Dica: entendendo a parada de ônibus

Dica: entendendo a parada de ônibus

4

Pegar ônibus pode parecer  mais assustador do que andar de metrô, mas não é nada difícil. O sistema, como tudo em Londres, é absolutamente intuitivo e user-friendly. Depois de ter em mãos a passagem ou o Oyster Card, você vai dar de cara com a parada de ônibus. E aqui você vai entender como interpretá-la.

Parada de ônibus em LondresObserve a placa à direita. É bem parecida com a que você vai encontrar tentando pegar o ônibus. Os elementos básicos são: uma letra lá no alto, o nome da parada, a direção dos ônibus e as linhas que passam por ali.

A letra lá no alto serve para você identificar no mapa da parada (todas têm) quais ônibus passam ali. Lembre-se: “towards” é a direção, “bus route” é a rota e “stop” é aquela letra lá em cima. Uma parada, tipo Piccadilly Circus, pode ter uma letra determinada em um lado da rua e outra letra do outro, em sentido contrário. Aqueles números com fundo amarelo indicam ônibus em que não há venda de passagem dentro do veículo. (Sempre melhor resolver isso antes, com Oyster Card ou comprando diretamente nas máquinas ao lado das paradas, com o troco exato – mais caro.)

Nos mapas das paradas, você poderá ver com que frequência cada ônibus passa ali. Todas as linhas têm um número, e aquelas que começam com N (de night) só funcionam à noite. Esses night buses são bem importantes, pois circulam de madrugada e servem para voltar para o hotel quando o metrô já estiver descansando.

Ele para sempre ou preciso pedir?

Quando a placa é vermelha com o símbolo branco, você precisa esticar o braço para que ele pare – e, dentro do ônibus, pressionar o botão para requisitar a parada.

Quando a placa é branca com o símbolo vermelho, todos os ônibus param automaticamente.

A exceção são os Night Buses, aqueles com N na frente do número, que circulam de madrugada e exigem sinal a fim de que parem.

Leia também

Guia para pegar ônibus

Mapa dos ônibus em Londres

Dicas para o transporte na cidade

Ainda dá para usar o Routemaster

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. “Todas as linhas têm um número, e aquelas que começam com N (de night) só funcionam à noite.” na verdade as linhas q tem o N ao lado são aquelas que TB funcionam à noite toda. Por exemplo, eu usava o 29 Enfield/Trafalgar tanto para ir p a aula quanto p voltar dos pubs à noite, pq ele virava o N29 depois da meia noite.