Custos de vida para estudantes em Londres

Custos de vida para estudantes em Londres

Tower Bridge
London Calling. Foto: Mapa de Londres

Qual é o custo de vida para quem estuda em Londres? Essa é outra das perguntas que mais recebemos em comentários e e-mails. A resposta mais objetiva é: depende. Mas vamos tentar simular algumas situações para tornar os seus cálculos mais fáceis. Abaixo você terá alguma noção do MÍNIMO que você gastará em Londres durante o seu curso.

Semana

O primeiro ponto importante a ser considerado é que a maior parte dos cálculos e custos em Londres são divididos por semana, e não por mês, como no Brasil. Na maior parte dos casos, o salário é pago uma vez por semana, e não uma vez por mês. No caso de aluguéis, também costuma ser assim. Por isso, você verá por todo lado anúncios assim: ppw (pounds per week). Quando o pagamento ocorre mensalmente, a abreviação é ppm (pounds per month).

Divisão de custos

Acomodação

Este é o grande vilão dos custos em Londres, já que o mercado imobiliário da cidade é um dos mais caros do mundo. Estes preços são aproximações e têm todas as condições de serem batidos por valores maiores ou menores.

Um quarto na zona 1, 2 ou 3: 100 a 150 libras por semana.

Uma cama em quarto duplo na zona 1, 2 ou 3: 60 a 100 libras por semana.

Leia: Custos e opções de acomodação em Londres

Alimentação

Aqui a margem de erro é maior ainda. Dá para gastar muito ou muito pouco em alimentação em Londres. Eu já passei semanas à base de torradas e miojo e já passei semanas comendo fora quase todo dia. Há um meio termo muito mais interessante aí, em algum lugar.

Dica: Supermercados como Tesco, Asda, Lidl e Iceland oferecem preços muito bons. Comprando produtos com a marca do supermercado (nem sempre com a melhor qualidade), é possível economizar bastante. Confira.

Exemplos de produtos no Asda em janeiro de 2015:

Tubo de Ketckup Heinz de 700g: 2,30 libras

Barra de Toblerone de 400g: 3,30 libras

Pizza congelada Goodfella’s 525g: 2,40 libras

Pizzas da marca Asda de 330g a 420g: 1,50 libra

Onion rings Asda 550g: 1,10 libra

Suco de laranja Innocent 1,35 litro: 2,10 libras

Presunto Asda 260 gramas: 3,20 libras

Leite Asda 2 litros: 1,60 libra

Queijo cheddar Asda 200g: 1,80 libra

Pão de sanduíche Kingsmill 800g: 1,45 libra

Pão de sanduíche da marca Asda 700g: 0,50 libra

Caixa de cereal matinal 500 g (diversas marcas): 1,60 a 2,70 libras

Garrafa de água 1,5l: 1 libra

Pack com 10 latas de Guinness: 10 libras

Na correria, dá para passar em um supermercado e comprar um sanduíche por 1,50 libra, por exemplo, e fazer uma refeição rápida de forma bem acessível.

Em bares, pubs e restaurantes, os preços são obviamente mais caros:

Fish & chips em pub: 7 a 13 libras

1 pint de cerveja em um pub: 3,50 a 5 libras

Pizza para uma pessoa (para levar) da Pizza Hut: 5 a 7 libras

Uma refeição em um McDonald’s: 5 libras

Refeição em restaurante barato: 10 libras

Refeição em bom restaurante: 20 libras

Confira: Custos de alimentação detalhados

Transporte

7 Day Travelcard: 32,10 libras (passagens gratuitas por 7 dias seguidos nas zonas 1 e 2 em ônibus, trem, dlr, metrô)

Passe mensal: 123,30 libras (um mês inteiro de passagens gratuitas nas zonas 1 e 2 em ônibus, trem, dlr, metrô).

Ficando a partir de 14 semanas em Londres, você pode solicitar um Student Photocard, com o qual você obtém 30% de desconto nos passes. Confira.

Lazer

Entre as atrações turísticas, as mais caras custam de 20 (London Eye, Torre de Londres) a 30 libras (Madame Tussauds, Shard), e as mais baratas são gratuitas.

