Intercâmbio em Londres: Charles Dobignies

Muitos leitores pedem dicas de escolas de inglês e intercâmbio em Londres. Por isso, vamos publicar cada vez mais textos, ideias e sugestões para quem pretende aprimorar seu inglês na capital britânica.

Veja o relato de Charles Dobignies, que estudou na Kaplan International English, em Londres:

Charles Dobignies - Kaplan - Mapa de Londres
Charles Dobignies. Foto: Arquivo pessoal

Meu nome é Charles Dobignies, tenho 29 anos e vim do Brasil para estudar na escola Kaplan Covent Garden. Neste relato, vou descrever como foi minha experiência durante os meus estudos na Inglaterra.

Antes de vir para Londres, eu morava e trabalhava na cidade de Curitiba, no Paraná. Eu já havia me formado e estava trabalhando há mais de 5 anos na mesma empresa como analista de Marketing. Eu sabia que seriam necessárias mudanças significativas para obter uma melhor posição no mercado de trabalho; com isso em mente, pesquisei o processo necessário para estudar inglês no exterior. A Inglaterra foi o meu destino, e a Kaplan parecia ser a melhor opção para os estudos.

Quando eu cheguei, meu objetivo era aprimorar minhas habilidades na língua inglesa e ganhar experiência de vida. Escolhi Londres pela diversidade cultural e pela grande variedade de atividades que a cidade oferece. Também sempre me identifiquei com a cultura europeia, e isso ajudou muito na minha decisão. Na hora de fazer a matricula, escolhi 3 meses de curso. Sabia  que o ideal era inscrever-me em Inglês para Negócios, mas decidi  primeiramente, fazer 5 semanas de Inglês Geral para ter certeza de que minhas aulas de Inglês para Negócios seriam bem aproveitadas.

Assim que cheguei à cidade, fui super bem recebido pela minha homestay. A minha “Familia” aqui em Londres era excelente, e a pessoa responsável tornou-se uma amiga: conversávamos sobre minhas atividades na escola todos os dias, e assim foi possível evoluir muito o meu inglês. Minha estadia lá foi muito proveitosa, e eu tinha toda a liberdade que eu precisava.

Tudo era novidade. Dei os primeiros passos em uma nova cultura, outra sociedade. Fazer amigos acabou sendo muito importante, pois foi com eles que dividi os melhor momentos da minha experiência na escola. Fiz amigos de muitos países, e era extremamente divertido participar das atividades sociais que a Kaplan oferece. Em todos os dias da semana, tínhamos algo novo para fazer – conhecíamos um lugar histórico, um novo pub, íamos a festas de barco no Rio Tâmisa e até viajávamos para outros lugares. Aliás, esta é uma grande vantagem de se fazer intercâmbio na Europa: a facilidade que se tem e viajar para outras cidades ou países, como França ou Itália, por exemplo.

Charles com amigos conhecidos no intercâmbio. No reflexo, a St Paul's Cathedral. Foto: Arquivo pessoal
Charles e amigos conhecidos no intercâmbio. No reflexo, a St Paul’s Cathedral. Foto: Arquivo pessoal

As salas de aula da Kaplan são muito bem equipadas com quadros interativos. São fornecidos novos livros a cada duas semanas, e os testes de nivelamento são feitos a cada 5 semanas. Há uma sala de estudos com vários computadores, juntamente com uma biblioteca onde é possível emprestar livros e material audiovisual para todos os níveis de inglês. Os meus professores foram todos muito profissionais, e um deles era bem divertido.

Com o passar das semanas e com o curso chegando ao fim, alguns dos meus amigos começaram a ir para casa, para seus países de origem – e é ai que se percebe quão importante é a experiência. Hoje os meus colegas voltaram para sua terra natal e eu permaneci aqui em Londres. Por coincidência, consegui um estágio no escritório da própria Kaplan, mas isso já é uma outra história…

E aí, curtiu o relato do Charles?

Envie também a sua história e compartilhe com os leitores do Mapa de Londres como foi seu intercâmbio e sua experiência em Londres: email@mapadomundo.org.

Acomodação para estudantes

CasaLondres - Acomodação para estudantes

Agência de intercâmbio

Artigo anteriorTour pelo Palácio de Buckingham no inverno
Próximo artigoHorários da London Eye em 2014