Atrações de Londres em dezembro de 2016

Atrações de Londres em dezembro de 2016

Vai para Londres em dezembro? Nada melhor do que passar a época mais legal do ano no lugar mais incrível do planeta. No período de Natal e Ano Novo, as ruas da capital da Inglaterra se enchem de charme, com enfeites, iluminação e diversos eventos para agradar os turistas: são musicais, concertos, exposições, balé e muito mais. 🎄🎁

Em Londres, a programação oferecida entre dezembro e janeiro é, de certa forma, tradicional. Todos os anos, você certamente vai encontrar ringues de patinação espalhados pela cidade, missas em algumas das mais importantes catedrais e festivais natalinos tomando conta das ruas.

Mas como participar das atrações? Em quais dias, exatamente, elas acontecem? Quanto o turista gasta com isso? Todas essas dúvidas você vai poder esclarecer em seguida. 😉

Atrações de londres em dezembro

Descubra, a seguir, mais detalhes sobre as principais atrações de Londres neste fim de ano:

1. Patinação e decoração natalina

Londres
Londres fica ainda mais mágica no Natal. Foto: iStock, Getty Images

Já é tradição: entre o fim de novembro e início de janeiro, Londres fica repleta de ringues de patinação para quem tem coragem de se aventurar no gelo e tomar alguns tombos divertidos. Eles também são uma boa opção para quem deseja apenas beber um café, chá ou mulled wine (vinho quente com especiarias).

Para 2016, já foram anunciadas as aberturas de alguns ringues. O da Somerset House, por exemplo, estará aberto de 17 de novembro de 2016 a 15 de janeiro de 2017 (fechado em 25 de dezembro). Os ingressos, incluindo aluguel dos patins, começam em £7,5.

Haverá também o tradicional ringue de patinação do Museu de História Natural, com ingressos a partir de £12,65. Ele estará aberto entre 27 de outubro de 2016 e 8 de janeiro de 2017. As datas dos ringues próximos do Hampton Court Palace e da London Eye ainda não foram divulgadas.

Se estiver em Londres no Natal, também não deixe de conferir a decoração das ruas Oxford, Regent, Carnaby e Covent Garden.

Foto: Kamilla Fernandes
Luzes de Natal sempre animam a Regent Street. Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

2. Mercados de Natal e festivais

É em dezembro que os principais pontos turísticos de Londres ficam ainda mais belos e movimentados, com espetáculos natalinos, shows de patinação e músicas. No Hyde Park, ocorre um evento natalino muito especial entre 18 de novembro e 2 de janeiro de 2017, o festival Winter Wonderland. Tem patinação no gelo, parque de diversões e muito mais. Veja da programação no site do evento.

Foto: Kamilla Fernandes
Winter Wonderland é destaque no Hyde Park. Foto: Kamila Fernandes, Mapa de Londres

O festival do Southbank Centre, que ocorre entre 11 de novembro de 2016 e 27 de janeiro de 2017, também promete várias atrações com um diferencial: elas serão embaladas por clássicos do rock, com músicas de Elvis Presley, Johnny Cash, Jerry Lee Lewis.

Já o Natal na Leicester Square, entre 11 de novembro de 2016 e 8 de janeiro de 2017, vai ter opções de comidas e bebidas ao ar livre e contará com a presença do próprio Papai Noel. Só que, para conhecer o bom velhinho, é preciso desembolsar £10. Mais detalhes no site oficial do evento.

Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres
Leicester Square também é invadida pelo espírito natalino. Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

As feirinhas de mercados ao ar livre também ganham um ar especial no Natal. Vale a pena conferir a decoração do Mercado de Natal da Tate Modern, entre 29 de novembro e 23 de dezembro de 2016.

3. Missas

Se você gosta de celebrar a essência do Natal , saiba que pode acompanhar missas especiais na St. Paul’s Cathedral (inclusive em 25 de dezembro) e em Westminster Abbey. Ao clicar nos links, você pode conferir a programação completa para os meses no fim do ano, que contará também com apresentações de corais e orquestras.

4. Balés e concertos

Aos apreciadores de arte, é claro que não vão faltar opções culturais no período de Natal. No Royal Albert Hall, haverá concertos natalinos de 13 a 24 de dezembro de 2016. No site oficial, é possível descobrir a programação completa e adquirir os tickets.

