Intercâmbio na Inglaterra: 4 destinos que cabem no orçamento

Intercâmbio na Inglaterra: 4 destinos que cabem no orçamento

Mais do que exercitar o legítimo inglês britânico, optar por um intercâmbio na Inglaterra permite ao estudante viajar no tempo entre referências medievais e romanas e, simultaneamente, experimentar uma cultura moderna e organizada. Além disso, atrações não faltam no território inglês, berço do futebol, do punk e do rock’n’roll. 🤘

Mas você está enganado se pensa que a única opção para estudar na Terra da Rainha é Londres. Neste artigo, vamos mostrar que o país reserva outras alternativas de destinos tão interessantes quanto a capital. Quem garante é o Luciano Baldauf, da agência Global Active Study, que organiza, planeja e orienta intercâmbios em diversas partes do mundo.

Então, preparado para descobrir os 4 destinos de intercâmbio na Inglaterra?

Aprender inglês em Londres
Inglaterra disponibiliza diversas cidades com excelentes escolas de intercâmbio. Foto: iStock, Getty Images

4 opções de destinos para o seu intercâmbio na Inglaterra

Segundo Baldauf, a maioria dos brasileiros que pensa em fazer um intercâmbio no Reino Unido considera Londres como a primeira opção. Não há dúvidas de que a cidade é absolutamente incrível, mas o custo de vida pesa no bolso dos brasileiros.

“Existem ótimas cidades no interior, com alta qualidade de vida e custo mensal de manutenção mais baixo. Nelas, também há menos brasileiros nas escolas, o que garante um melhor aproveitamento do curso”, destaca.

Outro ponto positivo é que a maioria dessas cidades ficam perto de Londres. Isso significa que você poderá tranquilamente visitar a capital em finais de semana.

1. Brighton

Brighton é famosa por sua praia, frequentada pela galera mais cool da Inglatera. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres.
Brighton é famosa por sua praia, frequentada pela galera mais cool da Inglatera. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres.

No litoral sul da Inglaterra, Brighton é uma cidade charmosa e histórica. Antigamente, a região era uma vila de pescadores, mas quando foi descoberta pelos nobres britânicos no fim do século 18, virou uma espécie de ilha frequentada por cidadãos ricos e famosos. Até hoje, mantém o status de point praiano do país, adorado por artistas e pessoas descoladas.

“Brighton oferece uma ótima vida social e cultural, tem boas escolas e fica a apenas 50 min de trem direto do centro de Londres”, sinaliza Baldauf.

Distância de Londres: 90 km

Principais atrações: Royal Pavilion (antiga residência Real), North Laine (área onde ficam diversos cafés, lojas e restaurantes), Brighton Museum & Art Gallery (exposições de arte) e, claro, a praia e o Brighton Pier.

2. Cambridge

King's College, em Cambridge. Foto: Renata Cabanas
King’s College, em Cambridge. Foto: Renata Cabanas

Na região leste da Inglaterra fica Cambridge, cidade essencialmente universitária e que você já deve conhecer por conta da famosa e lendária Universidade de Cambridge. Nela, estão diversos campi situados em prédios que remontam aos castelos medievais, cercados por belas árvores e jardins. É como se transportar direto ao século 18 ou 19.

“Cambridge e Oxford são duas cidades tradicionais da Inglaterra, com várias atrações históricas e universidades de alta qualidade”, garante Baldauf.

Distância de Londres: 80 km

Principais atrações: Peterhouse e Magdalene College (prédios universitários na Universidade de Cambridge), Casa de Charles Darwin (sim, onde ele mesmo viveu), Castelo de Cambridge, The Fitzwilliam Museum (museu com obras de Monet e Picasso) e Great St. Mary’s Church Tower (torre da igreja garante vista panorâmica da cidade).

3. Oxford

Christ Church College, e, Oxford . Foto: Mapa de Londres
Christ Church College, e, Oxford . Foto: Mapa de Londres

Berço de clássicos da literatura, como “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll e “O Senhor dos Anéis”, de J. R. R. Tolkien, Oxford é uma encantadora cidade localizada no sudeste da Inglaterra. É igualmente lembrada por abrigar a Universidade de Oxford, a mais antiga universidade de Língua Inglesa, também considerada uma das 10 melhores do mundo.

Uma curiosidade interessante é que a Universidade é formada por cerca de 40 faculdades espalhadas por toda a cidade. O Christchurch College, uma delas, foi cenário para filmagens de Harry Potter.

Distância de Londres: 95 km

Principais atrações: Bodleian Library (uma das bibliotecas mais antigas do mundo), University Museum of Natural History (museu sobre a história da cidade), The Turf Tavern (pub no coração de Oxford), Carfax Tower (torre do século 13) e Christ Church College (uma das maiores faculdades da Universidade).

4. Nottingham

Nottingham
Nottingham é o berço da lenda de Robin Hood. Foto: iStock, Getty Images

Capital do condado de Nottinghamshire, Nottingham fica no centro da Inglaterra e é uma cidade cercada de lendas. Ela é associada à história de Robin Hood, o arqueiro que assaltava os ricos para dar dinheiro aos pobres. A Sherwood Forest, no norte da cidade, seria a floresta onde o saqueador vivia escondido fora da lei.

“Nottingham é uma das cidades mais antigas da Inglaterra, com baixo custo de vida e está situada bem no meio da Inglaterra, com fácil acesso a várias cidades ao redor, como Liverpool e Manchester”, conta Baldauf.

Distância de Londres: 207 km

Principais atrações: Castelo de Nottingham (onde fica uma estátua de Robin Hood), Museu das Galerias da Justiça (local onde ocorriam julgamentos e execuções na cidade), Cidade das Cavernas (trilha que abriga um labirinto de cavernas de calcário).

Mais possibilidades de intercâmbio no Reino Unido

Se você está disposto gastar um pouco mais, Londres é outro ótimo destino para o seu intercâmbio. Além de contar com diversas escolas de excelente nível para aprimorar conhecimentos de Língua Inglesa, completar mestrado e doutorado, ou fazer aulas voltadas para áreas específicas, como Inglês Jurídico para jovens advogados e cursos de curta duração de moda e design, a cidade tem vários atrativos.

Além dos muitos pontos turísticos, de pubs até castelos, galerias e museus, Londres conta com um transporte público eficiente e um nível de segurança bastante elevado em comparação com outras grandes capitais.

Já se você estiver disposto a fugir um pouquinho do convencional no seu intercâmbio no Reino Unido, a sugestão de Baldauf é investir em Edimburgo. “A capital escocesa tem muita história e importantes atrações turísticas e culturais”, conclui.

Orçamento grátis para o seu intercâmbio

E aí, ficou interessado em algum desses destinos de intercâmbio na Inglaterra e no Reino Unido? Vamos deixar aqui as informações de contato da Global Active Study, que pode ajudar você a concretizar o sonho de estudar no exterior.

Contato: Luciano Baldauf

Site

Solicite um orçamento grátis!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Idade:

Cidade/estado:

Duração do curso estimada:

Início:

Que tipo de curso você procura?

Decidiu seu destino de intercâmbio? Já estudou em alguma dessas cidades? Compartilhe sua opinião ou experiência nos comentários 😉

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

1 comentário