Conheça o perfil de 7 príncipes da Inglaterra

Os príncipes da Inglaterra promovem fascínio e deslumbramento. Mas quem são eles, do que se alimentam, para onde vão e por que detêm essa aura de poder que capta a imaginação de milhares de pessoas ainda hoje? É o que vamos descobrir agora.

7 príncipes da Inglaterra

Conheça alguns dos príncipes da Inglaterra mais próximos do trono na atualidade:

Príncipe Charles

Príncipe Charles
Relacionaemnto de Charles e Camilla não é bem-visto pelos súditos. Foto: Shutterstock

O príncipe mais importante da Inglaterra não é o mais popular. Nascido em 14 de novembro de 1948, o príncipe de Gales, Charles, será o próximo Rei e assumirá o trono assim que sua mãe, a Rainha Elizabeth II, falecer. 

O Príncipe de Gales tem um apelo muito menor do que o seu filho, William. Charles sofreu um grande abalo em sua reputação por trair a Princesa Diana, uma plebeia que conquistou o coração do povo ao se casar com o futuro monarca.

As paixões do Príncipe Charles

O casamento com Lady Di, em 1981, gerou dois herdeiros homens, o Duque de Cambridge, o Príncipe William, segundo na linha de sucessão, e o Príncipe Harry, mais novo. O enlace motivou empatia pelo casal inicialmente, já que ela era jovem, bela e tinha um jeito mais informal e simpático.

Com o tempo, no entanto, temperamentos muito diferentes criaram um abismo nesse matrimônio. O divórcio ocorreu em 1996, após casos extraconjugais e muitas manchetes sensacionalistas retratando ambas as partes. Um ano depois, uma tragédia nacional comoveu o globo: Diana faleceu em um acidente com Dody Fayed ao fugir de carro de fotógrafos que a perseguiam pelas ruas de Paris.

A morte de Diana marcou o pior momento na popularidade da Realeza britânica nos últimos tempos. Inicialmente, a Rainha Elizabeth II não se manifestou sobre o falecimento, o que causou mal-estar generalizado. A população sabia que a princesa não tinha a aprovação da monarca e a condenou por isso.

Em 2005, o Príncipe Charles casou com Camilla Parker Bowles, uma mulher divorciada, um ano mais velha do que ele. No anúncio do casamento, a Clarence House divulgou que Camilla Princesa Consorte (e não Rainha Consorte) no caso de ascensão de Charles ao trono.

Príncipe de Gales e as causas humanitárias

Deixando paixões de lado, o Príncipe Charles tem grande apreço por causas humanitárias e ambientalistas. Ele já ganhou diversos prêmios por sua luta para divulgar os perigos do aquecimento global e da ação destruidora do homem na natureza.

Um de seus projetos mais antigos, o Prince’s Trust, criado em 1976, patrocina diversas organizações de caridade e de arte. A cada ano, a fundação auxilia na educação e na capacitação de 60 mil jovens adultos.

Na arquitetura, o Príncipe de Gales defende a manutenção de prédios históricos e atua na busca pela imposição de limites a arranha-céus e a projetos de engenharia que colocam em risco os traços do passado de Londres, da Inglaterra e do Reino Unido.

Quando a Rainha Elizabeth II falecer, Charles será o príncipe mais velho a ascender ao trono desde Sofia de Hanôver, que morreu em 1714. Nesse momento, independentemente da idade que ele tiver, o que se ouvirá pelas ruas é a seguinte declaração: “The Queen is Dead. Long Live The King”.

Príncipe William

Kate Middleton
Casamento de Kate e William mobilizou milhões de pessoas. Foto: Shutterstock

Nascido em 21 de junho de 1982, o Príncipe William, o Duque de Cambridge, é o filho mais velho de Charles e Diana. É o segundo na linha de sucessão ao trono, atrás de seu pai, e herdeiro direto da simpatia por sua mãe. Seu casamento com Kate Middleton, em 2011, trouxe novos ares para a realeza britânica, que vive hoje um período bem popular. O casal tem dois filhos, o Príncipe George, terceiro na linha de sucessão, e a Princesa Charlotte.

O Príncipe William teve a educação de um herdeiro do trono. Estudou nas melhores escolas do reino e depois concluiu uma graduação na Universidade de St Andrews, na Escócia, onde conheceu Kate Middleton. Depois da sua formação universitária, o príncipe realizou treinamento no exército e na aeronáutica, onde obteve suas wings como piloto da Royal Air Force. A partir de 2009, participou de diversas missões como piloto de helicóptero da unidade de busca e resgate da RAF. No fim de 2013, encerrou sua atividade como militar para se dedicar a obrigações ligadas à realeza.

Hoje o Príncipe William vive com sua família no Palácio de Kensington, em Londres. Além de despachar na Clarence House, o príncipe passa seu tempo envolvido em inúmeros eventos relacionados a associações de caridade e a outras organizações que usam seu nome e fama para angariar recursos em prol de causas humanitárias.

Príncipe George

Princesa Charlotte e Príncipe George
Príncipe George segura sua irmazinha, Princesa Charlotte. Foto: Kensington Royal

Nascido em 22 de julho de 2013, o Príncipe George é o filho mais velho do Príncipe William e de Kate Middleton. É o terceiro na linha de sucessão ao trono, atrás de seu pai e seu avô. Seu nome (o mais cotado nas casas de apostas antes do anúncio) é uma homenagem ao seu bisavô, George VI, pai da Rainha Elizabeth II.

