Intercâmbio: Fernanda Oliveira

Foto: Fernanda Oliveira, Arquivo pessoal
Fernanda Oliveira em Westminster. Foto: Arquivo pessoal

Ainda decidindo se vale a pena estudar em Londres? Confira abaixo o relato da experiência de intercâmbio da leitora Fernanda Oliveira, 25 anos, que estudou arquitetura e inglês na capital britânica:

Sempre quis passar um tempo fora do país, estudando, conhecendo novas culturas, pessoas, enfim, viver novas experiencias. Sou formada em Arquitetura e Urbanismo e, assim que me formei, o meu desejo era encontrar uma oportunidade que unisse o aprendizado de uma língua estrangeira ao conhecimento em arquitetura.

Em 2012, comecei a pesquisar escolas e cursos que oferecessem o que eu estava procurando. Foi quando encontrei a University of the Arts London (UAL). É uma universidade muito bacana, com uma infraestrutura incrível, que tem vários câmpus espalhados pela cidade e oferece diversoss cursos nas áreas de arquitetura, design, fotografia, artes plásticas e moda.

Então procurei uma agência de intercâmbios e me matriculei no curso de verão (com duração de um mês) de english plus architecture.

Como eram dois cursos, nosso tempo lá era extremamente corrido. Fazíamos aulas de inglês de manhã e, à tarde, caminhávamos pela cidade analisando vários edifícios ou então fazendo projetos e análises em sala. E nas horas que nos restavam, íamos conhecer algum ponto turístico importante ou desbravar Londres “a nossa maneira”.

Estúdio de Harry Potter. Foto: Arquivo pessoal
Estúdio de Harry Potter. Foto: Arquivo pessoal

Ainda tive a oportunidade de conhecer Oxford, Bath e Stonehenge, tomar o chá das 5h, beber uma pint no pub que a Amy Winehouse frequentava, fazer o tour do Harry Potter (que fez parte da minha adolescência…rs), assistir a alguns musicais. Eu tinha apenas um mês e queria aproveitar para visitar todos aqueles lugares sobre os quais havia pesquisado meses antes, e para isso o mapa de londres foi de grande ajuda. Peguei várias dicas e ainda continuo lendo sempre que sinto uma “saudadezinha” de lá. Porque, como disse Samuel Johnson, ” Quem está cansado de Londres está cansado da vida; há em Londres tudo o que a vida pode proporcionar”.

Foi uma experiência incrível na minha vida e espero um dia poder voltar.

Mais fotos da viagem

Turma brasileira na Serpentine Gallery Pavillion Foto: Arquivo pessoal
Turma brasileira na Serpentine Gallery Pavillion Foto: Arquivo pessoal
Camden Town. Foto: Arquivo pessoal
Camden Town. Foto: Arquivo pessoal
St Paul's Cathedral. Foto: Arquivo pessoal
St Paul’s Cathedral. Foto: Arquivo pessoal

Já estudou em Londres?

Envie o seu depoimento com fotos para email@mapadomundo.org

Ainda não?

Leia mais relatos de intercâmbio

Dicas para estudar em Londres

Estudar em Londres

Artigo anteriorCápsula do tempo do metrô de Londres
Próximo artigoImperial War Musem fechado