Veja o preço das atrações turísticas de Londres

Teatro: 20 a 40 libras

Festa: muitas têm entrada gratuita até as 21h ou 22h. As mais consagradas, tipo Fabric e Ministry of Sound, podem custar até 20 libras (nada como no Brasil)

Pub: a menos que tenha uma banda tocando e um ingresso à parte, normalmente não se paga nada para entrar. Pints variam de 3,40 a 5 libras.

Futebol: É bem difícil conseguir dos grandes times. Para um jogo do Chelsea ou do Arsenal, por exemplo, você terá que comprar ingressos de revendedores, que não custam menos de 100 libras.

Shows: 15 a 50 libras

Tempo de permanência

1 mês

Acomodação: experimente dividir com alguém um apartamento no Airbnb ou alugar um quarto na CasaLondres. Se ficar em albergue, reserve alguns dias e depois peça pelas weekly rates na chegada (nem todos os albergues possuem essa tarifa especial). Há possibilidades de 120 a 160 libras por semana, dividindo com mais gente. Você também pode fechar com sua agência de viagens um pacote de acomodação em uma residência estudantil ou centro universitário.

Transporte: 123,30 (e passe de transporte liberado).

Alimentação: no mínimo, 150 libras para o mês inteiro.

Lazer: defina um valor

Você vai gastar no mínimo 480 libras de acomodação + 150 libras de alimentação + 123,30 libras de transporte: 753,30 libras.

3 meses

Acomodação: Já não vale a pena ficar em albergue. Tente o CasaLondres, o Gumtree ou outro serviço de aluguel de curta temporada. De 120 a 160 libras por semana x 4 x 3

Transporte: 123,30 libras (e passe de transporte liberado) x 3

Alimentação: no mínimo, 150 libras para cada mês x 3.

Lazer: defina um valor

Você vai gastar no mínimo 1,5 mil libras de acomodação + 600 libras de alimentação + 369,90 libras de transporte: 2469,90 libras.

6 meses

Acomodação: Você precisa encontrar uma casa para morar. Tente o CasaLondres, o Gumtree ou outro serviço de aluguel.

Acomodação: 100 a 160 libras por semana x 4 x 6

Transporte: 123,30 libras (e passe de transporte liberado) x 6. 30% de desconto com Student Photocard

Alimentação: no mínimo, 150 libras para cada mês x 6: .

Lazer: defina um valor

Você vai gastar no mínimo 3 mil libras de acomodação + 900 libras de alimentação + 520 libras de transporte (contando com desconto do photocard de estudante): 4.420,00 libras.

Achou caro demais ou barato demais? Essa lista é apenas uma estimativa considerando custos básicos. Dá para economizar ainda mais e gastar muito, muito mais.

Escola de inglês

Os preços variam bastante conforme o curso e a escola. Algumas agências de intercâmbio oferecem, por exemplo, opções de cursos que misturam inglês e administração ou inglês e arquitetura, enfim, alguma formação diferenciada dentro da especialidade ou preferência do aluno.

Na Oxford House College, por exemplo, os preços para aulas de General English variam conforme o tempo de estudo, a carga horário semanal e até ao horário escolhido para as aulas. As mais baratas são as sessões das 12h30 às 15h30: De 1 a 4 semanas, 155 libras por semana; de 5 a 12 semanas, 145 libras por semana; de 13 a 23 semanas, 135 libras por semana; mais de 24 semanas, 125 libras por semana. Lembrando, claro, que a Oxford House College não é a escola mais barata da cidade. Mas você realmente não deve procurar as escolas mais baratas – a diferença na qualidade de ensino é brutal.

Acomodação para estudantes

CasaLondres - Mapa de Londres

Leia também

Por que estudar em Londres

Depoimentos de quem fez intercâmbio

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

33 comentários

  1. Gostaria de saber se o custo mensal para alimentação é realmente 150 libras, pois, ao olhar o post sobre custo de alimentação de vocês, fiz as contas e o valor mensal saiu bem mais alto que esse. Agradeço desde já.