Royal Albert Hall - Mapa de Londres
Royal Albert Hall tem apresentações especiais de Natal. Foto: Mapa de Londres

Uma atração bastante procurada no Natal é o ballet The Nutcracker, ou O Quebra-Nozes, dançado ao som da composição de Tchaikovsky. Neste ano, haverá duas montagens do espetáculo em cartaz: a produção do Royal Ballet, no Royal Opera House, e a do English National Ballet, no London Colisseum.

A primeira ocorrerá entre 23 de novembro de 2016 e 12 de janeiro de 2017, com ingressos que variam entre £6 e £120. Veja mais informações aqui. O segundo permanecerá em cartaz entre 14 de dezembro de 2016 e 9 de janeiro de 2017, com bilhetes que variam entre £23 a £84. Clique aqui para mais informações.

5. Ano Novo 2016 / 2017 em Londres

Ano Novo em Londres - 1
Fogos da virada do ano em Londres são uma atração inesquecível. Foto: Mapa de Londres

O clima gelado de Londres em dezembro é mais do que compensado para quem passa a virada do ano aqui. O show de fogos de artifício, luzes e música ocorre na London Eye, ao lado do Palácio de Westminster e às margens do Rio Tâmisa.

O evento é tão concorrido, que a prefeitura instituiu ingressos para quem quer acompanhar de perto. Por 10 libras, vale muito a pena. As vendas começam no dia 21 de outubro, e um novo lote será disponibilizado em dezembro. Cada pessoa pode comprar até 4 ingressos, e o nome do comprador aparecerá em todos os tickets. Assim, no dia, o comprador (junto com seus acompanhantes) precisa portar um documento de identidade para assistir à queima de fogos.

Ingressos: Neste site a partir das 8h (Brasil) do dia 21/10.

Se você acha que 10 libras é muito caro para um evento na rua, dê uma olhada no vídeo dos fogos de ano novo na virada de 2015 para 2016:

6. Boxing Day

O Boxing Day é uma liquidação (de verdade) que toma conta das lojas de Londres após o Natal, a partir do dia 26 de dezembro. Nesse dia, ocorrem as maiores promoções, com descontos bem consideráveis. O problema há uma disputa feroz para entrar em muitas das maiores lojas nessa data. Por isso, a menos que você tenha muita paciência, deixe para lá a ideia de comprar no Boxing Day. Ao longo dos dias seguintes, ainda existem muitos descontos. Confira este post especial: Lojas de departamento de Londres.

Ingressos para as atrações de Londres

Prepare-se para Londres em dezembro

E aí, está gostando da programação de Londres em dezembro? Então aproveite para conferir mais algumas informações pontuais sobre a cidade nesse período do ano.

Clima: em Londres, o inverno começa oficialmente no dia 22 de dezembro. Mesmo com as temperaturas baixas, porém, raramente neva em Londres.

Dias: os dias são curtos. O sol nasce por volta das 8h e se põe antes das 16h.

Temperatura máxima média: 8,3° C

Temperatura mínima média: 2,7° C

Feriados: o Natal, no dia 25, o Boxing Day (primeiro dia útil após o Natal), e o dia de Ano Novo, no dia 1 de janeiro, são feriados. Neste ano, como o Natal cai no domingo, serão feriados dias 26 e 27. Como o Ano Novo também é domingo, esse feriado passa para o dia 2 de janeiro.

O que fecha: Normalmente, atrações turísticas, pubs e lojas das áreas centrais de Londres funcionam normalmente nos feriados, com exceção do dia de Natal, 25 de dezembro, e Boxing Day, 26 de dezembro. Alguns museus também fecham na véspera de Natal, dia 24. Por isso, procure pelos “opening times” nos sites oficiais de tudo o que você programar para esses dias, para garantir que estará aberto.

Transporte público: o transporte funciona nos feriados com horário um pouco reduzido, começando um pouco mais tarde e terminando um pouco mais cedo. Importante: não tem transporte público no dia 25 de dezembro. Para garantir o sucesso de suas locomoções e planejamento pela cidade nessa época, confira antes de embarcar o site do Transport For London para encontrar os horários completos de ônibus e metrô no fim do ano.

Curtiu as dicas de Londres em dezembro? Como está a sua programação de viagem? Comente! 😀

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

3 comentários

  1. […] O último mês do ano é repleto de celebrações musicais na capital britânica. Perto da chegada do ano novo, Londres em Dezembro conta com shows de artistas como James Blunt, Michael Bublé e Lenny Kravitz e ainda apresentações que marcam os 50 anos de uma das maiores bandas de rock da história, The Who. Conheça as opções, os horários e valores dos ingressos de cada show. […]