Metrô de Londres fica mais barato para turistas

Metrô de Londres fica mais barato para turistas

Símbolo do metrô de Londres - Mapa de Londres
Viajante que passa poucos dias em Londres se beneficia das novas tarifas. Foto: Mapa de Londres

Metrô de Londres - preçoTem viagem marcada para Londres em 2015? Dependendo do tempo que você ficar na cidade, poderá economizar no transporte público da cidade. Nesta terça, foi anunciada uma redução do “teto” para o custo diário do Oyster Card para zonas 1 e 2 da capital britânica.

Hoje o viajante que usa o Oyster Card por um dia inteiro de viagens ilimitadas em ônibus e metrô nas zonas 1 e 2 (as mais turísticas) gasta 8,40 libras. A partir de janeiro de 2015, esse mesmo viajante vai gastar 6,40 libras.

Atualmente, quem fica 4 dias em Londres deve optar pelo 7 Day Travelcard (31,40 libras para sete dias consecutivos de viagens ilimitadas). Isso porque, se optar pelo sistema Pay As You Go, desembolsa 8,40 libras por dia. E 8,40 vezes 4 = 33,60 libras.

Em 2015, o turista que passar 4 dias na cidade deve carregar seu Oyster Card não com um passe, mas com quatro vezes o valor do teto diário, ou seja, 4 x 6,40 libras. Resultado: em vez de gastar as 32,10 libras do passe semanal (valor do passe em 2015), vai arcar com um custo de 25,60 libras.

Quem passa menos de quatro dias também se beneficia:

3 dias na cidade = 6,40 libras x 3 = 19,2 libras.

2 dias na cidade = 6,40 libras x 2 = 12,8 libras.

1 dia na cidade = 6,40 libras x 1 = 6,40 libras.

Oyster Card - Mapa de LondresComo funciona o teto diário no Oyster?

O “teto” (em inglês, o termo utilizado é “cap”) é o gasto máximo que o usuário terá em um dia inteiro de uso do transporte público de Londres. Metrô, ônibus, tram, DLR e trens dentro das zonas designadas são cobertas por essa tarifa. Ou seja, creditando 6,40 libras em um Oyster Card, o viajante pode viajar em qualquer horário e quantas vezes quiser com esses meios de transporte.

Como comprar o Oyster Card?

O Oyster é gratuito. Você pode retirá-lo em qualquer estação de metrô e em diversos outros estabelecimentos comerciais. Nas estações, procure uma máquina que tenha o símbolo do Oyster. Muitas delas aceitam dinheiro e cartões de crédito e débito.

Na máquina, você vai primeiro solicitar um Oyster, que terá o “custo” de 5 libras. Essas 5 libras são um depósito e serão reembolsadas na hora de devolver o cartão (pode ser na última estação de metrô antes de voltar ao Brasil).

Depois, se você ficar até cinco dias na cidade, deve escolher a opção Pay As You Go e depositar, além das 5 libras, 32 libras para 5 dias ou 25,60 libras para 4 dias ou 19,2 libras para 3 dias ou 12,8 libras para 2 dias ou 6,40 libras para 1 dia de uso.

Se você ficar a partir de seis dias, escolha a opção 7 Day Travelcard, que dará direito a 7 dias seguidos de uso consecutivo por 32,10 libras.

E não esqueça de devolver seu Oyster ao fim de sua estada em Londres para receber o valor do depósito de volta e mais qualquer crédito restante. É possível que haja algum, pois o valor para quem não usa o transporte em horário de pico (antes das 9h30 de segunda a sexta) é menor.

Confira: tabela de preços do transporte em 2015

Leia também

Metrô em Londres

Transporte em Londres

Museu do Transporte de Londres

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

13 comentários

  1. Olá. Parabens pelas dicas. Com relação ao seu comentário ” Em 2015, o turista que passar 4 dias na cidade deve carregar seu Oyster Card não com um passe, mas com quatro vezes o valor do teto diário, ou seja, 4 x 6,40 libras. Resultado: em vez de gastar as 32,10 libras do passe semanal (valor do passe em 2015), vai arcar com um custo de 25,60 libras”.
    gostaria de poder contar com sua ajuda sobre 2016. São os mesmos valores e funciona também a dica ? Estou indo em julho para londres.

  2. Boa tarde.

    Tenho uma dúvida leio sobre a compra de tickets dos trens/metro e mesmo assim ainda fico com duvida de qual comprar.
    Vou ficar na cidade por três dias, somos duas pessoas, vou usar zonas 1, 2 e nosso hotel fica na zona 3 linha preta entre as estações Tooting Broadway e Colliers Wood. O que é melhor comprar para economizar, o tickets diário ou colocar credito no Oyter?
    obrigado

  3. Consigo devolver o cartão em qualquer estação de metrô? Mas devolvo na própria máquina ou em algum guichê para ter o reembolso? Muito obrigado e parabéns pelo site.

  4. Em julho de 2015 vou ficar em Londres por 15 dias com minha família (4 pessoas) e uma de minhas filhas vai ficar 30 dias estudando. Qual a melhor opção para nós? Qual a diferença entre o Oyster Card e o Visitor Oyster Card?
    Obrigada pela ajuda!
    Claudia

  5. O oyster não é gratuito, eu moro em Londres. O valor do oyster e £5 e tem um carregamento obrigatório e mínimo e £5 por isso a primeira vez que comprar o oyster vai ter que pagar £10. Mas antes de voltar podem devolver o oyster e devolvem as £5 que pagaram.

  6. Olá,
    Vou passar janeiro em Londres e depois de pesquisar vi que a melhor opcao pra mim seria comprar o passe mensal do metro, mas ai descobri que a casa que eu vou ficar é na zona 3 (o passe mensal só engloba as zonas 1 e 2 pelo que li) e agora estou na dúvida de qual passe devo comprar pra poder circular por um mês livremente entre as zonas 1, 2 e 3. Qual seria a melhor opcao no meu caso? Bjjs e obrigada desde já.

  7. Amigos do Mapa de Londres, mesmo com todo o detalhamento sobre alternativas de custo de transporte em Londres, ainda tenho dúvida no meu caso. Eu e mais 3 pessoas vamos permanecer em Londres por 11 dias (22/12 a 03/01/15). Nos sugeriram comprar o Travelcard 7 dias de papel que dá direito ao sistema 2for1, o que achei um bom negocio em se tratando de despesas para os passeios. Mas tem o fato de ficar em grande filas e, além disso, tem informações de vocês sobre as facilidades do Oyster. Qual seria a melhor opção em termos de custo/beneficio. Ficamos gratos se nos poderem ajudar. abs.

  8. Oi, tudo bem?
    Parabéns pelo site. Está ajudando muito para preparar minha viagem.
    O 7days travelcard faz parte do Oyster? Passarei 5 dias em Londres agora em Dezembro e estou em dúvida com os passes.
    Você sugere que compre o 7days travelcard? Mas eles não dão direito ao 2 for 1 ?
    Ou é melhor comprar o passe simples pela railtrain diariamente, assim teremos os descontos da promoção?