Veja como visitar o Highgate Cemetery

O Highgate Cemetery é um dos mais famosos cemitérios de Londres. Abriga os corpos de diversas personalidades, como Karl Marx, autor de O Capital e Manifesto Comunista, e Douglas Adams, o autor do Mochileiro das Galáxias. Construído em 1839 para sanar a falta de espaço fúnebre na Era Vitoriana, o local, dotado de 15 hectares no Norte de Londres, dá guarida atualmente para mais de 170 mil mortos.

Foto: Gustavo Heldt
A visita ao cemitério de Highgate reserva surpresas. Fotos: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

Como visitar o Highgate Cemetery

Existem duas alas: o West Highgate e o East Highgate. Eles são divididos pela Swan Lane. De um lado, o mais antigo, o Oeste; do outro, o mais recente, o Leste. Na Era Vitoriana, de pujança e ostentação, os mortos eram agraciados com sepulturas e túmulos caríssimos, repletos de adornos em memória dos falecidos. O novo espaço foi arquitetado, portanto, para ampliar a margem de lucro do lugar, já que o West Highgate estava sendo completamente tomada.

Estação de metrô: Archway (Zona 2, Northern Line). Depois, pegue o ônibus 210,143 ou 271 para Waterlow Park e pare na segunda estação.

Encontre no mapa

A natureza está por toda parte no caminho até o Highgate Cemetery:

Foto: Gustavo Heldt
O cemitério fica ao lado do belo Parque de Highgate.

É possível visitar as duas alas do cemitério.

West Highgate

Foto: Gustavo Heldt
West Highgate, a ala Oeste do cemitério, mais rica.

O passeio na ala Oeste é sempre guiado.

Entrada: Adulto 12 libras / Criança 6 libras

Horários

Segunda a sexta: o tour sai diariamente, às 13h45. É preciso reservar pelo site com pelo menos uma semana de antecedência.

Sábado e domingo: o tour sai de meia em meia hora, das 10:30h às 15h. No fim de semana, não é possível agendar com antecedência. Os ingressos são vendidos a partir das 10h para todos os passeios naquele dia. Lugares são limitados.

O que você encontra

Lista de famosos na West Highgate

A ala Oeste é bem mais atraente do que a Leste. Em alguns momentos do tour, dá vontade de sair correndo para o lado contrário e explorar o lugar livremente, de tantos túmulos, efígies, símbolos e estátuas interessantes. Mas não se engane: seria impossível cavocar na história do lugar sem a orientação do guia. Apesar dos sustos em algumas partes do passeio (como quando o guia avisa que, naqueles 15 minutos iniciais, você já pisou em centenas de cadáveres sem saber), a atmosfera densa de Highgate é amaciada pelo humor que permeia cada narrativa. Imperdível.

Alexander Litvinenko

Foto: Gustavo Heldt
Túmulo do espião russo Alexander Litvinenko, que morreu de forma ‘misteriosa’

O espião russo Alexander Litvinenko recebeu asilo em Londres após ser preso em Moscou, em 1999, por acusar seus superiores de um assassinato. Na capital britânica, tornou-se escritor e colaborou com o os serviços de inteligência britânicos, MI5 e MI6. Em novembro de 2006, ele morreu envenenado, por polonium-210. A suspeita de que o governo russo estivesse envolvido abalou a relação com os britânicos na época.

Adam Worth

Foto: Gustavo Heldt
Aqui jaz Adam Worth, o Napoleão do Crime

Arthur Conan Doyle baseou o inimigo de Sherlock Holmes, Moriarty, em Adam Worth, norte-americano que ganhou a alcunha de de “Napoleão do Crime” no século 19. Mas o homem enterrado aqui é tão misterioso, que não se tem certeza nem de seu nome original. Ele nasceu na Alemanha, em uma família pobre, e ainda criança se mudou para os Estados Unidos com os pais. Logo cedo, fugiu de casa, mentiu a idade para poder lutar na guerra, voltou ferido e foi dado como morto. Fugiu do hospital, começou a bater carteiras, e as carteiras seriam apenas as primeiras de seus alvos. Em sua carreira, roubou joias, diamantes, quadros e bancos. Em Londres, montou uma sociedade de crime organizado e pedia para seus comandados não empreenderem nenhum tipo de violência física em suas vítimas. Faleceu em 1902, após ser preso em 1892 e solto cinco anos mais tarde.

