Quem foi Guy Fawkes, inspiração para o V de Vingança

Quem foi Guy Fawkes, inspiração para o V de Vingança

Hoje a máscara de Guy Fawkes é um símbolo de rebelião e anarquia ao redor do mundo. O que talvez você não saiba é que, além de aparecer em vídeos do Youtube e no filme V de Vingança, existe – de fato – uma história por trás dela. É o que você vai descobrir agora.

Para início de conversa, é importante destacar que Guy Fawkes realmente existiu. Ele foi um soldado britânico que participou da chamada Conspiração da Pólvora, em 1605, um movimento cujo objetivo era explodir o parlamento inglês e assassinar não apenas o rei protestante Jaime I, mas todas as autoridades lá presentes.

O motivo do levante contra os representantes do governo na época era a forte repressão contra os direitos políticos dos católicos. Mas é claro que nem tudo saiu como planejado. Neste artigo, você vai entender melhor essa história – e sua relação com o filme V de Vingança.

Protesto com a máscara de Guy Fawkes, V de Vingança
Máscara do V de Vingança aparece em protestos em todo o mundo. Foto: iStock, Getty Images

Guy Fawkes e a Conspiração da Pólvora

Até hoje, o dia 5 de novembro é uma data histórica para os ingleses. Isso porque, simbolicamente, ela marca um dia de revolução – na qual o Parlamento poderia ter sido reduzido às cinzas. Era esse o plano dos revoltosos que participaram da Conspiração da Pólvora, lá no início do século 17.

Big Ben - Palácio de Westminster. Mapa de Londres
Parlamento era o alvo de Guy Fawkes. Foto: Mapa de Londres

Guy Fawkes, especialista em explosivos, tinha um importante papel na trama. Era ele o responsável por guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o parlamento. De fato, era uma estratégia ousada. Mas onde tudo deu errado?

Bem, uma das preocupações dos conspiradores era evitar a morte de inocentes e, especialmente, pessoas católicas. Por isso, certificaram-se de enviar alguns avisos para que os cidadãos mantivessem distância do parlamento no dia 5 de novembro. O burburinho, porém, chegou aos ouvidos do rei.

Quem conhece a um pouco da história da Inglaterra, já pode imaginar qual foi o destino de Fawkes. O soldado foi torturado na Torre de Londres e, por fim, enforcado por traição e tentativa de assassinato.

Há quem, até hoje, comemore sua captura no dia 5 de novembro, a Bonfire Night – também conhecida como Noite da Fogueira – e posterior execução. Por outro lado, também há quem lembre do soldado como alguém que lutou e morreu por seus ideais.

É por isso que, atualmente, a máscara associada a Fawkes no filme V de Vingança aparece em protestos como um símbolo de luta pela liberdade. Inclusive no Brasil, especialmente nas manifestações de junho de 2013.

V de Vingança e a máscara de Guy Fawkes

A associação da emblemática máscara à figura de Guy Fawkes aconteceu graças ao filme V de Vingança, longa de 2005 estrelado por Hugo Weaving e Natalie Portman.

Na trama, o protagonista é um homem que fora preso e torturado injustamente por um governo britânico opressor. Ele utiliza o codinome Fawkes para conduzir uma vingança, que consiste em nada menos do que explodir o parlamento e outros imponentes prédios britânicos. Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.

O rosto do personagem, porém, não é revelado. Fica constantemente escondido pela máscara preta e branca. Foi a partir daí que ela se tornou conhecida mundialmente e passou a ser adotada como um símbolo para todos os revoltosos que lutam contra a opressão.

E você, já conhecia a história de Guy Fawkes? Sabia de sua relação com o filme V de Vingança? Comente!

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

1 comentário