cantigas natalinas nas igrejas

A Abadia de Westminster oferece missas especiais, com corais e cantigas. É preciso reservar ingressos para os dois eventos especiais de Natal, no dia 23 e no dia 24. As entradas são gratuitas, mas se esgotam rapidamente. Mais informações

A St Paul’s Cathedral também tem missas de Natal. Nos dias 23 e 24, os eventos especiais, também com entrada gratuita, apresentam o coral da igreja, que se encarrega de interpretar canções tradicionais em meio a uma liturgia muito bonita. Mais informações

Decorações de Natal

Oxford Street, Regent Street, Covent Garden, Carnaby Street e o shopping de Westfield são alguns dos locais que contam com belíssimas decorações de Natal, inclusive com cerimônia de inauguração, em novembro e dezembro.

Kamilla Fernandes, Mapa de Londres
Fachada da Selfridges, em Oxford Street. Foto: Kamilla Fernandes
Foto: Kamilla Fernandes
Regent Street. Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres
Foto: Kamilla Fernandes
Covent Garden. Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

Hyde Park Winter Wonderland

O festival anual que toma conta do Hyde Park é um verdadeiro parque de diversões à céu aberto, com diversas atrações, como Vila do Papai Noel, patinação no gelo, lojinhas, restaurantes e uma roda-gigante. O evento começa no fim de novembro e segue até início de janeiro. Veja a programação

Mercados de Natal

A partir de novembro, diversos mercados e feiras de Natal surgem por todos os cantos de Londres. Há o Christmas Fair, no Chelsea Physic Garden; o Cologne Christmas Market, no Southbank Centre; o London Christmas Fair na Town Hall de Kensington; e o Winter Wonderland, o maior deles. Esses mercados vendem lembranças de Natal, comidas, bebidas e, normalmente, oferecem apresentações artísticas variadas. Mais mercados de Natal

Boxing Day

O Boxing Day é o feriado bancário após o Natal, normalmente no dia 26 de dezembro ou no primeiro dia útil após o dia 25 de dezembro. Nessa data, as lojas entram em liquidação, com descontos que levam gente a brigar nas filas e nos corredores da Primark. Para não se envolver em correria, você pode deixar para comprar nas semanas que sucedem à data, já que a maioria das lojas mantém os descontos enquantos os estoques durarem. Mais sobre o Boxing Day

Ano Novo em Londres

O espetáculo da queima de fogos em Westminster, ali na London Eye, é encantador. A roda-gigante de 135 metros se ilumina ao lado de um Big Ben que dá a largada para a festa. Mais de 250 mil pessoas se amontoam nos arredores para conferir cada detalhe do show pirotécnico.

Ano novo em Londres
Fogos de artifício em Londres: um verdadeiro espetáculo. Foto: iStock, Getty Images

Para acompanhar de perto essa festa incrível de cores e luzes nos céus de Londres, à beira do Tâmisa, com participações especiais da London Eye e do Big Ben, você precisa comprar um ingresso. Leia tudo no nosso post especial: Ano Novo em Londres.

Leia também

Guia de atrações na cidade

Compre nosso roteiro completo na cidade

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

35 comentários

  1. Oie,

    Irei passar o Natal em Londres e gostaria de saber onde posso encontrar um restaurante para comer a ceia no dia 25/12 que não seja muito caro.

    Obrigada,

  2. Ola, gostaria muito de saber ate quando vao as decorações de natal e ano novo? Pretendo chegar em Londres no dia 7 de janeiro de 2015, mas me desanima saber que as melhores pistas de patinação estarão fechadas! E se possivel voces poderiam me ajudar com passeios legais para o periodo de 7 de janeiro ate 21 de janeiro de 2015. Grata!!

  3. Olá, estou pensando em passar o reveillon desse ano em Londres mas estou assustada com a quantidade de gente dizendo que é furada… Na rua já decidi que não vou ficar (muita espera e frio), então gostaria de saber se tem algum restaurante que dê para ver os fogos e a média de preço. Sei que é caro, mas quanto mais ou menos, vc sabe?
    Vou ficar no Hampton by Hilton (157 Waterloo Road, Southwark), é perto da queima de fogos? terei problema para voltar para casa?
    Desde já obrigada!

  4. Estarei em Londres no dia 24 com minha esposa e gostaria de saber se tem alguem que gostaria de poder passar o natal com nos e fazer amizade? Moramos na Italia

  5. Em primeiro lugar, parabéns pela qualidade das informações prestadas! Gostaria de perguntar se vocês poderiam me dar alguma indicação de um restaurante bacana para jantar na noite do dia 31/12 e ainda poder assistir a queima de fogos de “camarote”. Já tentei alguns lugares, mas como já está um pouco em cima da hora, muitos já estão lotados!
    Obrigada!

  6. Bom dia ,

    Desculpe a redundância mas estamos indo ao réveillon 13/14 em um grupo de 6 pessoas ( três casais) . O q vcs indicariam fazer : ir para algum Pub ou restaurante ( embora eu ache caro) ou fazer a ” festa ” no próprio hotel , já q nao é tão bom ir para a rua. Estaremos ao lado da Victoria Station. Obrigado pela atenção !!

  7. acabei de ver que me ferrei, rs. Não resisti a promoção de passagem pra Londres que encontrei no decolar e vou chegar no dia 25/12 por volta das 18 horas. Resultado, vou chegar em um dia que não tem transporte publico. Alguém sabe estimar quanto gastarei com taxi? Ah, se tiver algum brazuca desocupado pra gente dar uns roles pela cidade, estou disponível viu? abraço!

  8. Iremos chegar dia 31/12 (17: 30 pm) a Londres pelo Heathrow e ficaremos px a estação de metrÔ gLOUCESTER ROAD (Hotel Holidau inn Kesingnton Forum), iremos passar por imigração/trajeto, daria certo fazer algum passeio de barco p ver a queima de fogos, dá tempo chegar até lá? desde já agradeço qualquer dica de onde ir na noite do dia 31/12 considerando o horário de chegada.

  9. Irei para Londres 28.12 , ficarei 3 semanas , li várias dicas interessantes no site. Obrigada e parabéns pela iniciativa.

  10. Olá! Adorei o site, parabéns!
    Irei para Londres entre os dias 22 a 30 de dezembro de 2013 e vou sozinha.
    Existem sugestões de programas no dia de Natal para se fazer mesmo que sozinha?
    Alguma reunião de brasileiros ou algo semelhante?
    Gostaria de sugestões. Obrigada.

  11. Olá, irei com a minha família para Londres em 21/12 e passaremos o Natal, estou com dificuldade em encontrar o que fazer no dia 25/12/13, gostaria que me desse algumas sugestões, obrigada. Beatriz

  12. Olá, irei passar o reveillon em londres 2013/2014. Ficarei do dia 29/12/2013 à 02/01/2014. Gostaria de saber se nesses dias, a cidade funciona normalmente, pois pretendo conhecer Londres nesse intervalo de tempo.
    Os transportes funcionam ? Restaurantes, Pubs etc..

    Gostei muito do site ! Parabéns !