Tom Sayers

Foto: Gustavo Heldt
Fiel companheiro, Lion liderou a procissão no funeral de Tom Sayers

O funeral do lutador Tom Sayers foi acompanhado por mais de 100 mil pessoas em 1865. Ao lado do caixão, seu fiel companheiro, Lion, liderava a procissão. Ele faleceu cinco anos após empatar uma das lutas mais famosas da história, considerada por muitos o primeiro Mundial de Boxe, por envolver os “campeões” da Inglaterra e dos Estados Unidos. Na época, a luta por prêmios era ilegal, então o local da contenda não foi revelado. Quem quisesse assistir tinha de comprar o ingresso em um pub determinado, onde receberia uma passagem de trem para o destino acertado entre os dois acertados. Em 17 de abril de 1860, em Hampshire, milhares de pessoas acompanharam o embate. O problema, para Sayers, era que o oponente, John Heenan, tinha 15kg a mais e 8 anos a menos. Resultado: a luta teve 42 rounds, divididos em mais de duas horas. O empate foi declarado quando a turba que assistia à disputa invadiu o ringue, naquele momento já completamente ensopado de sangue. Essa foi a última luta de Sayers, que se aposentou como herói nacional.

East Highgate

Foto: Gustavo Heldt
East Highgate foi construído para ampliar capacidade do cemitério

Entrada:

Entrada: Adulto 8 libras / Criança 4 libras

Horários: Segunda a sexta, das 10h às 16h30 (fecha às 17h); Sábado e domingo, das 11h às 16h30 (fecha às 17h).

Site oficial, clique para agendar

O que você encontra

A ala Leste, inaugurada em 1856, não é tão bela quanto a Oeste. O frenesi vitoriano da ostentação funeral já havia diminuído bastante. Mesmo assim, vale a visita: há muitos nomes interessantes enterrados aqui, como Karl Marx e Douglas Adams.

Lista dos famosos do Highgate East

Douglas Adams

Foto: Gustavo Heldt
Para os iniciados, 42.

Escritor e comediante britânico, Douglas Adams, falecido em 2001, criou o Guia do Mochileiro das Galáxias, além de ter contribuído com esquetes para o seminal Monty Python. Em cima de seu túmulo, há um pote com canetas que os fãs lhe deixam como homenagem.

Karl Marx

Foto: Gustavo Heldt
Karl Marx, com barbão e tudo, conclama os trabalhadores

Um busto gigantesco do filósofo e autor alemão Karl Marx localiza-se ao lado de seu túmulo. Nele, pode-se ler: “Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos”.

Fotos e histórias do Cemitério de Highgate

Os nomes e histórias acima representam apenas uma pequena parte do que há para ver e conhecer no cemitério de Highgate. Na ala Oeste, antes do início do tour, o guia pergunta se o grupo tem interesses específicos dentro do cemitério, porque o passeio pode variar bastante. As histórias envolvem pessoas famosas, episódios curiosos e muitas mortes. Tem gente que sente um clima pesado no ar, especialmente depois de ler tantos epitáfios. Mas realmente vale a pena. Além de conhecer um aspecto fúnebre da Londres Vitoriana, o visitante pode admirar verdadeiras obras arquitetônicas que jazem em memória dos que já se foram.

Foto: Gustavo Heldt
“Caminharíamos um milhão de milhas por um dos sorrisos da mamãe”
Foto: Gustavo Heldt
Este túmulo foi bombardeado durante o blitzkrieg alemão, na Segunda Guerra. O guia brincou que os alemães estavam tão enlouquecidos, que queriam abater até os mortos
Foto: Gustavo Heldt
Os livros lembram a profissão de Jeremy Beadle, escritor e apresentador de televisão falecido em 2008
Foto: Gustavo Heldt
“Fell asleep” é uma expressão muito utilizada nas lápides
Foto: Gustavo Heldt
Esta lápide tem forma de cruz, anjos encrustados na pedra e “Seja feita a tua vontade” na base
Foto: Gustavo Heldt
Símbolos pagãos, como o pentagrama à direita da cruz, encontram-se por todos os lados da ala Oeste
Foto: Gustavo Heldt
Em 1979, “We’ll meet again”. Em 1994, “Reunited”.
Foto: Gustavo Heldt
Ouroboros, a imagem da serpente que devora a própria cauda, é um símbolo de origem grega que representa a eternidade
Foto: Gustavo Heldt
Rosilla Burt, três vezes viúva 🙁
Foto: Gustavo Heldt
Emma Walla Cray faleceu após seu vestido ter pegado fogo
Foto: Gustavo Heldt
Este mausoléu possui diversos símbolos interessantes. À direita, fora da foto, há uma pirâmide, que representa a ligação do céu com a Terra
Foto: Gustavo Heldt
Por dentro do mausoléu

Leia também

Mais atrações em Londres

Passeios para quem (acha que) já conhece Londres

Artigo anteriorSt Alban, a igreja que virou uma ilha
Próximo artigoTeleférico de Londres – Emirates Air Line