Conheça 4 dos melhores livros de Agatha Christie

Conheça 4 dos melhores livros de Agatha Christie

Quando o assunto é literatura, o Reino Unido não deixa a desejar – principalmente para quem adora mistérios. Dos melhores livros de Agatha Christie às investigações de Sherlock Holmes, as páginas escritas por autores britânicos são capazes de deixar qualquer pessoa vidrada em um livro por horas.

Se você adora romances policiais, mas dispõe de pouco tempo para ler em meio à correria do dia a dia, vamos dar uma ajudinha. Neste artigo, você vai descobrir o top 4 entre os melhores livros de Agatha Christie para ter na mesa de cabeceira. Vamos lá?

Foto: Kamilla Fernandes
Memorial de Agatha Christie em Londres. Foto: Kamilla Fernandes, especial para o Mapa de Londres

4 dos melhores livros de Agatha Christie

Com 66 romances policiais, seis romances e 14 contos contos publicados, Agatha Christie – nascida em Torquay, Inglaterra – se consagrou como a Rainha do Crime. Seus livros venderam mais de dois milhões de cópias. A seguir, listamos quatro de suas obras imperdíveis:

1. O Assassinato de Roger Ackroyd (1925)

Este foi o primeiro romance de sucesso da escritora – e também o que tem um dos desfechos mais controversos e surpreendentes de sua coletânea. Nesta obra, o detetive Hercule Poirot conta com a ajuda do Doutor Sheppard (quem narra a história) para solucionar algumas mortes misteriosas na vila de King’s Abbot.

A missão de Poirot é descobrir quem matou o Sr. Ferrars e o que motivou o suicídio da Sra. Ferrars, além da morte de seu suposto amante, Roger Ackroyd. Instigante do início ao fim.

2. Morte na Praia (1941)

Imagine um luxuoso resort de férias restrito aos cidadãos ricos e famosos que frequentam  a costa sul da Inglaterra. Esse é o pano de fundo para o tenebroso assassinato de uma bela jovem noiva, prestes a se casar, que é estrangulada até a morte na beira da praia.

Para desvendar o crime hediondo, Hercule Poirot entra em ação para vasculhar os segredos de todos os convidados – e desmascarar os suspeitos. Mais uma obra para devorar do início ao fim.

3.  Assassinato no Expresso Oriente (1933)

Também estrelado pelo detetive belga Hercule Poirot, este é certamente um dos melhores livros de Agatha Christie e um dos mistérios mais conhecidos mundialmente. Ele foi inspirado a partir de uma viagem da própria autora no trem Expresso Oriente, onde conheceu seu segundo marido.

Na obra, uma viagem do imponente Expresso Oriente precisa ser interrompida durante a noite em meio a uma nevasca. A surpresa é que, no outro dia, um dos passageiros – Mr. Ratchett – aparece morto com diversas facadas.

A neve ao redor de sua cabine está intocada, o que sugere: o assassino é um dos passageiros. Cabe a Poirot investigar todos e desvendar uma trama surpreendente.

4. Os Crimes ABC (1936)

Um serial killer à solta é sempre um ótimo gancho para um romance policial. Mas o diferencial nesta obra de Agatha Christie é que o assassino é sistemático: ele mata por ordem alfabética. Tudo começa quando Poirot recebe cartas assinadas por A.B.C., que revelam a data e o local de seus primeiros crimes.

Apesar do alerta, o detetive não consegue evitar a morte das três primeiras vítimas: Alice Ascher, Betty Barnard e Carmichael Clarke. Então, ele precisa correr contra o tempo para evitar as próximas mortes – em uma aventura eletrizante, que fisga o leitor logo de início.

Filmes inspirados nos livros de Agatha Christie

Ao longo dos anos, as tramas surpreendentes da Rainha do Crime foram transpostas das páginas dos livros às telonas. Confira os trailers de algumas das adaptações:

Assassinato no Expresso Oriente (1974)


O filme foi uma superprodução dirigida pelo aclamado diretor Sidney Lumet. No elenco, várias estrelas: Albert Finney, Lauren Bacall, Ingrid Bergman, Jaqueline Bisset, Sean Connery e Vanessa Redgrave – apenas para citar algumas.

O longa foi um sucesso. Conquistou os prêmios de melhor filme, ator e atriz coadjuvantes no Bafta e rendeu a Ingrid Bergman o Oscar de melhor atriz coadjuvante.

Morte no Nilo (1978)


Também nos anos 70, o filme foi outra adaptação repleta de glamour e estrelas do cinema. Poirot foi interpretado por Peter Ustinov e nomes como Bette Davis, Mia Farrow, Angela Lansbury e Maggie Smith fizeram parte do elenco.

O longa foi dirigido por John Guillermin e adaptado por Anthony Schaffer. Na trama, uma jovem milionária é morta em um barco em pleno Rio Nilo, no Egito.

A Maldição do Espelho (1980)


Já no início dos anos 80, Hollywood produziu uma adaptação de “A Maldição do Espelho” – estrelado por ninguém menos que Elizabeth Taylor, Kin Novak e Rock Hudson. Na trama, Angela Lansbury vive Miss Marple, que investiga um assassinato por envenenamento em uma festa beneficente.

E na sua opinião, quais são os melhores livros de Agatha Christie? Comente!

Para os leitores em Londres

Peça de teatro Mousetrap, de Agatha Christie

Londres para fãs de Agatha Christie

Atrações de Londres para leitores

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

Sem comentários