Qual é o fuso horário de Londres em relação ao Brasil?

Qual é o fuso horário de Londres em relação ao Brasil?

Vai viajar para a Inglaterra e já está pensando em como o jet lag vai afetar seu humor? Fique tranquilo: o fuso horário de Londres em relação ao Brasil varia apenas entre duas e quatro horas – de acordo com o horário de verão. Neste artigo, vamos esclarecer direitinho o porquê. 🕐

Big Ben - Palácio de Westminster - Mapa de Londres
Há pouca diferença no fuso horário entre Londres e Brasil. Foto: Mapa de Londres

Fuso horário de Londres em relação à Brasília

A Inglaterra tem apenas um fuso horário: em relação ao horário de Brasília, ele fica três horas à frente. Na prática, isso quer dizer que, às 14h no Brasil, o Big Ben em Londres vai marcar 17h. Simples, não é?

A única variável que pode dificultar um pouco o cálculo é o horário de verão. Vale lembrar que, no hemisfério norte, os meses de verão são contrários aos do sul.

Horário de verão britânico, o British Summer Time

horário de verão da Inglaterra, o British Summer Time, fica em vigor entre o último domingo de março e o último domingo de outubro. Nesse período, é necessário adicionar uma hora ao cálculo do fuso (por conta do avanço no relógio britânico). A diferença em relação ao horário de Brasília no período, então, é de quatro horas.

Horário de Verão Brasileiro

Quando entra em vigor o horário de verão brasileiro, ali pela metade de outubro, a diferença volta a cair para três horas. Mas logo, no último domingo do mês, quando acaba o horário de verão britânico, o fuso horário é de apenas 2 horas. Essa diferença segue até metade de fevereiro, quando se encerra o horário de verão brasileiro.

Conseguiu entender a matemática ou restaram dúvidas? Se você ainda fica meio perdido nessa questão dos fusos, a boa notícia é que hoje já é possível desvendá-los rapidamente em sites como o World Clock.

Melhor do que ficar quebrando a cabeça, né? Mas, se você boiou nas aulas de geografia do Ensino Médio e deseja entender melhor como funcionam os fusos horários, a Inglaterra é o lugar perfeito para isso. Descubra, abaixo, o motivo.

Fuso horário de Londres a partir de Greenwich

Observatório Real de Greenwich - Mapa de Londres
Greenwich Mean Time (GMT) define os fusos entre países. Foto: Mapa de Londres

É na Inglaterra, mais precisamente no distrito de Greenwich, que fica o Meridiano de Greenwich, também chamado de “meridiano inicial”. A linha de Greenwich é usada como referência para dividir a terra entre os hemisférios ocidental e oriental, já que marca a posição de longitude 0º.

A partir da linha de Greenwich, cada fuso horário é correspondido por uma faixa de 15 graus de longitude, partindo do parâmetro da hora de Greenwich – ou Greenwich Mean Time (GMT). Os países que correspondem às linhas meridionais situadas à direita de Greenwich têm horas a menos; e os situados à esquerda têm horas a mais.

O meridiano de Greenwich possui, também, um anti-meridiano: é uma linha imaginária oposta em 180 graus. Conhecida como “Linha Internacional de Mudança de Data”, ela passa pelo Oceano Pacífico. Ao cruzá-la do oeste ao leste, devemos atrasar um dia no calendário. Na direção oposta, é necessário adiantar um dia.  

Para entender melhor a história de Greenwich, sugerimos um passeio até o Observatório Real de Greenwich, em Londres. Conseguiu entender como é o fuso horário de Londres? Já viajou e teve dificuldade com o jet lag? Deixe o seu comentário! 😎

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

Sem comentários