Lançamento do Livro “Os Ingleses”

Dica para os paulistas anglófilos: na próxima quarta, em São Paulo, ocorre o coquetel de lançamento do livro “Os Ingleses”, dos historiadores Peter Burke e Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke. Os autores, que moram em Cambridge, virão ao Brasil especialmente para o evento.

O lançamento

Onde: Livraria da Vila, na Alameda Lorena, 1731, em São Paulo.

Quando: a partir das 18h30, no dia 30 (quarta-feira)

O livro

A editora Contexto enviou ao Mapa de Londres um exemplar da obra. A leitura vale muito a pena para quem quer entender um pouco melhor o espírito inglês, a cultura desse povo e o Reino Unido.

Vejam a descrição:

Capa Os InglesesLords e hooligans; gentlemen e gente do povo; chá da tarde formal e pubs nem tanto; família real e tabloides escandalosos; táxis e ônibus de dois andares trafegando pela esquerda… Esses ícones nos parecem muito familiares, assim como o futebol, que nos foi apresentado pelos ingleses. Mas será que conhecemos tão bem os habitantes da “terra da rainha”?

A dupla de historiadores Peter Burke e Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke (ele inglês, ela brasileira) nos apresenta novas faces desse povo fascinante. Para além da fama do Big Ben, os ingleses legaram para a humanidade a Magna Carta – documento de 1215 que estabeleceu as bases da democracia moderna – e transformaram o mundo com sua Revolução Industrial – embora Londres tenha 8 milhões de árvores, o que faz dela a maior “floresta urbana” do planeta; isto em um país em que a jardinagem é uma obsessão nacional.

Enfim, um país único, com fortes tradições, mas também aberto ao novo – inclusive à imigração. Os ingleses, com suas virtudes e defeitos, sua história e suas manias estão aqui de corpo inteiro. Uma leitura imperdível.

No site da editora Contexto, mais informações sobre Os Ingleses

Os autores

Peter Burke, British historian, author and professor Europe, Germany, Hamburg 2014

Peter Burke estudou em Oxford e foi professor da nova Universidade de Sussex (1962-1978) antes de se transferir para a Universidade de Cambridge, onde foi professor de História Cultural. É Fellow da British Academy, da Academia Europeia, e públicou 26 livros, a maioria sobre a história da Europa dos séculos XVI e XVII, que foram traduzidos em 31 línguas. Entre suas obras, incluem-se Cultura popular na Europa moderna (1989), The European Renaissance, Centers and Peripheries (1998), História e teoria social (2000), Uma história social do conhecimento (2 vols., 2003-2012) e, em coautoria com Maria Lúcia, Gilberto Freyre: Social Theory in the Tropics (2008).

 

Maria Lucia Pallares-Burke 4Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke foi professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e há vários anos é Research Associate do Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge. É autora, entre outras obras, de “Gilberto Freyre: um vitoriano dos trópicos”, livro laureado em 2006 com os prêmios Senador José Ermírio de Moraes, da Academia Brasileira de Letras, e Jabuti. Seu livro mais recente é “O triunfo do fracasso: Rüdiger Bilden, o amigo esquecido de Gilberto Freyre” (2012).

 

Leia também:

Curiosidades sobre Londres

Artigo anteriorConfira história e frases de William Shakespeare
Próximo artigoConheça a história dos Cavaleiros Templários