Gentlemen’s Clubs em Londres

Gentlemen’s Clubs em Londres

Historicamente, Londres divide a paternidade dos clubes privados, também conhecidos como Gentlemen’s Clubs (Clubes de Cavalheiros), com Nova York. Os clubes mais tradicionais da cidade – e do mundo, portanto – foram criados por membros da aristocracia britânica no século 18.

Fechados a mulheres, visitantes e curiosos, os locais destinavam-se a criar ambientes propícios para que seus membros pudessem relaxar longe de suas esposas, estabelecendo laços de nobreza. Além do foco no lazer, os clubes abrigavam reuniões de negócios e permitiam uma troca de experiências entre os nobres londrinos.

Gentlemen’s Clubs reúnem pessoas com os mesmos interesses

A grande maioria dos cavalheiros era associada a apenas um clube, escolhendo aquele que melhor representasse seus interesses políticos e econômicos. Poucas pessoas pertenciam a mais de um clube: o recorde pertence a Earl Mountbatten, um político e oficial da Marinha Britânica, que chegou a estar associado a dezenove clubes nos anos 60.

Embora muitos dos Gentlemen’s Clubs tenham se adaptado com o passar dos séculos, tornando os ambientes mais modernos e menos ortodoxos – a ponto de aceitar, inclusive, mulheres entre os membros -, boa parte deles mantém a tradição e continua inacessível a visitantes e turistas.

E o acesso não é o único entrave para um curioso que deseja adentrar um dos clubes: a maioria deles não possui qualquer identificação na fachada. Mas, se você quiser perambular pelos arredores da aristocracia, a dica é se deslocar até Pall Mall, que reúne muitos deles.

Pall Mall em Londres
Pall Mall reúne alguns dos mais tradicionais Gentlemen’s Clubs. Foto: Mapa de Londres

Confira uma lista com alguns dos mais célebres clubes privados de Londres:

The Athenaeum

Fundado em 1824, o clube chama a atenção pela arquitetura. O mais impressionante é que o edifício foi projetado por um arquiteto de apenas 24 anos, que já havia alcançado notoriedade na época pelo seu trabalho no Hyde Park e no Regent’s Park.

The Athenaeum - Mapa de Londres
Edifício do Athenaeum Club foi projetado por John Nash. Foto: Mapa de Londres

Historicamente, o clube foi pensado para reunir grandes mentes da capital inglesa. Alguns de seus membros mais notórios são Charles Dickens, o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana; Charles Darwin, o cientista da teoria da evolução; e Michael Faraday, um dos cientistas mais influentes de todos os tempos, responsável pela descoberta da indução eletromagnética, por exemplo. A cadeira de rodas na qual Faraday morreu em 1867 é mantida no clube até hoje, sendo exposta em uma das salas principais.

Um outro símbolo interessante da história do clube se encontra em frente ao prédio, despercebido pela maioria dos transeuntes:

Athenaeum - Mapa de Londres
Blocos de pedra ajudavam Duque de Wellington a desmontar do cavalo. Foto: Mapa de Londres

Estes dois blocos de pedra foram erigidos em 1830 para que um de seus mais ilustres membros, o baixinho Duque de Wellington, aquele que derrotou Napoleão na Batalha de Waterloo, não passasse vergonha ao tentar desmontar do cavalo.

A presença de membros tão distintos foi fundamental para que o local fosse um dos primeiros a receber iluminação elétrica na história da humanidade, por meio de um gerador próprio, anos antes da luz chegar às ruas de Londres. Ao todo, cinquenta e dois prêmios nobeis são contabilizados entre os integrantes do clube.

Atualmente, a maioria dos membros é composta por profissionais dedicados à ciência, engenharia ou medicina, mas advogados, escritores e acadêmicos também estão representados. Empresários, executivos e políticos são minoria no clube.

Boodle’s

Fundado por Lord Shelburne em 1762, vinte anos antes de ele vir a se tornar Primeiro Ministro, o Boodle’s é um dos mais antigos clubes privados de Londres – e do mundo.

Boodle's - Mapa de Londres
Boodle’s é o segundo clube mais antigo do mundo. Foto: Mapa de Londres

Entre seus membros mais notórios, estão Winston Churchill, que se associou após a Segunda GuerraAdam Smith, o mais importante teórico do liberalismo econômico, considerado o pai da economia moderna; Ian Fleming, jornalista e escritor responsável pela criação do personagem James Bond; e Beau Brummel, o Dandy, que revolucionou a maneira como os homens vestiam-se durante a Regência Britânica.

O clube não aceita mulheres entre seus membros e tampouco convidados.

Reform club

O Reform Club foi fundado em 1836, sendo restrito, na época, aos apoiadores do Great Reform Act, um ato do parlamento que provocou mudanças no sistema eleitoral do Reino Unido. Entre seus membros mais notórios, está sir Arthur Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes.

Reform Club - Mapa de Londres
O Reform Club foi o primeiro a aceitar mulheres entre os membros. Foto: Mapa de Londres

O local serviu como cenário para produções como “The Avengers” (1998) e “Sherlock Holmes” (2009). Além disso, ficou conhecido por aparecer em Volta ao Mundo em Oitenta Dias, livro de Júlio Verne cuja história começa e termina no clube.

Em 1981, tornou-se o primeiro dos Gentlemen’s Clubs a aceitar mulheres entre seus membros. O clube é relativamente acessível a visitantes, desde que os interessados organizem grupos e entrem em contato com antecedência. Outra opção de visitação se dá durante a Open House London, quando, a exemplo de outros edifícios, o local abre suas portas.

Mais clubs

Brooks's - Mapa de Londres
Um dos mais tradicionais, Brooks’s já teve príncipes e lordes em sua lista de membros. Foto: Mapa de Londres
travellers-club-7
Travellers Club só aceitava quem já tivesse viajado a mais de 500 milhas de distância. Foto: Mapa de Londres
Oxford-and-cambride-4
Oxford and Cambridge Club aceita apenas ex-alunos dessas duas universidades britânicas. Foto: Mapa de Londres

Fotos: Gustavo Heldt

Texto: Daniel Rohr

 

Veja também

Quer conhecer essas e outras curiosidades sobre os Gentlemen’s Clubs em um passeio guiado pela história de Londres?

Vania Gay - Mapa de Londres

 Passeio guiado

Vania Gay é a única guia brasileira credenciada pela City of Westminster, pela City of London e pela St Paul’s Cathedral.

Conheça o seu trabalho e agende um tour pela história de Londres.

Mais história de Londres

City of Westminster, o epicentro do poder

City of London, onde tudo começou

Personagens da cidade

Curiosidades de Londres

E mais

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

2 comentários