Estádios de Londres: Wembley

Estádio de Wembley - Foto: Juliana Haas, Mapa de LondresWembley é o estádio da seleção inglesa de futebol, localizado na região noroeste de Londres. Também recebe, normalmente, os últimos jogos das competições nacionais e internacionais.

Ele é o maior estádio de futebol do Reino Unido e o segundo maior de toda a Europa, ficando atrás apenas do estádio Camp Nou do Barcelona, na Espanha. Apesar de o teto, que se abre, não cobrir todo o campo, ele cobre todos os assentos, o que faz dele o maior estádio coberto de todo o planeta.

Em 2012, sediou a final do futebol nos Jogos Olímpicos.

Além de competições esportivas, o estádio recebe shows de grandes nomes da música internacional como Rolling Stones, Beyoncé, Muse, Oasis, Taylor Swift, Madonna, e até mesmo o Rei do Pop, Michael Jackson que se apresentou lá 15 vezes.

Para chegar até lá, o jeito mais fácil é ir de metrô. As estações mais próximas são a Wembley Park Station (linhas Jubilee e Metropolitan) e a Wembley Central Station (linhas Bakerloo e London Overground)

Tour

Vale a pena fazer um tour de 1h30 pelo estádio, pois aqui estão algumas relíquias esportivas, como a tocha das Olimpíadas de 1948 e a Taça da Copa do Mundo conquistada pela Inglaterra.

Ingresso: Adulto: 19 libras / Criança (5 a 15): 12,00/ Criança (menor de 5): gratuito / Família (2 adultos + 2 crianças) 54 libras.

O mini tour é mais barato e mais rápido, ele também é uma opção para quem está por lá, mas não poderá ficar muito tempo.

Ingresso Mini Tour: Adulto: 11 libras / Criança (5 a 15): 6,00/ Criança (menor de 5): gratuito / Família (2 adultos + 2 crianças) 28 libras.

Saiba mais sobre o tour (Fotos e informações)

Estádios de Londres: Wembley

História

Em meados de 1880, o Parque Wembley era uma área de lazer com campos, cachoeiras, pistas de atletismo e críquete. Em 1889 numa tentativa de incentivar a população a utilizar mais o sistema ferroviário, o Parque Wembley foi escolhido para abrigar uma construção que seria uma atração turística, uma torre com 350 metros, que teria uma linha de trem que passaria por ela.

Infelizmente a torre nunca foi concluída por falta de verba, e por fim destruída em 1907.

Contudo, ao final da Grande Guerra, em 1918, o governo planejou fazer uma exposição do Império Britânico, que teria como peça central um grande estádio. Começa aí a história do Estádio Wembley.

O estádio da Realeza, como era conhecido, foi aos poucos se modernizando: recebeu holofotes em 1955; painel elétrico,  teto de alumínio e vidro translúcido foram acrescentados em 1963.

Em 2000, o estádio foi reformado, ou melhor, destruído e reconstruído. As obras duraram sete anos e custaram aproximadamente 1,2 bilhões de reais.

O antigo estádio recebeu as olimpíadas de 1948, a copa do mundo de 1966 e o Live Aid de 1985, além de ter sido o palco de inúmeros concertos.

O estádio possui 90 mil assentos, sem obstrução de vista, 1 km de circunferência, 34 bares, 98 cozinhas, e para tanto, realmente precisa de todos os seus 2.618 banheiros.

Eu já fui a um show lá e posso garantir que na hora da saída, mesmo com tanto banheiro, ainda há muitas filas.

Para mais informações sobre o estádio de Wembley e outros estádios, confira esses links que separamos para vocês:

Mais estádios de Londres
http://www.stadiumguide.com/wembleynew/
http://www.wembleystadium.com

E você já visitou o estádio de Wembley para assistir um jogo ou a um show? Conta para a gente aqui nos comentários.

Artigo anteriorDescubra o que fazer na Páscoa em Londres
Próximo artigoDescubra as principais atrações de Bristol, na Inglaterra