Londres: Imperial War Museum reabre nos 100 anos da Primeira Guerra

O Imperial War Museu, um dos melhores museus de guerra e um dos principais pontos turísticos de Londres, reabriu suas portas após uma reforma de 40 milhões de libras. A remodelação do museu teve, como principal foco, as galerias da Primeira Guerra Mundial, cujo início completa 100 anos neste mês de julho.

Imperial War Museum é reinaugurado após reforma completa. Foto: Mapa de Londres
Imperial War Museum é reinaugurado após reforma completa. Foto: Mapa de Londres

A entrada para o Imperial War Museum e para a exposição especial sobre a Primeira Guerra é completamente gratuita. Nos primeiros dias, porém, o museu avisa que pode haver a distribuição de senhas para a entrada na coleção, devido ao enorme interesse pelo assunto.

Você pode esperar encontrar tanques, aviões, armamentos e todo tipo de objeto relacionado ao conflito – 60 deles nunca antes vistos pelo público. A diretora geral do museu,Diane Lees, disse em entrevista à BBC que cada um dos novos itens conta uma história pessoal e revelam o esforço do museu em preservar as dolorosas lembranças de quem participou, de uma forma ou de outra, da guerra.

Como visitar o Imperial War Museum

Metrô: Lambeth North (10 mins), Waterloo (15 mins) ou Elephant and Castle (15 mins)

Horários: Diariamente, das 10h às 18h

Ingresso: Gratuito

A Primeira Guerra

A Primeira Guerra é um dos assuntos mais importantes para o Imperial War Museum, já que foi por causa dela que o governo britânico decidiu criar o museu. Em 1917, com o conflito ainda em andamento, o espaço passou a abrigar todo tipo de objetos relacionados à guerra. Mais tarde, o museu teve seu escopo ampliado e recebeu materiais de todas as guerras das quais a Inglaterra participou – e foram muitas.

Um dos mais sangrentos conflitos da história, a Primeira Guerra ceifou a vida de 9 milhões de combatentes. Historiadores consideram o seu desfecho, com a punição severa à Alemanha, como um dos desencadeadores da Segunda Guerra, a mais mortal entre as contendas bélicas do século 20.

Devo visitar o Imperial War Museum?

Se você tem interesse pelas Grandes Guerras e pela Guerra Fria, a visita a este museu é imperdível. Espaços antigos, como a mostra sobre o holocausto e sobre os espiões, ainda podem ser visitados.

Caso você seja um dos aficionados pela Segunda Guerra, não deixe de visitar também o Churchill War Rooms, o bunker de guerra comandado pelo primeiro-ministro Winston Churchill para barrar os avanços de Hitler.

Leia também

Fotos e informações sobre o Imperial War Museum

Conheça o museu de Winston Churchill

Veja fotos de Londres na Segunda Guerra

Artigo anteriorO Heathrow é gigante
Próximo artigoSt Paul’s sem desconto no London Pass