Big Ben: história e curiosidades do maior ícone britânico

Big Ben: história e curiosidades do maior ícone britânico

O Big Ben é o maior símbolo de Londres, da Inglaterra e do Reino Unido. Mas você sabia que o apelido “Big Ben” se refere ao sino da torre do Parlamento, e não ao relógio? Neste post, você vai entender um pouco mais sobre a origem dessa história, sobre o Palácio de Westminster, que abriga esse ícone da capital britânica, e outras curiosidades sobre o assunto.

9 curiosidades sobre o Big Ben

Confira abaixo alguns aspectos curiosos sobre esse ícone britânico:

1 – Big Ben é um sino

Quando você pensa no Big Ben, que imagem lhe vem à memória? Dificilmente, a resposta será: “O sino”. Diferentemente do que muitos pensam, Big Ben é o apelido do sino que reside na torre do relógio do Palácio de Westminster.

O nome oficial do sino é Great Bell, o do relógio, Great Clock, e o da torre onde eles residem, Elizabeth Tower. Então, oficialmente, o ícone mais famoso de Londres se chama Elizabeth Tower, porém o apelido foi tão difundido, que a maioria se refere à torre inteira como Big Ben.

Nesta foto abaixo, você vê o Big Ben famoso, o relógio, mas não o sino:

Foto: Mapa de Londres
Esta foto do Big Ben foi tirada na ponte de Westminster. Imagem: Mapa de Londres

2 – O sino pesa 13,7 toneladas

Esse é o peso de um pequeno elefante. Ele tem 2,28 metros de altura e 2,75 metros de largura.

3 – O Big Ben é velhinho

O Big Ben foi criado em abril de 1858 e soou pela primeira vez em 11 de julho de 1859.

4 – O nome oficial da torre é Elizabeth Tower

O nome oficial da torre do Big Ben é uma homenagem à Rainha Elizabeth II. Mas a torre do relógio já foi chamada de Clock Tower e St Stephen’s Tower, uma associação de jornalistas vitorianos ao saguão de St Stephen’s, no Parlamento.

5 – Relógios do Big Ben têm saudação à Rainha Victoria

Na base de cada um dos relógios, lê-se, em latim: DOMINE SALVAM FAC REGINAM NOSTRAM VICTORIAM PRIMAM (Senhor, mantenha a salvo nossa Rainha Victoria Primeira). A Rainha Vitória era a monarca na época de construção do Parlamento.

6 – Apelido Big Ben tem origem incerta

O apelido “Big Ben” não tem uma história plenamente definida. Segundo a teoria mais aceita, seria uma homenagem a Sir Benjamin Hall, primeiro Barão de Llanover, que supervisionou a instalação do sino.

7 – Relógio do Big Ben não é o maior de Londres

O relógio do Big Ben é o terceiro maior relógio de torre do mundo, o maior com quatro lados, e o segundo maior de Londres, após o da Shell Mex House.

8 – Big Ben era alvo nas guerras

O Big Ben era um alvo valioso para os alemães nas guerras mundiais. Por isso, durante dois anos na Primeira Guerra, o Big Ben permaneceu silencioso e as faces do relógios ficaram apagadas, para evitar chamar a atenção dos zepelins invasores. Na Segunda Guerra, o Big Ben não silenciou, mas as luzes do relógio se apagaram para evitar o bombardeio na Blitz nazista.

9 – Big Ben já se atrasou

A pontualidade britânica não está a salvo nem na figura de seu maior ícone. Em diferentes momentos da história, os ponteiros do relógio falharam em apresentar a hora correta. No ano novo de 1962, por exemplo, uma forte nevasca atrasou o Big Ben em 10 minutos bem na virada.

Como visitar o Big Ben em Londres

O Big Ben se localiza no Palácio de Westminster. Quem viaja para Londres vai passar na frente do prédio mesmo sem saber para onde está indo, afinal o palácio se localiza em um ponto central, à beira do Tâmisa e pertinho da London Eye.

Para chegar ao Palácio de Westminster, você deve desembarcar na estação de metrô Westminster. Sugestivo, não? 😉 As linhas da estação são a Jubilee, Circle e District. Saindo da estação, você dá de cara com o Big Ben. Mais ou menos assim:

Palácio de Westminster - Big Ben - Foto: Vincent Travi, Mapa de Londres
Big Ben na saída da estação de Westminster. Foto: Mapa de Londres

Por dentro do Parlamento

Qualquer um pode visitar o Parlamento do Reino Unido, sabia? É um passeio muito interessante, e vale a pena para todos os fãs de Londres. O tour pode ser feito com guia (em inglês) ou com audio guide (em português), e o ingresso deve ser comprado online, com antecedência. Ao longo da visita, você vai conhecer as Câmaras dos Lordes e dos Comuns, ver estátuas de Churchill e Margaret Thatcher e entender como funciona uma monarquia parlamentarista.

Se você tem interesse na visita, nós preparamos um post completo sobre o assunto: Como visitar o Parlamento.

Tours pelo Big Ben

A visita ao Parlamento não dá direito a ver nem chegar perto do Big Ben, infelizmente. Tours pela Elizabeth Tower e pelo Big Ben estão disponíveis apenas para residentes britânicos. E para quem mora no Reino Unido, as visitas guiadas serão interrompidas a partir de dezembro de 2016 e só serão retomadas em 2020, após reformas na construção.

E aí, gostou de conhecer a história e as curiosidades do Big Ben? Compartilhe!

Leia também

Outras curiosidades sobre Londres

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

17 comentários

  1. Oiii!!!! Um amigo me enviou este site e estou amandoooo!!! Muito bom, excelente!! Impossível não perder horas aqui pesquisando sobre Londres.
    Bom, gostaria de uma ajudinha quanto ao meu roteiro. Pretendo ir para Londres em Abril de 2014 e ficar apenas 3 dias. Selecionei os principais pontos que quero conhecer e gostaria de saber se vocês acham possível e gostaria de sugestões, dicas…

    Beatles street/ Abbey Road
    London Eye
    Tower Bridge
    MADAME TUSSAUDS
    Museu britânico
    Science Museum
    BIG BEN
    Hyde Park
    Holland Park
    Palácio de Buckingham

    Será que consigo? Sabem quanto gastarei apenas com transporte e nas atrações para isso?

    Desde já, muito obrigada!

  2. Olá, vc teria o roteiro de sete (07) dias para o android? Seria ótimo! Bem…. não me canso de dizer: Excelente o site de vcs!! Mais uma vez, parabéns !!