10 Curiosidades sobre o Madame Tussauds

10 Curiosidades sobre o Madame Tussauds

2

A maioria das 3,5 milhões de pessoas que visita anualmente o Madame Tussauds de Londres desconhece a história de mais de 200 anos do museu de bonecos de cera que hoje tem franquias em diversos países.

Conheça abaixo algumas curiosidades dessa tradição peculiar que começou na França, em 1777, e se transformou em atração turística admirada por crianças e adultos em todo o mundo.

Madame Tussauds - Museu de Cera - Mapa de Londres
A primeira sala do Madame Tussauds de Londres. Fotos: Mapa de Londres

Leia também: como visitar o Madame Tussauds

Madame Tussauds - Museu de Cera - Mapa de Londres1

Mais de 500 milhões de pessoas já visitaram o Madame Tussauds de Londres desde sua inauguração.

2

O primeiro museu de cera Madame Tussauds foi inaugurado em Londres, na Baker Street, por volta de 1835. Mas sua criadora, a artista Marie Tussaud (originalmente Marie Grosholtz), nasceu em Estrasburgo, na França, em 1761. Marie aprendeu a arte com o patrão de sua mãe, médico suíço Philippe Curtius, que fazia modelos de cera para ilustrar estudos de anatomia. Não demorou para que ela começasse a produzir seus próprios bonecos, de figuras famosas, ainda adolescente.

3

Aos 17 anos, Mary se tornou tutora de arte da irmã do Rei Louis XVI, no Palácio de Verssailles. Durante a Revolução Francesa, foi presa e forçada a provar sua fidelidade aos nobres criando máscaras mortuárias de aristocratas executados. No início do século 19, Madame Tussaud principiou uma exposição itinerante pela Grã-Bretanha, que culminou em seu museu na Baker Street. Alguns dos trabalhos originais de Mary, como as máscaras mortuárias, ainda estão em exposição em Londres.

4

O cantor Justin Timberlake é o boneco de cera mais abraçado de Londres.

5

O boneco da estrela de Bollywood (a Hollywood indiana) Shah Rukh Khan foi o primeiro a receber um pedido de casamento. Uma fã apaixonada viajou de Bradford em abril de 2007 para presentear seu amado (de cera) com um anel de compromisso de diamante. Até agora, não houve resposta.

6

Você sabia que o cabelo dos bonecos é de verdade? Sim, inclusive nas barbas, sobrancelhas e bigodes. E, em cada um dos museus Madame Tussauds pelo mundo, há profissionais designados para manter a boa aparência dos adornos capilares – com xampu e pente, inclusive. Em 1996, um funcionário ficou perplexo ao notar que o cabelo de Hitler parecia estar crescendo – e de tal forma, que precisou de um corte.

7

Um boneco de cera do Madame Tussauds leva quatro meses para ficar pronto. O processo começa com as primeiras medições (mais de 500) e fotos dos modelos e se encerra com o lançamento para a imprensa. Ao todo, cada criação consome 150 mil libras e envolve o trabalho de 20 artistas.

Madame Tussauds - Museu de Cera - Mapa de Londres8

Sabe o lugar ocupado hoje pelo galo azul em Trafalgar Square, reservado para esculturas temporárias? Pois é. Em 2002, durante a Copa do Mundo, o museu Madame Tussauds resolveu homenagear o jogador David Beckham colocando um boneco seu no local. As autoridades não curtiram a ideia e demandaram sua remoção, embora uma parcela do público tenha aprovado a ideia inusitada.

9

O maior boneco ja criado foi o Hulk, com 4,5 metros de altura e 2,4 metros de largura, com dedos mais grossos do que braços de um adulto normal. Já o menor boneco até hoje é o da Sininho, do Peter Pan, com pouco menos de 16 centímetros de altura.

10

O museu de Londres escapou de três catástrofes no século 20: um incêndio enorme em 1925, um terremoto em 1931 e o bombardeio nazista durante a Segunda Guerra, em 1940. Hitler saiu ileso desta.

Conheça o Museu de Cera Madame Tussauds

Madame Tussauds - Museu de Cera - Mapa de Londres
Clique para conhecer o Madame Tussauds de Londres. Foto: Mapa de Londres

Veja informações para sua visita: como chegar, ingressos, horários e dicas.

Curiosidades sobre

Big Ben

London Eye

Metrô de Londres

Palácio de Buckingham

E também

Mais museus em Londres

Guia de atrações na cidade

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

2 comentários