Príncipe Harry

Príncipe Harry - Mapa de Londres
Príncipe Harry é o símbolo da rebeldia real. Foto: Shutterstock

Nascido em 15 de junho de 1984, o Príncipe Harry é irmão de William e filho de Charles e Diana. Hoje ele é o quinto na linha de sucessão, atrás de seu pai, seu irmão e seus sobrinhos.

Quando jovem, ganhou fama por ser o membro rebelde da Família Real. Foi flagrado com fantasia de Hitler em uma festa na Inglaterra e nu em uma despedida de solteiro em Las Vegas.

Depois de algum mal-estar e muita fofoca, dedicou-se a sua carreira como militar e chegou a prestar serviço no Afeganistão entre 2007 e 2008 e 2012 e 2013. Em 2015, abandonou o exército para se dedicar a causas humanitárias, especialmente envolvendo o auxílio a ex-combatentes incapacitados, e à representação da Família Real em eventos nacionais e internacionais.

Príncipe Philip

Príncipe Philip
Philip serviu à Marinha durante a Segunda Guerra Mundial. Foto: Jamie McCaffrey, CC BY 2.0

Nascido em 10 de junho de 1921, o Príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth II, é o mais velho membro na história da Família Real Britânica. Ele é patrono de mais de 800 organizações e entidades, relacionadas principalmente ao meio ambiente, ao esporte e à educação.

Oriundo da nobreza da Grécia, foi exilado daquele país ainda bebê após a guerra greco-turca, que se encerrou em 1922. Nesse ano, viajou com familiares para a França, onde estudou em seus primeiros anos.

Além de nascer um príncipe grego, Philip tinha parentesco com a Rainha Vitória e ligação estreita com a nobreza britânica. Assim, depois de um período de estudos na Alemanha durante a adolescência, radicou-se no Reino Unido. Em 1939, aos 18 anos, como cadete da Marinha Real, conheceu Elizabeth, quando a princesa, então aos 13 anos, visitou a Real Escola Naval de Dartmouth.

No decorrer da Segunda Guerra, enquanto se correspondia por carta com Elizabeth, Philip serviu às forças britânicas no Mediterrâneo e no Pacífico. Ao fim do confronto, em 1946, recebeu permissão do rei para se casar com a princesa. Mas para isso teve que abdicar de seus títulos gregos e dinamarqueses, se converter para a fé anglicana e se naturalizar cidadão britânico, com o sobrenome do avô, Mountbatten.

Philip e Elizabeth se casaram em 20 de novembro de 1947, na Abadia de Westminster, após cinco meses de noivado. Ao se casar, Philip recebeu o título de Duque de Edimburgo.

Príncipe Andrew

Príncipe Andrew
Andrew representa interesses econômicos da Inglaterra no exterior. Foto: Russavia, CC BY-SA 2.0

Nascido em 19 de fevereiro de 1960, o Príncipe Andrew, o Duque de York, é o segundo filho homem da Rainha Elizabeth II e do Príncipe Philip. Na época de seu nascimento, era o segundo na linha de sucessão, atrás de seu irmão mais velho, Charles. O príncipe se destacou por seu envolvimento na marinha e na aeronáutica. Combateu em muitas missões na guerra das Malvinas (Falklands), em 1982. É pai das princesas Beatrice e Eugenie e foi casado com Sarah Ferguson. O divórcio em 1996 provocou bastante alarde na mídia. Como representante do Reino Unido em negócios e investimentos internacionais, já se envolveu em diferentes controvérsias, incluindo acusações de propina e lobby.

Príncipe Edward

Príncipe Edward
Edward é o filho mais novo de Elizabeth II. Foto: Surtsicna, CC BY-SA 2.0

Nascido em 10 de março de 1964, o Príncipe Andrew é o filho mais novo da Rainha Elizabeth II. Depois de se tornar o quarto membro da Família Real a obter um diploma na universidade, o príncipe tentou sem sucesso uma carreira militar. Ao desistir da Marinha completando apenas um terço do treinamento de um ano, foi censurado gravemente por seu pai, o Príncipe Philip. Mudando completamente de rumo, decidiu buscar a redenção nas artes e se aventurou na produção de teatro e televisão. Nos últimos anos, passou a se dedicar cada vez mais às atividades que antes cabiam ao seu pai, como presidente e patrono de diferentes organizações.

Importância dos príncipes da Inglaterra e da Família Real

A Família Real Britânica desperta a imaginação de milhões de pessoas há centenas de anos. As rainhas, reis, princesas e príncipes da Inglaterra são alvo de curiosidade e deslumbramento. De uma monarquia absolutista, na qual todo o poder emanava do Soberano, o Reino Unido se curvou, pouco a pouco, ao Parlamento. Mesmo assim, sem exercer mais domínio sobre seus súditos, os monarcas ainda envergam um manto de tradições e liturgias que mantém o fascínio e respeito do povo.

Os príncipes e princesas da Inglaterra são os rostos de uma monarquia parlamentarista, uma forma de governo muito diferente da república. Para um brasileiro (e para boa parte do planeta), é difícil entender o papel representado pela Realeza e por que ela ainda resiste em uma sociedade democrática.

Você também fica intrigado com a Família Real? Então confira: como funciona a monarquia no Reino Unido.

E aí, curtiu conhecer um pouco melhor os mais importantes príncipes da Inglaterra? Comente.

Artigo anteriorCrianças entram de graça no Shard no Natal
Próximo artigoTransporte público em Londres no fim do ano – 2016