  2. Olá, meu visto de turismo acaba em Março de 2015. Pretendo ir para o Brasil e voltar 2 meses depois. Tenho direito de entrar no pais novamente? Seja como turista ou estudanmim.tanto faz pra mim, o importante é conseguir ficar legal no pais por mais 6 meses. Obrigado! Esse site me auxilia bastante. Parabens.

  3. Boa noite, quero estudar em Londres por 3 meses e estou vendo as melhores opções para hospedagem, curso etc… Mas gostaria de saber qual é a possibilidade de eu conseguir trabalhar por lá durante esse período.
    Desde já agradeço a atenção!

  4. Olá!!

    Estou com planos de ficar 1 mês em Londres em novembro de 2015, quais as sugestões para acomodação pra quem vai sozinho? Tenho parente que mora na cidade, mas em casa compartilhada. É necessário visto de estudante?

  5. Oi! Vou passar 3 meses em Londres vou estudar inglês mas vou ficar em casa de parente gostaria de saber se o valor continua o mesmo? E gostaria de saber se nesse tempo posso trabalhar lá também?!

  6. Olá, vou passar 2 meses em londres estudando inglês. Já tenho a acomodação (incluindo cafe da manha e jantar em casa de familia na zona 2) e o curso pagos!! Quanto aproximadamente devo levar para lazer, alimentação (praticamente so o almoço) e transporte?? Acha que de 800 a 1000 libras por mes sao suficientes? Preciso ter ja todo o dinheiro pros 2 meses ao passar pela imigraçao? Meu pai vai me dar dinheiro mas acredito que mandará o dinheiro para o 2 mes depois! Muito obrigada pela ajuda, o site esta sendo super util pro planejamento do meu intercâmbio :))

  7. Olá, gostei muito da forma objetiva da abordagem de vcs. Meu filho esta indo passar 1 ano em Londres estudar da Metfilm. Fuca na zona 3, pelo que entendi o passe de estudante não cobre o deslocamento até lá( ele deve morar na zona 2, onde os preços encontrados estã batendo com a informação de vcs) abs

  8. A faixa de valores de aluguel apresentados estao bem abaixo da realidade, ainda mais para aqueles que buscam um periodo tao curto de acomodacao. O valor de 140 por semana apenas na zona 3 e com sorte e sem incluir as contas- agua, luz e possivel tv a cabo. O calculo de 1.020 libras por mes, como colocado pelo governo britanico como minimo por mes para um estudante, é realmente o minimo, nao se engane. Ninguem esta em Londres pra passar os dias em casa. Pode-se economizar fazendo refeicoes, evitar atracoes caras, etc, mas com menos de 1.000 libras por mes sera bem apertado.

  9. Oi, gostaria de saber quanto mais ou menos no total vou gastar com o intercabio, incluido: passagens, moradia e escola?

  10. Oi gostaria de saber se com essa quantia é suficiente para passar na imigração (no caso a que vocês colocaram para 1 mês com o curso já pago e com um cartão de crédito) e também gostaria que a agencia entrasse em contato comigo se possível.

  11. olá minha filha quer estudar em Londres como faço,ela faz inglês aqui no Brasil

    gostaria muito de saber como funciona a construção civil aí, trabalho no segmento da

    construção civil,tenho loja construtora e loteamento.gostaria de saber como funciona aí.

    att.Izabel.

  12. Eu fui pra Londres em junho/julho de 2013, pela Egali Intercambio. Fiquei 33 dias por lá. Realmente, é bem isso que vocês falaram aqui no post. Foi a melhor época da minha vida. Vale MUITO a pena!

  13. Ótimas dicas, vai facilitar muito meu planejamento. Vou ficar um mês em Londres em julho. Acomodação e escola já estou pagando mas o custo da alimentação e passeios me preocupam. Site muito útil, parabéns!

  14. Adorei gente! Vocês ajudaram muito.. estou indo pra Londres dia em Junho e vou passar 1 mês e como todo mundo estava super preocupada sobre o dinheiro. Fico mais aliviada pois ja paguei o local que vou ficar e a escola.

    Parabéns.. e Obrigada!