Metrô 24 horas no fim de semana

Fotos: Vincent Travi, Mapa de Londres
Foto: Vincent Travi, Mapa de Londres

Nesta quinta-feira, 21, a Transport For London anunciou importantes mudanças que ocorrerão no transporte público de Londres a partir de 2015. Os dois aspectos mais importantes para os viajantes são:

1) No fim de semana, o metrô funcionará 24h. Nas linhas Piccadilly, Victoria, Central, Jubilee e Northern, os trens começarão a operar na manhã de sexta-feira e só interromperão o serviço no fim da noite de domingo. Beneficiam-se todos os boêmios que decidirem aproveitar uma late night na sexta e no sábado. Para o futuro, cogita-se implementar esse modelo também na quinta-feira.

2) Os guichês de venda de passagens serão abolidos. A compra de passagens e recarga de Oyster Cards será toda realizada nas máquinas. Para quem tiver dúvidas, a equipe do Underground vai circular pela estação com tablets para auxiliar os perdidos. Em seis das principais estações, Euston, Heathrow, King’s Cross St Pancras, Liverpool Street, Paddington e Victoria, haverá um centro de informações para os visitantes.

As medidas visam a incrementar o faturamento do metrô e reduzir despesas. Cerca de 950 empregos nos guichês ficarão redundantes, enquanto 200 novas vagas para a noite serão criadas. Com isso, haverá 750 nomes a menos na folha salarial. Segundo a TFL, tudo isso sem demitir – quem se aposentar ou quiser sair não será reposto.

Além dessas duas mudanças principais, há outras novidades: até o final de 2014, todas as estações terão wifi e, nos próximos oito anos, mais 27 estações serão totalmente acessíveis para quem tem problemas de mobilidade.

Artigo anteriorDecoração de Natal em Carnaby
Próximo artigoMercado de Natal em South Bank